Salvador é destino certo de muitos turistas que viajam pelo Brasil: a cidade é um museu vivo da história e da diversidade que o nosso país oferece. Símbolo da mistura de credos e etnias, a cultura que se formou na Bahia é rica, repleta de gente alegre e receptiva. A cultura baiana é única,  forte em diversos aspectos e se destaca na culinária, na arquitetura e nas expressões artísticas.

Salvador - o que fazer e pontos turísticos

O centro histórico e o Pelourinho, que reúne edifícios antigos da cidade, são passeios imperdíveis em Salvador, e um bom lugar para começar seu itinerário. Por lá você poderá conhecer e aprender sobre a veia histórica da capital e origem do Brasil, visitar igrejas, como a Igreja e Convento de São Francisco. O Elevador Lacerda, que liga a Cidade Alta e Cidade Baixa e o Mercado Modelo, tradicional pela venda de lembranças locais, são também passeios próximos que vale a pena fazer.

Para curtir as praias e o longo litoral soteropolitano não faltam opções. Desde a Praia do Porto da Barra, outra atração que não pode faltar roteiro, até as praias um pouco mais afastadas, como Stella Maris, o mar é lindo, cristalino e com uma temperatura deliciosa.

Contemplar o pôr-do-sol é uma atividade simples e muito gostosa que Salvador oferece — para assisti-lo você pode reservar um espaço na Ribeira, um bairro boêmio de Salvador, ir ao entorno do Elevador Lacerda ou no Solar do Unhão, um conjunto arquitetônico que hoje abriga o Museu de Arte Moderna da Bahia.

Conhecer bons restaurantes e aproveitar a gastronomia baiana é também parte integrante de qualquer roteiro na Bahia, principalmente em Salvador, onde você poderá provar os acarajés mais famosos do estado: os de Dinha, Cira e Regina. Difícil vai ser escolher o mais gostoso e o que fazer numa cidade com tantas opções!

E se seu objetivo é festa, nada melhor do que viajar a Salvador durante o Carnaval, quando o axé e os trios elétricos tomam conta das ruas da cidade!

 

Hotel em Salvador

São diversas as opções de hotéis em Salvador. Ficar no centro histórico e no Pelourinho é uma ótima ideia para curtir vertente histórica da cidade, mas o Rio Vermelho também é um bairro muito bem localizado e que permite mobilidade fácil para diferentes destinos na cidade. 

No Centro, hotéis novos bem legais são o Fera Palace Hotel e o elegante Hotel Fasano Salvador. Em Ondina, outro bairro muito bem localizado, uma dica é o Vila Galé Salvador, que tem um belo visual, voltado para o mar. Já no Rio Vermelho, o Ibis Salvador Rio Vermelho é uma ótima opção para quem busca algo com bom custo-benefício.

Outra dica que vale mencionar são os resorts próximos a Salvador, como o Iberostar Bahia e Iberostar Praia do Forte, os resorts da Costa do Sauípe, e o Tivoli Ecoresort Praia do Forte. Essas acomodações são opções para quem quer realmente aproveitar as facilidades do próprio resort, curtir suas refeições e o modelo all inclusive. Veja aqui mais dicas de onde ficar em Salvador!

 

Praias de Salvador

As praias de Salvador são deliciosas e tão variadas que ao menos uma delas irá ganhar seu coração. Em Salvador você encontrará praias onde o público jovem é maior, outras onde impera o sossego e outras que são perfeitas para crianças, com a formação de piscinas naturais. 

Entre as praias mais conhecidas da região central cidade estão o a Praia do Porto da Barra, a Praia do Farol da Barra, geralmente com mar calma e sempre lotadas no verão, além de Ondina, e a Praia do Buracão, mais vazia e reservada, mas com ondas mais fortes. Mais afastada o centro, Itapuã, Flamengo e Stella Maris são ótimas opções, com bastante espaço e formação de piscinas naturais! 

 

Ilha dos Frades, Morro de São Paulo e destinos próximos a Salvador

Salvador pode ser o ponto de partida para destinos vizinhos da capital, que também rende ótimos momentos de relaxamento na beira do mar, dentre eles a Praia do Forte, que pode ser destino para um único ou para vários dias, o Morro de São Paulo, que tem praias para quem quer agito ou sossego. Outra opção é a Ilha dos Frades, uma das ilhas da Baía de Todos os Santos e que rende um ótimo passeio bate-volta com suas praias sem aglomeração.

 

Como chegar em Salvador 

A principal forma de chegar à capital baiana é através do Aeroporto de Salvador, recentemente reinagurado e modernizado. O Aeroporto Internacional de Salvador (SSA) ou Salvador Bahia 
Airport, recebe voos das principais cidades brasileiras e também de alguns destinos internacionais e está a cerca de 30 km do Farol da Barra.

Confira aqui nossas dicas para comprar suas passagens aéreas para Salvador!

 

Quando ir a Salvador 

Salvador é uma cidade onde faz calor praticamente o ano inteiro, sem dias considerados frios. A alta temporada na cidade acontece durante o verão e especialmente no Carnaval, quando a festa dos trios elétricos domina a cidade. Se quer evitar as chuvas, procure não viajar entre abril e julho, que é quando chove mais. Leia aqui mais dicas de quando ir a Salvador

 

Informações úteis de Salvador 

Estado: Bahia
População de Salvador: 2,8 milhões de habitantes
Aeroporto mais próximo: Aeroporto de Salvador (27 km do centro)
Site da Prefeitura Municipal de Salvador