Transportes em Madri
Madri é uma cidade excelente para ser conhecida a pé e com o metrô; combine as duas formas de transitar que você estará muito bem servido. Para visitar outras cidades espanholas, utilize os trens.
Caminhando
Madri é uma cidade para caminhar. Grande parte da capital é plana e muitos pontos de interesse turístico ficam próximos, facilitando o deslocamento a pé! Quando as distâncias para o local que pretende ir forem mais longas, opte pelo metrô.
Para quem gosta de caminhadas, uma ótima ideia é logo no primeiro dia na cidade fazer um tour a pé. Eles são oferecidos por diferentes empresas e permitirão entender um pouco da história da cidade e o ajudarão a se situar para depois explorá-la por conta própria. Geralmente esse tipo de tour caminhando é gratuito, os guias pedem apenas uma contribuição de gorjeta, que é opcional.
Metrô
A rede de metrô de Madri foi inaugurada em 1919 e é uma forma eficiente e rápida de ciruclar pela cidade. Uma combinação de metrô e caminhada é suficiente para conhecer a fundo a capital espanhola. Na região central de Madri os trens passam pelas estações com grande frequência, inclusive com destino ao Aeroporto de Barajas.
Madri tem 13 linhas de metrô subterrâneo e 3 linhas de metrô de superfície. Suas linhas atendem a muitos pontos da cidade e Madri é conhecida por ter um dos melhores transportes públicos da Europa. Entre as principais estações da cidade e que muitos turistas circulam estão a Callao, Sol e Príncipe Pío. O valor do transporte varia de acordo com zonas da cidade, porém, a maior parte dos pontos turísticos, exceto o Aeroporto, concentra-se na Zona A. Veja aqui mapas do metrô de Madri.
Para utilizar o metrô, é necessário que o usuário possua a Tarjeta Multi (2,50€), que é um cartão pré-pago, recarregável, em que o usuário insere um determinado valor de crédito e as viagens são descontadas desse valor de acordo com os percursos utilizados. O usuário pode adicionar valores de viagens avulsos, um combo de 10 viagens ou passes turísticos, que permitem o uso ilimitado do transporte de acordo com a quantidade de dias contratados (opções entre 1 dia de uso até 7 dias de uso). Nessa última opção do passe turístico, o valor do cartão não é cobrado. Para mais informações, consulte o site do Metro de Madri.
Ônibus
Além do metrô, pode-se pegar ônibus públicos para rodar por Madri. Eles são menos rápidos, mas passam com frequência nas paradas. As estações são modernas, bem sinalizadas e possuem informação das linhas que passam pelo local e dos trajetos que os ônibus fazem.
Para utilizar os ônibus, você pode pagar a passagem de forma unitária dentro do próprio ônibus, em dinheiro (o ideal é que tenha o valor exato da tarifa) ou com a Tarjeta Multi, o cartão pré-pago do transporte da cidade.
Outra opção interessante, especialmente para quem tem pouco tempo, é adquirir o ingresso do Madrid Bus Tour, ônibus Hop on Hop off de Madrid. O ônibus de dois andares passa pelos principais pontos turísticos da cidade, permitindo que seus passageiros desçam e subam novamente nas estações que preferirem, pagando um valor fixo pelo serviço, que inclui audio-guia. Há 2 itinerários de ônibus na cidade, que passam com bastante frequência nos pontos. É possível comprar ingressos para 1 ou 2 dias consecutivos de passeio e sair e entrar no ônibus quantas vezes quiser.
Carro
Alugar um carro em Madri é dispensável. Os próprios moradores da cidade utilizam muito mais as caminhadas e o transporte público do que os carros. Como o transporte público é eficiente, não há tanta necessidade de usar um veículo próprio a todo momento.
No entanto, se você pretende visitar os arredores de Madri, passar por cidades como Toledo, Ávila e Segóvia, um carro pode ser bem-vindo e confortável para conhecer outras cidades. Nesse caso, planeje-se para alugá-lo apenas nos dias em que não for ficar no centro de Madri.
Trem
Renfe é a empresa que administra os transportes de trem na Espanha. Há trens diários para as principais cidades do país, sendo alguns muito rápidos e outros mais lentos. É também uma maneira barata e muito eficiente de conhecer outras cidades. As principais estações de trem de Madri são Atocha e Chamartin.