Câmbio

Atualização em dez/2015: Mudanças nas regras de câmbio da Argentina alteraram os valores de conversão do peso para o real e o dólar. O peso oficial, agora com sistema flutuante, segue com valor muito semelhante ao do antigo câmbio blue. Não é mais vantajoso fazer a troca da moeda no câmbio não oficial. O real se valorizou em relação ao peso e a viagem para a Argentina se tornou muito mais vantajosa para os brasileiros. E sem o transtorno de ser necessário trocar a moeda em casas de câmbio clandestinas. 

A Argentina vive uma situação atípica em relação ao câmbio: está proibida a venda de dólares - e de outras moedas estrangeiras - no país. Há algumas exceções (como pessoas que têm viagem marcada para o exterior), porém, no geral, nenhum cidadão argentino pode adquirir dólares oficialmente. Essa medida tem gerado grande descontentamento na população e esse não é o único problema: tradicionalmente, os argentinos têm como hábito poupar dinheiro em dólares e, com a proibição, há muita dificuldade para encontrar a moeda.

Esse fato tem aquecido o mercado de câmbio. A diferença entre a cotação do dólar oficial e a do negro (também conhecido como dólar blue) chega fácil a 60%, ou seja, enquanto no câmbio oficial 1 dólar vale 6 pesos, no negro a cotação chega a ser de 1 dólar para 10 pesos. Esses valores variam muitas vezes ao longo do dia, mas a porcentagem tem mantido esta média. A diferença vale também para outras moedas, como real e euro.

Até que ponto isso afeta o turista? Na prática, se você fizer uma compra no cartão de crédito, estará pagando pelo peso oficial; porém, se levar dólar, real ou euro em espécie, poderá ter um câmbio bem mais favorável. Trocar a moeda em casas de câmbio oficial também não é o melhor negócio. O ideal é procurar uma casa de câmbio não oficial que pratique o dólar blue ou fazer os pagamentos na moeda estrangeira (negociando uma boa conversão).

Diferentemente de Buenos Aires, que apresenta alto índice de notas falsas, em Mendoza a prática é bem mais segura. Por isso, não se preocupe em "cambiar" a moeda em estabelecimentos não oficiais. Você dificilmente será ludibriado por lá.

Dica: O Duty Free pratica o câmbio oficial; por isso, evite compras em dólar ou no cartão. Procure guardar alguns pesos para os presentes de última hora. 

Tudo que você precisa saber sobre Mendoza!

Esse texto sobre Câmbio faz parte do guia de Mendoza no Melhores Destinos

Comentários para Câmbio

  • 23fjq João Marcelo Melo há mais de 5 anos

    Agora em janeiro o dólar deu uma disparada, chegando a 8,50 no oficial. Agora caiu a 8. O paralelo acompanhou, mas agora a diferença caiu também pra uns 30%... ainda compensa, mas não é mais aquela festa :)

  • Py4rg Bruno Baleche há quase 4 anos

    Estou indo para Mendoza de 14 a 20 de Setembro, sabem dizer que ruas ou regiões encontro "casas de cambio" para trocar Dólar e Real? e qual a média dos valores atuais das moedas nestas casas?

  • Moniquerenne Monique Renne há quase 4 anos

    Bruno, segundo o site www.dolarblue.mobi a cotação oficial do dólar está 9 pesos e no blue está 12. Informe-se no hotel ou nos mercados um lugar seguro para você fazer a troca. Não é comum dinheiro falso em Mendoza, como acontece muito em Buenos Aires.

  • 23fjq João Marcelo Melo há quase 4 anos

    Hoje tava 12.55 o dólar. Na rua mesmo, em frente à galeria Tonsa, costuma ser tranquilo trocar.

  • Y4jca Bruno Baleche há quase 4 anos

    Muito obrigado a todos!

  • Missing Danilo Lima há quase 4 anos

    Vale a pena levar o Real ao invés de levar Dólar? Pois eu vi que estão pagando 4 pesos para cada real e 12 pesos para cada dólar, fazendo com que a diferença não compense a compra do dólar no Brasil.

  • Fbimg1440238924241 Julio fonseca há mais de 3 anos

    Em agosto desse ano já estava 14,90 pesos o dólar!

  • 3381321148386386313921975163329o Renata Souza há mais de 3 anos

    Eu fui para Mendoza e eu tive a sorte de contratar os serviços de MendozaViagem, o motorista Federico mudar-nos para um preço melhor do que na rua.14,30 pesos o dólar e 3,20 pesos o real.

  • G4fnh Douglas Guerreiro há mais de 3 anos

    Estive em buenos aires por 6 dias, e quando cheguei anteriormente entrei em contato pelo facebook com a BOSTON CASH e contratei o serviço de traslado e cambio, ocorreu tudo certo como o combinado, nada de surpresas. adorei o atendimento da empresa e a cotação é muito boa.. melhor do que ir troca na rua e correr risco de ser roubado... antes de contratar eles pesquisei muito e realmente eles são honestos e super profissionais, quem quiser vou deixa o facebook da boston cash, eles também entrega o dinheiro por delivery direto no hotel ou no aeroporto.. bom, deixo minha dicas para os futuros viajantes..
    https://www.facebook.com/BostonCashBUENOSAIRES
    whatsapp + 54 11 3300-3552

  • Missing Paulo há mais de 2 anos

    Pessoal alguém pode atualizar os valores do câmbio Paralelo em Mendoza?

  • Missing Paulo há mais de 2 anos

    Pessoal alguém pode atualizar os valores do câmbio Paralelo em Mendoza?

  • Missing Paulo há mais de 2 anos

    Olá pessoal

    Alguém pode atualizar o câmbio paralelo em Mendoza? Dólar e Real. Estou chegando em Mendoza na quarta-feira, passando antes em Santiago e vi a cotação do câmbio lá em Santiago 1 Real = 4,54 ARS, enquanto o câmbio oficial em Mendoza vi que está 1 Real = 4,00 ARS, gostaria de ver se no paralelo está melhor que o oficial de Santiago. Agradeço a colaboração.

  • Moniquerenne Monique Renne há mais de 2 anos

    Paulo, o câmbio paralelo não é mais tão vantajoso quanto alguns anos atrás. A diferença é muito pequena para o câmbio normal. Quase nada.

  • Missing Paulo há mais de 2 anos

    Obrigado pela informação Monique, se der tempo vou trocar reais por pesos em Santiago então.

  • Missing Paulo há mais de 2 anos

    Olá pessoal, estive em Mendoza de 09 a 14/11 e o câmbio paraleo estava 1 real = 4.80 AR$

  • Missing Paulo há mais de 2 anos

    Eu troquei em Santiago na AFEX na Rua Agustinas 1050, e ficou melhor ainda 1 real = 4.95 AR$.

  • Moniquerenne Monique Renne há mais de 2 anos

    Paulo, o câmbio oficial de hoje tá em 4,79. Não muda muito, mas no Chile ficou bom!

  • Missing Henrique Alves há 2 anos

    Monique, tudo bem?
    Como está a situação atual do câmbio? Ví que variou bastante desde a publicação da matéria. Compensa levar dolar, real ou cartão de crédito?
    Vou para Mendonza em junho, ida direto para Mendonza e volta por Santiago.
    Grato.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.