Transportes em Madri

Andar por Madri parece fácil, mas acaba não sendo tão simples assim. O ideial é ter sempre consigo um pequeno mapa da cidade para poder consultar quando se sentir perdido. Os pontos turísticos ficam, sim, próximos uns dos outros, mas as ruas podem ser confusas para quem ainda não está acostumado e um pequeno mapa ajuda muito nessas horas.

Andar numa combinação de metrô e caminhadas é a melhor opção para conhecer a cidade.

Caminhando

Madri é uma cidade para caminhar. Grande parte dos pontos de interesse para quem visita a cidade fica na mesma região, facilitando seu acesso. 

Uma ótima ideia é logo no primeiro dia na cidade fazer um tour a pé. Eles são oferecidos pela New Europe (é gratuito, mas pede-se gorjeta) e também pela agência de turismo da cidade (4€), ambos saindo da Plaza Mayor. Esses tours acontecem todos os dias e estão disponíveis, principalmente em inglês e espanhol. 

Quer fazer um tour difeferente, interativo, conhecendo detalhes divertidos da cidade?  Pode apostar num tour com Ian, nosso guia da New Europe. Todo o trajeto foi feito a pé, caminhando pelos pontos históricos da região central e conhecendo detalhes pouco revelados. Como a New Europe não tem nenhum escritório e os guias fazem um trabalho gratuito, é recomendável acessar o site para obter mais detalhes: http://www.newmadrid-tours.com/

Metrô

A rede de metrô de Madri é enorme. Um mapa das estações também é bem-vindo para quem pretende usar o transporte público na cidade. Uma combinação de metrô e caminhada é a melhor alternativa para conhecer a fundo a capital espanhola. 

O sistema de metrô é muito eficiente e moderno. Os trens não demoram mais do que dois minutos para chegar, e na própria estação é avisado aos passageiros quanto tempo falta para o próximo trem. O valor ainda é baixo, se comparado a outras cidades da Europa: 1,50€.

Vale lembrar que é o metrô vai até o aeroporto de Barajas e é uma ótima opção para quem quer economizar um dinheirinho antes de voltar para casa. 

Ônibus
Além do metrô, pode-se pegar ônibus para rodar por Madri. Eles são menos rápidos, mas passam com frequência nas paradas. Apesar disso, é muito melhor utilizar o metrô.


É interessante, para quem tem pouco tempo, comprar o tíquete do Hop on Hop off Madrid, o ônibus de dois andares que passa pelos principais pontos turísticos da cidade. Você pode comprar tíquetes de 24, 48 ou 72 horas, e sair e entrar no ônibus quantas vezes quiser.

Carro
Alugar um carro em Madri é dispensável. Os próprios moradores da cidade utilizam muito mais as caminhadas e o transporte público para andar do que os carros. Como o transporte público é eficiente, não há tanta necessidade de usar um veículo próprio a todo momento. 
Vale a pena alugar um carro apenas no caso de você querer conhecer cidades mais distantes, como Toledo, ou se não escolher um hotel muito próximo da região central. 

Trem
Renfe é a empresa que administra os transportes de trem na Espanha e em Portugal. Há trens diários para as principais cidades do país, sendo alguns muito rápidos e outros mais lentos. É também uma maneira barata e muito eficiente de conhecer outras cidades.
As principais estações de trem são Atocha e Chamartin.
 

  • Estação Chamartín

    Nota:  de 10 (0)

    A Estação de Chamartín é outra opção para os que querem conhecer também outras cidades da Espanha, ou Portugal. São diversos os horários de trens diários, para os mais diversos destinos. A estação tem acesso muito fácil pelo metrô e conta com muitas lojinhas e...

  • Renfe

    Estação de Atocha

    Nota:  de 10 (0)

    A estação de Atocha é a maior de Madri e recebe trens de baixa, média e alta velocidades. Ela não fica muito distante do centro da cidade e seu acesso é simples.
    Andar pela Espanha de trem é rápido e barato. A grande vantagem é que se você decidir fazer uma viagem de última hora, não...

  • Estação Sul de Ônibus

    Nota:  de 10 (0)

    Essa estação é a principal opção para quem prefere utilizar os serviços de ônibus entre cidades. Vale lembrar que, com a possibilidade de viajar de trem rápido ou com voos baratos, os ônibus nem sempre apresentam o melhor custo-benefício.

Tudo que você precisa saber sobre Madri!

Esse texto sobre Transportes em Madri faz parte do guia de Madri no Melhores Destinos

Comentários para Transportes em Madri

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.