É impossível andar pelas ruas de Berlim e não sentir a energia que se faz presente em cada esquina da bela capital da Alemanha. Uma metrópole pulsante e rica em história, onde o antigo e o novo se misturam com perfeição; um verdadeiro celeiro de arte e cultura - com opções de entretenimento para todos os tipos de público -, gastronomia de qualidade, entre tantos outros motivos que fazem desse um dos destinos europeus mais procurados por turistas do mundo todo.

Caminhar sem pressa pelas ruas da cidade, além de ser algo bastante agradável, faz com que o visitante experimente um mix de sensações, sendo a admiração - com certeza - uma constante diante da grandiosidade e da beleza de monumentos como o Portão de Brandemburgo (1789-91), além de outros pontos de interesse como o Reichstag (sede do parlamento alemão), a Catedral de Berlim (Dom) e a Torre de TV.

Também é impossível não se emocionar e não “parar” para refletir ao encontrar nessas mesmas ruas os sinais de um passado sombrio e não muito distante, marcado pelo comando de Adolf Hitler - pelos horrores e pelas consequências da guerra - além, é claro, da fase posterior, quando a cidade ficou dividida pelo muro. Símbolo da Guerra Fria, a estrutura foi derrubada em 9 de novembro de 1989, uma data muito importante que mudou a mentalidade do mundo.

Biergartens

Apesar do ritmo frenético em suas ruas e avenidas, Berlim é uma metrópole onde fica fácil se locomover, pois, além de áreas próprias para o trânsito de pedestres, a cidade conta com um sistema de transporte público extremamente eficiente. Os parques e os famosos biergartens - jardins onde é possível degustar a cerveja alemã e várias delícias da culinária - são áreas excelentes para quem deseja fugir um pouco do movimento. Em dias de sol, esses lugares são imbatíveis!  

Assim como em toda a Alemanha, a moeda local é o Euro (confira a cotação aqui) e o idioma oficial é o alemão, apesar de o inglês ser uma língua bastante comum nos principais pontos turísticos. A seguir você confere uma série de posts do Melhores Destinos com várias dicas de Berlim, a interessante e multifacetada capital alemã e destino único que, com certeza, vai conquistar você!