Melhores Destinos
Alemanha

Berlim

Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

 impossível andar pelas ruas de Berlim e não sentir a energia que se faz presente em cada esquina. A capital alemã é uma metrópole pulsante e rica em história, onde o antigo e o novo se misturam com perfeição; um verdadeiro celeiro de arte e cultura, com opções de entretenimento para todos os tipos de público e gastronomia de qualidade, entre tantos outros motivos que fazem desse um dos destinos europeus mais procurados por turistas do mundo todo.

Caminhar sem pressa pelas ruas da cidade, além de ser bastante agradável, faz com que o visitante experimente um mix de sensações. A admiração é uma constante diante da grandiosidade e da beleza de monumentos como o Portão de Brandemburgo, além de outros pontos de interesse, como o Reichstag (sede do parlamento alemão), a Catedral de Berlim e a Torre de TV.

Berlim

Também é impossível não se emocionar e fazer diversas pausas para reflexão ao encontrar, nessas mesmas ruas, os sinais de um passado sombrio e não muito distante, marcado pelo comando de Adolf Hitler. Estão ainda por todos os lados as marcas dos horrores e as consequências da guerra, além da fase em que a cidade ficou dividida pelo famoso Muro de Berlim. Símbolo da Guerra Fria, a estrutura foi derrubada em 9 de novembro de 1989, uma data que mudou a mentalidade do mundo.

Berlim

Onde ficar em Berlim

A primeira dica para se hospedar bem e pagar valores justos é escolher com bastante antecedência onde ficar em Berlim. Os hotéis estão espalhados por diversos bairros da cidade, e o transporte público costuma operar sem problemas. No entanto, há regiões mais agradáveis, com boas opções de restaurantes, ruas mais arborizadas e que rendem bons passeios. É o caso de áreas como Mitte, Prenzlauerberg, Kreuzberg e Tiergarten. Leia todas as dicas em nosso post sobre onde ficar em Berlim e confira na tabela a seguir um resumo das nossas sugestões de hotéis na capital alemã.

Berlim — as melhores opções de hospedagem!

HOTEL NOTA LINK
Motel One Berlin-Alexanderplatz 8.7 Ver preços
Schulz Hotel Berlin Wall at the East Side Gallery 8.5 Ver preços
Leonardo Royal Hotel Berlin Alexanderplatz 8.4 Ver preços
Riu Plaza Berlin 8.3 Ver preços
Novotel Suites Berlin City Potsdamer Platz 8.2 Ver preços
H2 Hotel Berlin-Alexanderplatz 8.2 Ver preços
Scandic Berlin Potsdamer Platz 8.1 Ver preços
Hampton by Hilton Berlin City Centre Alexanderplatz 8.1 Ver preços
IntercityHotel Berlin Hauptbahnhof 8.1 Ver preços
Hotel Berlin, Berlin, a member of Radisson Individuals 8.0 Ver preços
Pesquisar passagens aéreas

Quando ir a Berlim

Berlim é um destino que pode ser visitado em qualquer época do ano. Na verdade, tudo vai depender de como você deseja encontrar a cidade: com ruas e parques cheios, em tonalidades de inverno, ou mesmo branquinha de neve. As atrações estão em funcionamento durante todo o ano, e há também os atrativos únicos de cada estação, como os festivais de música no verão e as feirinhas de Natal no início do inverno.

É inegável, no entanto, que o período em que a cidade está mais viva, com jovens por todos os lados, artistas de rua e eventos artísticos é o que se estende de maio a setembro. No verão, até mesmo os canais da cidade ficam movimentados, com pequenos botes infláveis que levam grupos de amigos para cima e para baixo — bem a cara de Berlim. Leia mais sobre quando ir a Berlim.

Berlim

Como chegar a Berlim

Infelizmente, não existem voos diretos para Berlim saindo do Brasil. Para se chegar à capital alemã, é necessário fazer conexão em outro aeroporto europeu. A companhia aérea Lufthansa, por exemplo, tem voos para Frankfurt saindo de São Paulo e do Rio de Janeiro. É uma das opções mais cômodas para se viajar. Veja mais sobre como chegar a Berlim.

O Melhores Destinos está sempre de olho nas passagens aéreas para a Alemanha. Acesse o post especial e confira as melhores datas e preços!

Berlim

O que fazer em Berlim

Berlim é um cidade jovem, moderna, alternativa, mas que também preserva (e muito bem) o seu passado. Comece a percorrer a capital alemã fazendo um passeio guiado pelo Centro Histórico, passando por importantes pontos turísticos como o Portão de Brandemburgo, o Monumento do Holocausto e o Checkpoint Charlie

Berlim

Para ter uma bela vista da cidade e conhecer um dos seus cartões-postais, não deixe de reservar com antecedência a visita ao prédio do Parlamento Alemão, o Reichstag, e sua famosa cúpula de vidro. Outra atração que oferece uma visão panorâmica de Berlim é a Torre de TV Berlim, que conta com um restaurante giratório. Confira todos os pontos turísticos de Berlim.

Berlim

A história da cidade está muito bem contada em atrações como a Topografia do Terror, o Memorial do Muro de Berlim e o Museu da DDR. Visite também, pelo menos, alguns dos cinco museus reunidos na chamada Ilha dos Museus, onde também está localizada a bela Catedral de Berlim. Entre os mais importantes deles, estão o Museu Pergamon e a Antiga Galeria Nacional. Saiba mais sobre todos as galerias e museus de Berlim.

Berlim

A East Side Gallery é a maior galeria de arte a céu aberto do mundo: um trecho de 1,3 quilômetro remanescente do Muro de Berlim, colorido por artistas de diversas partes do mundo. Para relaxar, além de caminhar sem pressa por bairros como Mitte e Kreuzberg, vale passear pelas áreas verdes de Berlim, como o Parque Tiergarten e o Mauerpark, que tem feirinha de antiguidades e karaokê aos domingos. 

Berlim

Se a ideia for fazer compras, não deixe de visitar algumas das principais regiões comerciais de Berlim, como Alexanderplatz, Potsdamer Platz e a famosa Kufürstendamm, onde também se encontra a Igreja Memorial Kaiser Wilhelm, que foi severamente destruída durante bombardeios em 1943 e até hoje conserva suas ruínas como lembrança das duras marcas deixadas pela Segunda Guerra Mundial. Leia mais sobre compras em Berlim.

Berlim

Com uma estada mais longa na cidade, é possível incluir no roteiro bate e voltas para destinos próximos como Potsdam, que serviu de residência para a família real prussiana, e o Campo de Concentração de Sachsenhausen. Confira nosso post especial com os principais passeios em Berlim.

Não se esqueça que para viajar para a Alemanha é obrigatório ter o seguro viagem válido em todo o Espaço Schengen. Contrate aqui com desconto usando o cupom MELHORESDESTINOS.

Confira todas as informações do Guia de Berlim e tenha uma ótima viagem!