Transportes em Paris

Metrô

A maneira mais simples e rápida de se locomover em Paris. Isso porque, num dos metrôs mais eficientes do mundo, o tempo de espera é curto, a passagem é relativamente barata e praticamente todos os pontos de interesse da capital francesa terão uma estação bem próxima. Lembre-se de que ele é dividido por zonas, sendo as áreas 1 e 2 aquelas que abrigam a maior quantidade de pontos turísticos.

Para utilizar o metrô, basta procurar pelo número da linha pretendida e pelo nome da última estação (a fim de garantir a direção correta). Cada linha possui uma cor diferente, o que facilita bastante a visualização nos mapas que estão disponíveis em quadros posicionados nas entradas de todas as estações da cidade e também são distribuídos gratuitamente nos diversos escritórios de informação turística (para fazer download do mapa do transporte público de Paris, clique aqui).

Dentro da estação, é só seguir as placas que indicam o número da linha seguido do nome da sua última estação. Fique atento, pois às vezes é necessário fazer baldeação (nesse caso, não siga a placa Sortie, o mesmo que Saída). 

Metro-de-paris

Preços

O bilhete único do metrô referente à zona 1 custa 1,80 , já dez tíquetes saem por 14,10 , ou seja, acaba sendo bem mais vantajoso adquirir o "pacote" com 10 bilhetes, que também podem ser usados nas linhas RER (zona 1), nas linhas de ônibus Ile-de-France (RATP e OPTILE), exceto o Orlybus e o Roissybus, além de bondinhos elétricos e funicular de Montmartre.

Uma excelente dica para quem vai passar mais dias na cidade é adquirir o Paris Visite, o cartão que dá acesso ilimitado a metrô, ônibus e RER, por tempo determinado. O passaporte para cinco dias, com acesso às zonas 1 a 3, custa 35,70 € (adulto) e 17,85 € (crianças de 4 a 11 anos). Você pode conferir as tarifas e também comprar o bilhete Paris Visite clicando aqui.

Táxi

Como em toda cidade grande, a oferta de táxis em Paris é enorme. Porém, devido ao trânsito cheio e aos grandes congestionamentos, o meio de transporte pode não ser o mais adequado para quem deseja ganhar tempo. Além disso, as tarifas cobradas pelas empresas não costumam ser baixas.

Ônibus

Esta pode ser uma boa opção para aqueles que pretendem fugir dos túneis subterrâneos e conhecer melhor a cidade. Porém, assim como os táxis, os ônibus também acabam enfrentando o trânsito pesado da cidade, o que pode resultar em algumas horas perdidas em engarrafamentos. Nos ônibus de Paris, é possível utilizar os mesmos tíquetes do metrô, mas fique atento, pois, dependendo da viagem, é necessário adquirir mais de um bilhete. Para mais informações, clique aqui

RER

Conecta a Cidade Luz a algumas cidades próximas, como Versailles, por exemplo, e aos aeroportos Orly e Charles de Gaulle. Você pode pegar o RER nas próprias estações de metrô (também é possível utilizar o mesmo bilhete), mas é bom lembrar que esta talvez não seja uma opção tão fácil como o metrô para viagens dentro da cidade. 

  • Tour-de-bicicleta

    Aluguel de bicicleta em Paris

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    Se você curte um passeio de bicicleta, com certeza vai querer alugar uma em Paris. E a bela cidade, que oferece ciclovias bem sinalizadas, tem um sistema self-service muito usado não só por turistas, mas também por habitantes locais, o Vélib. São mais de 20 mil bicicletas espalhadas pela cidade e 1.800 estações,...

  • Tour-de-barco-pelo-rio-sena

    Tour de barco pelo rio Sena

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    Nada mais agradável do que um tour ao longo do famoso Rio Sena, percurso no qual é possível visualizar monumentos, museus, palácios, entre outros pontos turísticos importantes de maneira privilegiada. O programa é ideal para toda a família, sendo a melhor temporada de maio a setembro, quando as temperaturas estão mais...

Tudo que você precisa saber sobre Paris!

Esse texto sobre Transportes em Paris faz parte do guia de Paris no Melhores Destinos

Comentários para Transportes em Paris

  • Ayz96 Silvia Oliveira há quase 7 anos

    O mesmo ticket do metrô serve para o ônibus com validade de uma hora. As linhas mais turísticas são 42, 63, 69, 72, 92, 95 e 96. :)

  • Dsc00081 ANA LUCIA há mais de 6 anos

    Alguém pode me informar um bom hotel e nao muito caro em Saint Germain-De-Pres em Paris? Gostaria de ficar perto de tudo, sem precisar pegar transporte público de noite. Obrigada :-)

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.