Capitólio

As águas em tom de esmeralda nos arredores de Capitólio deram à região a fama de "mar de Minas Gerais". E o título não é para menos! Com mais de 1440 km² de área e banhando mais de 30 municípios mineiros, o Lago de Furnas é a maior atração nos arredores da cidade de Capitólio e também o principal motivo que leva tantos turistas até lá. A verdade, no entanto, é que Capitólio vai além-mar e há diversas outras atrações para curtir durante os dias de viagem. Prepare-se para dias de intenso contato com a natureza e muito banho de cachoeira. Capitólio te espera com cenários deslumbrantes, tudo regado ao melhor do jeitinho mineiro.

Capitólio está localizada a 282 km de Belo Horizonte, 440 km de São Paulo e 635 km do Rio de Janeiro. Não há aeroportos na região, será necessário percorrer ao menos um trecho por via terrestre para chegar até lá. A boa notícia é que o carro é a melhor maneira de se locomover e explorar as atrações próximas. Sendo assim, una o útil ao agradável e bote o pé nas lindas estradas de Minas Gerais rumo a Capitólio.

Decidir quantos dias ficar em Capitólio não é tarefa fácil. Grande parte dos turistas que visitam a região aproveita um feriado prolongado para conhecer as principais atrações. Podemos garantir, no entanto, que três ou quatro dias não serão suficientes e você irá embora com vontade de voltar. Se estiver de férias, vale investir em uma semana por lá, com direito a uma visitinha à maravilhosa Serra da Canastra. E como Capitólio é um bom destino para conhecer durante todo o ano, qualquer folguinha na vida e no trabalho rende uma linda viagem!

Ao montar um roteiro de viagem por Capitólio, comece com um passeio de lancha ou chalana pelas águas do Lago de Furnas, com direito a deliciosos banhos na Cachoeira Lagoa Azul, Cachoeira Cascatinha, Cachoeirinha da Ilha e no Vale dos Tucanos. Depois, suba ao Mirante dos Cânions de Capitólio para ver toda a beleza do Lago de Furnas do alto, onde duas lindas cachoeiras completam o visual mais famoso da região. 

Cumpridas as etapas que levam tanta gente a Capitólio, aproveite para curtir com calma outras quedas d’água, algumas com circuitos que rendem facilmente um bom dia de passeio, como as Cachoeiras da Trilha do Sol, as Cachoeiras Paraíso Perdido, as Cachoeiras Pé de Serra e as Cachoeiras do Retiro Viking. Com mais tempo, vale ainda ir à Cachoeira do Filó, à Cachoeira Poço Dourado, à Cachoeira Fecho da Serra, à Pedreira Lagoa Azul e à grandiosa Cachoeira Casca d’Anta, no Parque Nacional da Serra da Canastra. Acredite! Uma semana será pouco! 

Está com planos de ir a Capitólio? Preparamos um guia completinho com tudo o que você precisa saber sobre o “mar de minas”. Aproveite as dicas sobre como chegar a Capitólio, onde ficar, o que fazer, as principais cachoeiras e pontos turísticos e, claro, os melhores restaurantes para saborear o inesquecível tempero mineiro. E se você é do tipo apaixonado baladeiro, aproveite um feriado para curtir as intensas festas que acontecem por lá, tanto fora quanto dentro da água! Capitólio é um lindo destino de natureza, mas também é ideal para quem gosta mesmo é de uma boa festa!