Transportes em Madri

Madri é uma cidade excelente para ser conhecida a pé e com o metrô; combine as duas formas de transitar que você estará muito bem servido. Para visitar outras cidades espanholas, utilize os trens. 

Caminhando
Madri é uma cidade para caminhar. Grande parte da capital é plana e muitos pontos de interesse turístico ficam próximos, facilitando o deslocamento a pé! Quando as distâncias para o local que pretende ir forem mais longas, opte pelo metrô.

Para quem gosta de caminhadas, uma ótima ideia é logo no primeiro dia na cidade fazer um tour a pé. Eles são oferecidos por diferentes empresas e permitirão entender um pouco da história da cidade e o ajudarão a se situar para depois explorá-la por conta própria. Geralmente esse tipo de tour caminhando é gratuito, os guias pedem apenas uma contribuição de gorjeta, que é opcional.
 

Metrô
A rede de metrô de Madri foi inaugurada em 1919 e é uma forma eficiente e rápida de ciruclar pela cidade. Uma combinação de metrô e caminhada é suficiente para conhecer a fundo a capital espanhola. Na região central de Madri os trens passam pelas estações com grande frequência, inclusive com destino ao Aeroporto de Barajas. 

Madri tem 13 linhas de metrô subterrâneo e 3 linhas de metrô de superfície. Suas linhas atendem a muitos pontos da cidade e Madri é conhecida por ter um dos melhores transportes públicos da Europa. Entre as principais estações da cidade e que muitos turistas circulam estão a Callao, Sol e Príncipe Pío. O valor do transporte varia de acordo com zonas da cidade, porém, a maior parte dos pontos turísticos, exceto o Aeroporto, concentra-se na Zona A. Veja aqui mapas do metrô de Madri.

Para utilizar o metrô, é necessário que o usuário possua a Tarjeta Multi (2,50€), que é um cartão pré-pago, recarregável, em que o usuário insere um determinado valor de crédito e as viagens são descontadas desse valor de acordo com os percursos utilizados. O usuário pode adicionar valores de viagens avulsos, um combo de 10 viagens ou passes turísticos, que permitem o uso ilimitado do transporte de acordo com a quantidade de dias contratados (opções entre 1 dia de uso até 7 dias de uso). Nessa última opção do passe turístico, o valor do cartão não é cobrado. Para mais informações, consulte o site do Metro de Madri
 

Ônibus
Além do metrô, pode-se pegar ônibus públicos para rodar por Madri. Eles são menos rápidos, mas passam com frequência nas paradas. As estações são modernas, bem sinalizadas e possuem informação das linhas que passam pelo local e dos trajetos que os ônibus fazem. 
Para utilizar os ônibus, você pode pagar a passagem de forma unitária dentro do próprio ônibus, em dinheiro (o ideal é que tenha o valor exato da tarifa) ou com a Tarjeta Multi, o cartão pré-pago do transporte da cidade. 

Outra opção interessante, especialmente para quem tem pouco tempo, é adquirir o ingresso do Madrid Bus Tour, ônibus Hop on Hop off  de Madrid. O ônibus de dois andares passa pelos principais pontos turísticos da cidade, permitindo que seus passageiros desçam e subam novamente nas estações que preferirem, pagando um valor fixo pelo serviço, que inclui audio-guia. Há 2 itinerários de ônibus na cidade, que passam com bastante frequência nos pontos. É possível comprar ingressos para 1 ou 2 dias consecutivos de passeio e sair e entrar no ônibus quantas vezes quiser.
 

Carro
Alugar um carro em Madri é dispensável. Os próprios moradores da cidade utilizam muito mais as caminhadas e o transporte público do que os carros. Como o transporte público é eficiente, não há tanta necessidade de usar um veículo próprio a todo momento. 

No entanto, se você pretende visitar os arredores de Madri, passar por cidades como Toledo, Ávila e Segóvia, um carro pode ser bem-vindo e confortável para conhecer outras cidades. Nesse caso, planeje-se para alugá-lo apenas nos dias em que não for ficar no centro de Madri. 

Trem
Renfe é a empresa que administra os transportes de trem na Espanha. Há trens diários para as principais cidades do país, sendo alguns muito rápidos e outros mais lentos. É também uma maneira barata e muito eficiente de conhecer outras cidades. As principais estações de trem de Madri são Atocha e Chamartin.

Tudo que você precisa saber sobre Madri!

Esse texto sobre Transportes em Madri faz parte do guia de Madri no Melhores Destinos

Comentários para Transportes em Madri

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.