O que fazer em Cusco

Quem viaja para Cusco tem em mente o que irá encontrar: sítios arqueológicos, construções em pedra, muita história e o conhecimento incrível de povos antigos. O que não se imagina, no entanto, é que as atrações sejam muito mais espetaculares do que somos capazes de imaginar.

O dia de quem viaja para essa região é dedicado às construções incas e aos feitos espanhóis após a invasão da cidade. Quatro dias são suficientes para conhecer Machu Picchu, o mais famoso ponto turístico da região, e ainda desbravar um pouco do Vale Sagrado e da própria cidade de Cusco. 

Para fazer um roteiro básico e conhecer um pouquinho do legado inca, inclua no seu roteiro lugares como Pisac, Moray e o sítio de Saqsaywaman, há poucos quilômetros do centro de Cusco. No centro, vale a pena fazer uma visita guiada pela enorme catedral e pelo Qoricancha - o templo do sol.

Após dedicar seu tempo aos passeios históricos, descanse e caminhe pelas charmosas ruelas da cidade. Sente-se na Praça de Armas e curta a atmosfera do lugar, observando as pessoas e aproveitando o clima ameno. Para terminar bem o dia, escolha um restaurante para jantar ou vá a uma boate e faça um brinde à sua viagem - poucos lugares do mundo são tão incríveis quanto esse. 

  • Limo

    Limo

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    O restaurante fica escondido no segundo andar de um edifício próximo à catedral e, independentemente de ser visitado durante o almoço ou o jantar, possui uma ótima vista da Praça de Armas. Apesar de a fachada remeter a algo antigo, tanto o cardápio quanto o ambiente interior são bem moderninhos. O serviço...

  • Ollantaytambo

    Ollantaytambo

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    Se você tiver tempo, aproveite para dar uma volta nesse povoado vizinho a Águas Calientes e Cusco. O lugar também tem boa estrutura para turistas, além de praticamente tudo de que você pode precisar durante sua viagem. Andar pelas ruas, cheias de pedras, é sinônimo de viagem no tempo! Pelas ruelas passam mulheres com trajes...

  • Saqsaywaman

    Parque Arqueológico de Saqsaywaman

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    O Parque de Saqsaywaman, com seus 10 mil anos, é conhecido como fortaleza, apesar de não ter tido nenhuma função militar. O lugar é outro sítio arqueológico que funcionou como centro cerimonial, uma zona sagrada e de estudos. Ele fica a incríveis 3650m de altura em relação ao nível do mar e...

  • Plaza-de-armas-cusco

    Plaza de Armas

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    A Plaza de Armas de Cusco é o ponto inicial para qualquer passeio pela cidade. Além de a praça ser uma graça, decorada e cheia de flores, ao seu redor ficam algumas das principais atrações da cidade, além de lojinhas de suvenires.

    Tanto durante o dia quanto à noite, a praça é um local agradável...

  • Qoricancha-templo-do-sol

    Qoricancha

    Nota: 5.0 de 10 (2)

    O Qoricancha - Templo do Sol - servia como local para cerimônias e estudos de astronomia e matemática. A entrada custa 10 soles (R$ 6) e, num passeio que abrange arquitetura, história e arte, você pode conhecer um pouco mais da cultura inca.

    Esse templo tinha uma importância equivalente à que tem o Vaticano e, se hoje se diz...

  • Ruinas-de-pisac

    Ruínas de Pisac

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    Pisac é um lugar com duas atrações principais: as ruínas e um mercado de artesanato. A construção dessas ruínas é atribuída a pré-incas e incas e elas se destacam por estarem numa região de 3400m. O lugar era um centro administrativo e foi construído com arquitetura especial, própria...

  • Moray

    Moray

    Nota: 4.5 de 10 (1)

    Moray é um sítio arqueológico que mostra todo o potencial inca para o plantio de alimentos. Nesse local os incas aproveitaram a depressão natural da montanha para construir terraças e fazer experimentos alimentícios, especialmente com batatas. Afirma-se que a temperatura era diferente em cada terraça, permitindo reproduzir...

  • Mama Africa

    Nota: 4.0 de 10 (1)

    O Mama Africa é um bar e danceteria dos mais animados de Cusco, ótima oportunidade para conhecer outros viajantes, que vêm dos mais variados países, e experimentar um Pisco Sour. Os DJs tocam diversos estilos musicais, incluindo música eletrônica, reggae e funk.

  • Catedral-de-cusco

    Basílica Catedral de Cusco

    Nota:  de 10 (0)

    Na cidade de Cusco, não perca um passeio à belíssima Catedral. Ela tem três naves e 12 capelas em seu interior. É muito rica em imagens, quadros, ouro e prata, e não se pode fotografar lá dentro, para a preservação do patrimônio. Seu tamanho colossal e a riqueza de detalhes impressionam,...

  • Centro Artesanal de Cusco

    Nota:  de 10 (0)

    O Centro Artesanal de Cusco é um local que reúne um pouco de tudo aquilo que os turistas procuram. Lá você encontrará tecidos, sapatos, bolsas, joias, pinturas e cêramicas, entre outras coisas.

    É normal negociar o preço com os vendedores, pois muitos deles informam um primeiro valor alto ao observar que trata-se de um...

  • Green-s-organic

    Green`s Organic

    Nota:  de 10 (0)

    Nem todo mundo é adepto da cozinha vegetariana, mas, estando em Cusco, esse restaurante pode ser uma boa opção mesmo para quem não imagina ir a um restaurante do tipo. É muito comum sofrer com dor de estômago e mal-estar devido à altura, sendo assim, comer algo leve passa a ser primordial para evitar problemas.

    O lugar...

  • Igreja-de-san-blas

    Igreja de San Blas

    Nota:  de 10 (0)

    Datada de 1563, essa é uma das igrejas mais antigas de Cusco. É preciso ter um pouco de fôlego para chegar até ela, mas o interior barroco do lugar é capaz de recompensar os visitantes. 

    O bairro onde está a igreja tem muitos artesãos, por isso é um bom lugar para quem gosta de obras de arte. 

  • Incanto

    Incanto

    Nota:  de 10 (0)

    O restaurante é um dos melhores de Cusco, sendo especializado na cozinha italiana. O lugar fica cheio durante a noite e tem música animada e gostosa, ótima para descontrair. Os preços são razoáveis e o cardápio traz diversos pratos, como a lasanha bolognesa (S/. 36); nhoque com molho gorgonzola (S/. 28) e as belas pizzas, em...

  • Jack-s-cafe

    Jack`s Café

    Nota:  de 10 (0)

    Quando bate a fome, não tem erro: Jack's Café! O lugar fica aberto diaramente a partir das 7h e por isso é indicado tanto para um café reforçado quanto para almoço ou lanche fora de hora. É bem verdade que o espaço é pequeno e sempre tem gente, mas é o local ideal para fazer uma refeição...

  • Mercado-de-pisac

    Mercado de Pisac

    Nota:  de 10 (0)

    O mercado de Pisac é uma ótima oportunidade para comprar os desejados suvenires. São muitas opções de tecidos feitos à mão, bolsas, camisas, objetos de prata, bonecas, porta-moedas, enfim... tem de tudo! As pessoas colocarão o preço dos produtos lá no alto ao perceberem que você é turista;...

  • Mythology

    Nota:  de 10 (0)

    A Mythology está sempre cheia e é um misto de bar com danceteria de qualidade em Cusco. O público do lugar não é feito só de turistas; os locais também vão para lá aproveitar a noite. É comum receber um drink de cortesia para ser atraído e entrar no bar.

  • Paddy-s-irish-pub

    Paddy`s Irish Pub

    Nota:  de 10 (0)

    O Paddy's é um lugar bem legal para visitar em Cusco, especialmente para quem gosta de beber. O lugar tem a aparência de um típico pub irlandês e fica perto da Praça de Armas, com uma bonita vista da cidade. A dica é conhecê-lo durante a noite, pedindo uma cerveja e algo para comer. 

  • Salinas-de-maras

    Salinas de Maras

    Nota:  de 10 (0)

    As Salinas de Mara são compostas por mais de três mil salinas e têm mais de dois milênios de existência. Mesmo depois de tantos anos, o local continua sendo fonte de renda de muitas famílias que vivem na região e retiram o sal para venda, utilizando técnicas antigas.

    A visão do lugar é deslumbrante e rende...

  • Ukuku's Bar

    Nota:  de 10 (0)

    O Ukuku's Bar é um dos pontos mais tradicionais para conhecer na noite de Cusco. O lugar abre espaço para shows variados, como os de música andina, rock, jazz e salsa. Indo ao bar, vale curtir música tomando um Machu Picchu ou um Green Devil. 

Tudo que você precisa saber sobre Cusco!

Esse texto sobre O que fazer em Cusco faz parte do guia de Cusco no Melhores Destinos

Comentários para O que fazer em Cusco

  • Arequipa Yuvenal Uscamayta há mais de 4 anos

    Passeios antes de Machu Picchu
    Existem outros passeios que são incríveis e que se tornam obrigatórios se você quiser conhecer um pouco mais da cultura Inca. Em nossa passagem por Cusco fizemos dois passeios: Vale Sagrado e City Tour, e para fazê-lo é necessário comprar um boleto turístico que custa cerca de 140 Soles.

    O Vale Sagrado é um passeio que leva o dia inteiro, e você conhece Ollantaytambo e Pisaq, que são vilarejos que possuem ruínas da civilização Inca com vários mistérios e histórias, além de render várias fotografias de incríveis paisagens. O City Tour leva meio período e você conhece os lugares ao redor de Cusco com ruínas e outras histórias.

    Ambos têm que ser feitos antes de visitar Machu Picchu, pois todos os lugares possuem uma ligação com Machu Picchu, e você poderia perder um pouco do interesse.
    Saiba mais informações neste link > http://www.viagensmachupicchu.com.br/destino-cusco-cuzco-cidade-imperial

  • Gkcgh Jonas Reis há 3 anos

    Alguém indo em agosto ?

  • Payasotonto Josafá Gomes há 3 anos

    Oi, Jonas! Estou indo em agosto com uma amiga e um amigo. Vamos chegar em Lima no dia 29/07 e vamos ficar rodando pelo Peru até o dia 14/08.

  • Gkcgh Jonas Reis há 3 anos

    Chego dia 12/08 em cuzco eu e um amigo vamos combinar uma cerveja sô!E todos os Brazucas ai galera quem estiver por la bora tomar uma e bater papo chego dia 12/08 volto dia 20/08!

  • Payasotonto Josafá Gomes há 3 anos

    Poxa! Vamos nos desencontrar! Vou chegar em Cusco dia 02/08 e fico até o dia 06. De lá, vou andar por Puno, Chivay, Arequipa, Ica e.... casa...
    Mas, a gente se encontra em alguma outra viagem.
    Aproveite.

  • E7gfm Fidelis Alberto Cabreira de Paula há quase 3 anos

    IR A CUSCO EM MARÇO VOU PEGAR MUITA CHUVA??

  • E7gfm Fidelis Alberto Cabreira de Paula há quase 3 anos

    EU VOU EM INICIO DE MARÇO.

  • E7gfm Fidelis Alberto Cabreira de Paula há quase 3 anos

    LIMA + CUSCO

  • E7gfm Fidelis Alberto Cabreira de Paula há quase 3 anos

    A VIVO OPERA EM LIMA E CUSCO??

  • Payasotonto Josafá Gomes há quase 3 anos

    Quando estive lá em agosto (Cusco), perguntei sobre o período de chuva. Eles falaram que no período de carnaval (fevereiro-março) chovia muito. Com chuva fica meio chato passear, né?

  • 104108867118332522432907644589399276950833n Patrícia Maia há mais de 2 anos

    Oi Jonas, vou com uma amiga, vamos chegar dia 13 de agosto e iremos voltar dia 20 de agosto.

  • Gkcgh Jonas Reis há mais de 2 anos

    Bom dia Patrícia ,é uma ótima época pra ir ,ano passado fui na mesma data e foi só tempo bom visibilidade perfeita , a balada mama africa ali é excelente fui quase todos os dias kkkkkkkk,e os passeios claro com a energia incrivel dos incas!

  • Img20170531wa0055 Anderson de Oliveira há 2 anos

    Bom dia Patricia!
    Também irei dia 13 de agosto, porém devo voltar no dia 18, vou sozinho, quem sabe nos encontramos por la!!

  • Z2v4f Claudia Lindo há 1 ano

    Estarei em cuscu de 10 de setembro até 15 . Galera que estiver afim de tomar uma birita e bater um bom papo . É só combinar.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.