Quem viaja para Cusco tem em mente o que irá encontrar: sítios arqueológicos, construções em pedra, muita história e o conhecimento incrível de povos antigos. O que não se imagina, no entanto, é que as atrações sejam muito mais espetaculares do que somos capazes de imaginar.
O dia de quem viaja para essa região é dedicado às construções incas e aos feitos espanhóis após a invasão da cidade. Quatro dias são suficientes para conhecer Machu Picchu, o mais famoso ponto turístico da região, e ainda desbravar um pouco do Vale Sagrado e da própria cidade de Cusco.
Para fazer um roteiro básico e conhecer um pouquinho do legado inca, inclua no seu roteiro lugares como Pisac, Moray e o sítio de Saqsaywaman, há poucos quilômetros do centro de Cusco. No centro, vale a pena fazer uma visita guiada pela enorme catedral e pelo Qoricancha - o templo do sol.
Após dedicar seu tempo aos passeios históricos, descanse e caminhe pelas charmosas ruelas da cidade. Sente-se na Praça de Armas e curta a atmosfera do lugar, observando as pessoas e aproveitando o clima ameno. Para terminar bem o dia, escolha um restaurante para jantar ou vá a uma boate e faça um brinde à sua viagem - poucos lugares do mundo são tão incríveis quanto esse.
O restaurante fica escondido no segundo andar de um edifício próximo à catedral e, independentemente de ser visitado durante o almoço ou o jantar, possui uma ótima vista da Praça de Armas. Apesar de a fachada remeter a algo antigo, tanto o cardápio quanto o ambiente interior são bem moderninhos. O serviço...
Se você tiver tempo, aproveite para dar uma volta nesse povoado vizinho a Águas Calientes e Cusco. O lugar também tem boa estrutura para turistas, além de praticamente tudo de que você pode precisar durante sua viagem. Andar pelas ruas, cheias de pedras, é sinônimo de viagem no tempo! Pelas ruelas passam mulheres com trajes...
O Parque de Saqsaywaman, com seus 10 mil anos, é conhecido como fortaleza, apesar de não ter tido nenhuma função militar. O lugar é outro sítio arqueológico que funcionou como centro cerimonial, uma zona sagrada e de estudos. Ele fica a incríveis 3650m de altura em relação ao nível do mar e...
A Plaza de Armas de Cusco é o ponto inicial para qualquer passeio pela cidade. Além de a praça ser uma graça, decorada e cheia de flores, ao seu redor ficam algumas das principais atrações da cidade, além de lojinhas de suvenires.
Tanto durante o dia quanto à noite, a praça é um local agradável...
O Qoricancha - Templo do Sol - servia como local para cerimônias e estudos de astronomia e matemática. A entrada custa 10 soles (R$ 6) e, num passeio que abrange arquitetura, história e arte, você pode conhecer um pouco mais da cultura inca.
Esse templo tinha uma importância equivalente à que tem o Vaticano e, se hoje se diz...
Pisac é um lugar com duas atrações principais: as ruínas e um mercado de artesanato. A construção dessas ruínas é atribuída a pré-incas e incas e elas se destacam por estarem numa região de 3400m. O lugar era um centro administrativo e foi construído com arquitetura especial, própria...
Moray é um sítio arqueológico que mostra todo o potencial inca para o plantio de alimentos. Nesse local os incas aproveitaram a depressão natural da montanha para construir terraças e fazer experimentos alimentícios, especialmente com batatas. Afirma-se que a temperatura era diferente em cada terraça, permitindo reproduzir...
O Mama Africa é um bar e danceteria dos mais animados de Cusco, ótima oportunidade para conhecer outros viajantes, que vêm dos mais variados países, e experimentar um Pisco Sour. Os DJs tocam diversos estilos musicais, incluindo música eletrônica, reggae e funk.
Na cidade de Cusco, não perca um passeio à belíssima Catedral. Ela tem três naves e 12 capelas em seu interior. É muito rica em imagens, quadros, ouro e prata, e não se pode fotografar lá dentro, para a preservação do patrimônio. Seu tamanho colossal e a riqueza de detalhes impressionam,...
O Centro Artesanal de Cusco é um local que reúne um pouco de tudo aquilo que os turistas procuram. Lá você encontrará tecidos, sapatos, bolsas, joias, pinturas e cêramicas, entre outras coisas.
É normal negociar o preço com os vendedores, pois muitos deles informam um primeiro valor alto ao observar que trata-se de um...
Nem todo mundo é adepto da cozinha vegetariana, mas, estando em Cusco, esse restaurante pode ser uma boa opção mesmo para quem não imagina ir a um restaurante do tipo. É muito comum sofrer com dor de estômago e mal-estar devido à altura, sendo assim, comer algo leve passa a ser primordial para evitar problemas.
O lugar...
Datada de 1563, essa é uma das igrejas mais antigas de Cusco. É preciso ter um pouco de fôlego para chegar até ela, mas o interior barroco do lugar é capaz de recompensar os visitantes.
O bairro onde está a igreja tem muitos artesãos, por isso é um bom lugar para quem gosta de obras de arte.
O restaurante é um dos melhores de Cusco, sendo especializado na cozinha italiana. O lugar fica cheio durante a noite e tem música animada e gostosa, ótima para descontrair. Os preços são razoáveis e o cardápio traz diversos pratos, como a lasanha bolognesa (S/. 36); nhoque com molho gorgonzola (S/. 28) e as belas pizzas, em...
Quando bate a fome, não tem erro: Jack's Café! O lugar fica aberto diaramente a partir das 7h e por isso é indicado tanto para um café reforçado quanto para almoço ou lanche fora de hora. É bem verdade que o espaço é pequeno e sempre tem gente, mas é o local ideal para fazer uma refeição...
O mercado de Pisac é uma ótima oportunidade para comprar os desejados suvenires. São muitas opções de tecidos feitos à mão, bolsas, camisas, objetos de prata, bonecas, porta-moedas, enfim... tem de tudo! As pessoas colocarão o preço dos produtos lá no alto ao perceberem que você é turista;...
A Mythology está sempre cheia e é um misto de bar com danceteria de qualidade em Cusco. O público do lugar não é feito só de turistas; os locais também vão para lá aproveitar a noite. É comum receber um drink de cortesia para ser atraído e entrar no bar.
O Paddy's é um lugar bem legal para visitar em Cusco, especialmente para quem gosta de beber. O lugar tem a aparência de um típico pub irlandês e fica perto da Praça de Armas, com uma bonita vista da cidade. A dica é conhecê-lo durante a noite, pedindo uma cerveja e algo para comer.
As Salinas de Mara são compostas por mais de três mil salinas e têm mais de dois milênios de existência. Mesmo depois de tantos anos, o local continua sendo fonte de renda de muitas famílias que vivem na região e retiram o sal para venda, utilizando técnicas antigas.
A visão do lugar é deslumbrante e rende...
O Ukuku's Bar é um dos pontos mais tradicionais para conhecer na noite de Cusco. O lugar abre espaço para shows variados, como os de música andina, rock, jazz e salsa. Indo ao bar, vale curtir música tomando um Machu Picchu ou um Green Devil.
Esse texto sobre O que fazer em Cusco faz parte do guia de Cusco no Melhores Destinos
Passeios antes de Machu Picchu
Existem outros passeios que são incríveis e que se tornam obrigatórios se você quiser conhecer um pouco mais da cultura Inca. Em nossa passagem por Cusco fizemos dois passeios: Vale Sagrado e City Tour, e para fazê-lo é necessário comprar um boleto turístico que custa cerca de 140 Soles.
O Vale Sagrado é um passeio que leva o dia inteiro, e você conhece Ollantaytambo e Pisaq, que são vilarejos que possuem ruínas da civilização Inca com vários mistérios e histórias, além de render várias fotografias de incríveis paisagens. O City Tour leva meio período e você conhece os lugares ao redor de Cusco com ruínas e outras histórias.
Ambos têm que ser feitos antes de visitar Machu Picchu, pois todos os lugares possuem uma ligação com Machu Picchu, e você poderia perder um pouco do interesse.
Saiba mais informações neste link > http://www.viagensmachupicchu.com.br/destino-cusco-cuzco-cidade-imperial
Alguém indo em agosto ?
Oi, Jonas! Estou indo em agosto com uma amiga e um amigo. Vamos chegar em Lima no dia 29/07 e vamos ficar rodando pelo Peru até o dia 14/08.
Chego dia 12/08 em cuzco eu e um amigo vamos combinar uma cerveja sô!E todos os Brazucas ai galera quem estiver por la bora tomar uma e bater papo chego dia 12/08 volto dia 20/08!
Poxa! Vamos nos desencontrar! Vou chegar em Cusco dia 02/08 e fico até o dia 06. De lá, vou andar por Puno, Chivay, Arequipa, Ica e.... casa...
Mas, a gente se encontra em alguma outra viagem.
Aproveite.
IR A CUSCO EM MARÇO VOU PEGAR MUITA CHUVA??
EU VOU EM INICIO DE MARÇO.
LIMA + CUSCO
A VIVO OPERA EM LIMA E CUSCO??
Quando estive lá em agosto (Cusco), perguntei sobre o período de chuva. Eles falaram que no período de carnaval (fevereiro-março) chovia muito. Com chuva fica meio chato passear, né?
Oi Jonas, vou com uma amiga, vamos chegar dia 13 de agosto e iremos voltar dia 20 de agosto.
Bom dia Patrícia ,é uma ótima época pra ir ,ano passado fui na mesma data e foi só tempo bom visibilidade perfeita , a balada mama africa ali é excelente fui quase todos os dias kkkkkkkk,e os passeios claro com a energia incrivel dos incas!
Bom dia Patricia!
Também irei dia 13 de agosto, porém devo voltar no dia 18, vou sozinho, quem sabe nos encontramos por la!!
Estarei em cuscu de 10 de setembro até 15 . Galera que estiver afim de tomar uma birita e bater um bom papo . É só combinar.