Itália

 
A Itália é um dos países mais visitados do mundo e há inúmeros motivos para isso. Com uma história incrível, o país em formato de bota é o que mais reúne patrimônios da UNESCO, além de ter algumas das obras artísticas mais importantes já criadas. Sua capital, Roma, foi também a capital do antigo Império Romano, o que já garante uma experiência surpreendente a quem visita a cidade.
 
 
 

Sobre a Itália - história, cidades e cultura

 
O país tem um pouco de tudo em sua extensão: montanhas, neve, lagos, praias cristalinas, cidades antigas de arquitetura charmosa, fortalezas medievais, vinícolas a perder de vista, além de construções com um valor cultural inestimável. Ela tem cidades que foram muito importantes para o comércio marítimo, foi também o berço do Renascimento — movimento cultural e artístico que simplesmente mudou o mundo — e possui sítios arqueológicos impressionantes. 
 
Com uma gastronomia simples e ao mesmo tempo saborosa, a Itália é um país de tradições, de pessoas que amam o futebol e as artes. Castelos, igrejas monumentais, salões com pinturas seculares, muralhas e construções romanas são algumas das preciosidades arquitetônicas que complementam o dia-a-dia de quem vive no país. O moderno e o antigo se mesclam em meio às cidades italianas de uma maneira incrível. São tantas as cidades interessantes para conhecer no país que, por isso, muita gente tem dificuldade em montar um roteiro pela Itália.
 
A Itália é também o país onde fica a sede da Igreja Católica, o Vaticano, e o local de origem de personalidades como Leonardo da Vinci, Michelângelo, Rafael Sanzio e Cristóvão Colombo. É um lugar que oferece muito aprendizado e experiências incríveis! Quem viaja ao país não esquece seus cenários, sejam eles quais forem!
 
O país tem em torno de 60 milhões de habitantes, sendo quase 3 milhões na capital Roma. A segunda maior cidade da Itália é Milão, no norte do país, conhecida como uma região mais desenvolvida e rica. Seja sua viagem a passeio ou a trabalho, a Itália é um país com uma história incrível e que oferece experiências inesquecíveis!
 
 

Roteiro na Itália

No Norte da Itália estão paisagens como as Dolomitas e lagos como Garda e Lago de Como, além de cidades como Milão, a capital da moda, Veneza, um destino diferente de tudo que você já viu, formado por diversas ilhas; e Verona, a cidade de Romeu e Julieta. No Norte da Itália fica também a região de Cinque Terre, formada por várias cidades na beira do mar, e Bolonha, na região da Emília-Romana, conhecida por seus maravilhosos queijos.
 
Na região central da Itália está a Toscana, uma região de muita história, que guarda as cidades de Florença, capital da província e um destino imperdível para turistas, além de Siena, Pisa, Pienza e San Gimignano — muitas pessoas  fazem um roteiro de carro pela Toscana, que tem excelentes vinhos e lindos campos verdes. É também na região central da Itália onde está Roma, a capital do país, que guarda atrações como o Coliseu, o Vaticano e a Fontana di Trevi
 
Ao sul da Itália, uma região mais quente e conhecida pelas belas praias, estão as cidades de Nápoles, uma parada frequente de cruzeiros marítimos, além das pequenas cidades da Costa Amalfitana, que tem paisagens maravilhosas e pequenas cidades cheias de charme como Amalfi e Positano, além da Ilha de Capri. Palermo e Taormina, na região da Sicília também são bem legais e têm forte influência grega. Quanto às ilhas da Itália, a Sardenha é incrível para quem procura boas praias e paisagens paradisíacas! 
 
Uma informação importante para quem quer montar um roteiro pela Itália é que o transporte de trens no país funciona muito bem! A Itália tem trens de alta velocidade, que são confortáveis para viajar e conhecer várias cidades!
 
 

Quando ir à Itália - melhor época

A Itália é um país com estações bem diferentes e que pode ser visitada o ano inteiro. Cada período no país oferecerá uma experiência diferente. No inverno faz frio e pode nevar, principalmente no norte do país, e no verão faz muito calor! O mês de agosto, principalmente, é o momento de temperaturas mais altas (que passa dos 35° C muitas vezes) e de muitos turistas — se quiser evitar multidões, prefira um outro mês para viajar, mas se quiser pegar uma praia, o verão é o momento certo.
 
A primavera e o outono, nem muito frio e nem muito quente são ótimas opções para viajar, sem temperaturas extremas. 
 

Quanto tempo ficar na Itália?

Para conhecer as principais cidades da Itália, recomendamos ficar entre 8 e 10 dias inteiros, que podem ser divididos entre Roma, Veneza e Florença, as principais cidades turísticas do país. Com menos tempo do que isso pode acabar sendo muito cansativo conhecer essas três cidades, então concentre-se em apenas 2 desses destinos. 

Se você tiver oportunidade de ficar mais tempo, 15 dias é um ótimo período na Itália e que permitirá fazer um roteiro mais completo, com cidades do interior da Toscana e destinos de menor porte. Se, no entanto, quiser fazer um roteiro de Norte e Sul no país, 30 dias na Itália serão incríveis! A Itália tem realmente muitas cidades diferentes para conhecer e quanto mais tempo você tiver, melhor!

Se você ainda não comprou suas passagens aéreas, pense também em quanto tempo você quer ficar no país antes de fazer a escolha das datas da viagem. 
 

Voos para a Itália

Para chegar à Itália, você poderá viajar através dos principais aeroportos internacionais do país, como o Aeroporto de Roma Leonardo da Vinci - Fiumicino, o Aeroporto de Milão, além do Aeroporto de Veneza e o Aeroporto de Florença
 
Há voos diretos saindo do Brasil com a Latam e também com a Alitalia, mas é possível viajar também com outras companhias aéreas europeias, fazendo uma conexão antes de desembarcar em terras italianas. Leia aqui mais dicas de passagens aéreas para Roma e baixe o app do Melhores Destinos para saber das promoções em primeira mão! O serviço é totalmente grátis!
 
 

Documentos necessários para viajar à Itália

Brasileiros que viajam a turismo por até 90 dias não necessitam de visto para conhecer a Itália. Entretanto, é necessário que você tenha um passaporte válido, passagem de ida e retorno, uma cópia das reservas nos hotéis, comprovação de que possui condições financeiras para permanecer no país pelo período desejado e um seguro saúde que cubra despesas médicas de ao menos 30 mil euros.

Para dirigir na Itália você deverá ter a PID, Permissão Internacional para Dirigir, que nada mais é do que sua CNH brasileira traduzida. A PID pode ser requerida junto ao Detran do local onde você mora.

Adquira aqui seu seguro-viagem com desconto.

 

Informações sobre a Itália:

Onde fica a Itália: Europa
População da Itália: 60,3 milhões
Capital da Itália: Roma
Moeda: euro
Fuso horário da Itália: GMT +1
Precisa de passaporte: Sim - veja aqui como tirar o passaporte
Precisa de visto? Não é necessário para viagens a turismo
Embaixada da Itália no Brasil
Site de turismo da Itália
 
 
 
O que fazer em Roma - 40 dicas para sua viagem à capital da Itália
23 coisas grátis para fazer em Roma!