Maceió tem uma das orlas mais bonitas do Brasil e essa beleza se deve, principalmente, ao mar, que muito se assemelha ao do Caribe, e aos inúmeros coqueiros plantados ao longo da orla. Quem visita a capital alagoana provavelmente viaja em busca de praias e de bons dias de sol na frente do mar; se é isso que você espera da viagem, prepare-se, pois encontrará muito mais: boa culinária, artesanato e uma atmosfera contagiante!
Uma viagem à capital alagoana deve começar com um bom passeio na orla, com paradas nas praias de Jatiúca e Ponta Verde, onde você pode admirar um belo pôr do sol e tirar uma foto com a placa "Eu Amo Maceió". Pajuçara, quase sem ondas, é ideal para fazer um passeio até as piscinas naturais, mergulhar com peixes e descansar tomando um sol.
Por falar em passeios, você não vai querer sair de Maceió sem fazer pelo menos um deles. As praias que ficam nas proximidades da capital são lindas, cada uma com suas peculiaridades. A Praia do Francês chama a atenção pela barreira de corais ao longo de sua extensão, enquanto a Praia do Gunga se destaca pelos milhares de coqueiros, pelas falésias coloridas e pelo encontro do rio com o mar - é um lugar maravilhoso, inclua no roteiro! Paripueira é um bom lugar para ver piscinas naturais não tão exploradas e Carro Quebrado, para curtir a praia quase deserta. Se quiser fazer um passeio diferente, uma boa sugestão é visitar a Foz do Rio São Francisco, que fica na divisa entre Alagoas e Sergipe. São tantas praias diferentes e tantos cenários belos em Alagoas que constantemente a gente fica em dúvida de quais passeios fazer e quais praias conhecer.
Para os amantes de boa culinária, não há motivos para preocupação. Maceió tem restaurante japonês, italiano, baiano, tapiocarias e estabelecimentos especializados em peixes e frutos do mar. Para comer camarões e frutos do mar, não deixe de ir ao Imperador dos Camarões ou ao Janga e para comida regional, não perca um almoço no Bodega do Sertão, um self-service de respeito, com pratos ótimos!
Durante a noite, aproveite para curtir a animação das barracas de praia como a Kanoa e ir Maikai tomar um chope.
Para experimentar diversos pratos da cozinha regional, o Bodega do Sertão é uma das melhores opções em Maceió. O restaurante funciona no modelo self-service e expõe sobre um fogão a lenha os autênticos pratos da cozinha do Nordeste brasileiro (inclusive da alagoana). No local você poderá comer cuscuz,...
A região de Duas Barras, em Alagoas, é muito bonita e rende um ótimo passeio para quem está em Maceió. O lugar pacato é palco do encontro do rio com o mar; por isso, quem o visita pode tomar banho de água doce e água salgada.
Quando se fala em "Dunas de Marapé", muita gente pensa logo em dunas altas e...
O Janga é o novo restaurante de frutos do mar de Maceió que rapidamente ganhou o gosto de seus clientes. Com ambiente requintado e cardápio extenso, o restaurante tem pratos bem servidos, para uma, duas ou três pessoas. O ambiente é agradável, com bom atendimento, preços compatíveis e pratos gostosos.
O menu tem...
Marechal Deodoro é a pequena cidade alagoana onde nasceu o marechal Deodoro da Fonseca e foi capital da capitania alagoana. Quem se hospeda em Maceió pode reservar um dia para caminhar pela cidade histórica, curtir sua arquitetura e visitar locais como a casa onde viveu o marechal - que foi o primeiro presidente do Brasil -, igrejas e praias...
Paripueira é uma praia longa, com areia fina, mar claro, barracas de praia, coqueiros e muitos barquinhos de pescadores. Essa praia está a cerca de 30km de Maceió e revela-se uma boa opção para curtir piscinas naturais sem grande movimento de pessoas.
Em algumas das barracas de praia de Paripueira você pode comprar os passeios...
O Rio São Francisco é o maior rio genuinamente brasileiro e um dos mais importantes da América do Sul. Conhecido como Velho Chico, o rio tem nascente em Minas Gerais e passa por estados como Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Entre Alagoas e Sergipe fica a foz do Rio São Francisco e o passeio vale a pena para quem está hospedado em...
Se você pensa em comer carne de sol ao visitar Maceió, a grande referência da cidade é o Picuí. O restaurante está localizado no bairro histórico do Jaraguá e tem como carro-chefe a carne de sol, servida de diversas formas. Com pratos bem servidos e acompanhamentos deliciosos, o Picuí é um restaurante sem...
A praia de Barra de São Miguel, a cerca de 30km de Maceió, é uma boa opção para passar o dia relaxando e curtindo um mar de águas clarinhas. Essa praia, que é protegida por uma barreira de corais, fica quase como uma piscina no período de maré baixa e tem ótima estrutura para os turistas. Ela tem uma...
Carro Quebrado é mais uma das praias supreendentes de Alagoas. O lugar fica a cerca de 45km de Maceió e, diferentemente de muitas outras praias do estado, ainda guarda um pouco de sua essência e preservação. A praia é longa, com muitas falésias coloridas e quase nenhuma estrutura para o turista que a visita. Ficar nessa praia...
Visitando o litoral norte de Alagoas, uma das praias que merecem uma parada é Tabuba. No lugar acontece o encontro de um rio com o mar, mas o mais impressionante é que nos períodos de maré baixa a praia se parece muito com uma lagoa, tamanha a tranquilidade de suas águas.
O local é ideal para famílias com...
Considerada uma das praias mais bonitas de Alagoas, a Praia do Francês é hoje um point muito procurado por quem visita Maceió. Ela está localizada na cidade de Marechal Deodoro, a cerca de 25km da capital alagoana e pode ser facilmente conhecida através de um trajeto de carro ou com as empresas turísticas que realizam passeios pela...
O calor é intenso em Maceió e sobre isso não há dúvida. Para dar uma refrescada em grande estilo, a dica ir até a Bali, uma sorveteria tradicional na capital que conta com diversos sabores de sorvete, um mais gostoso que o outro. Os sorvetes são divididos em seções: uma para frutas, outra para chocolates e por...
Quem gosta de comida japonesa tem no Takê uma das melhores opções da cidade de Maceió. Com menu à la carte e rodízio, o restaurante é ideal para um jantar entre amigos ou a dois. O ambiente é moderno, mas o serviço pode deixar a desejar se o local estiver cheio.
Para quem quer experimentar variados pratos,...
Boa atmosfera, ambiente familiar e gastronomia de dar água na boca - o Armazém Guimarães é uma das melhores alternativas para quem deseja comer pizza em Maceió. O lugar, que tem mesinhas na calçada e decoração interna muito bacana, costuma ficar cheio durante a noite e atrai desde casais de namorados a grupos de amigos...
A Lopada é uma das melhores barracas de praia de Maceío. Ela fica localizada na Ponta Verde e é uma atração que atende muitos turistas e nativos. Durante o dia, o Lopana é ideal para curtir o mar e a estrutura de praia, que conta com guarda-sóis, cadeiras e, algumas vezes, música.
Durante a noite, o local é...
Não é em vão que a Praia do Gunga encabeça a lista das praias mais bonitas do Brasil. Com coqueiros a perder de vista e águas cristalinas, ela encanta pela beleza natural inconstestável e por ser capaz de agradar mesmo os mais exigentes.
A praia de águas claras e mar mansinho durante a maré baixa se encontra com...
O Imperador dos Camarões, como sugere o nome, é o local em Maceió para comer um bom camarão. São diversas opções no cardápio e, provavelmente, ao ver outros clientes recebendo os pedidos em suas mesas, você já estará convencido de que escolheu um bom lugar para fazer sua refeição.
O...
Pajuçara, com suas águas calmas, é uma das praias mais conhecidas de Maceió. O lugar tem movimento nas areias durante o dia e no calçadão durante a noite. Com muitos coqueiros e estrutura para quem deseja curtir o mar com tranquilidade, essa praia é uma boa opção para quem está hospedado em Maceió...
A Praia de Cruz das Almas, localizada na região central de Maceió, diferentemente de suas vizinhas tem ondas fortes e por isso é muito procurada para a prática de surfe. Não é uma praia indicada para quem está com crianças, justamente por se tratar de uma área com ondas perigosas.
O lugar é bem...
Point da praia durante o dia e da vida noturna quando o sol vai embora, o Kanoa é uma das excelentes opções de entretenimento em Maceió e tem o diferencial de ficar na praia, cercado por inúmeros coqueiros.
Com infraestrutura para curtir o mar da Ponta Verde com tranquilidade, o Kanoa é também ideal para tomar uma cervejinha...
Indicado para quem procura comida simples, gostosa e com bom preço, o Parmegianno é um restaurante com cardápio bastante variado e potencial para agradar muita gente. O lugar faz sucesso pelos seus pratos feitos - os famosos PFs -, que são servidos em 3 tamanhos e inúmeras combinações. Não pense que, por ser um PF,...
Popular em Maceió, o passeio pelas ilhas da Lagoa Mundaú arranca opiniões divergentes dos visitantes. O passeio, com duração de 4 a 5 horas, consiste em um trajeto de barco pelas ilhas fluviais dessa lagoa, com parada para mergulho e para curtir o visual, além de ouvir explicações a respeito das ilhas da lagoa.
Cada...
A comida baiana também está presente em Maceió, bem representada pelo restaurante Akuaba. O local é um dos destaques gastronômicos da capital alagoana e excelente local para comer moqueca ou acarajé.
Espaçoso, o restaurante tem garçons atenciosos e pratos artesanais, muito bem preparados com temperos...
A Catedral Metropolitana de Maceió é o principal templo católico da capital alagoana. Sua pedra fundamental foi lançada em 1840 e inaugurada apenas em 1849. O edifício mistura estilos, entre eles o neoclássico e o coríntio, e é um bom passeio a ser feito no centro da cidade.
Muitos turistas não...
O Divina Gula é um restaurante conhecido por servir comida mineira, mas a variedade do cardápio é tão grande que não é necessário se limitar à comida de Minas Gerais. Com atendentes simpáticos e pratos super bem servidos, o restaurante é um dos destaques em Maceió no quesito gastronomia. É...
O que leva muitos turistas a Praia de Duas Barras é o complexo Dunas de Marapé, uma barraca de praia estrategicamente localizada entre o oceano e a Lagoa do Jequiá. Quem não quiser ficar na barraca pode curtir a praia por conta própria e passar o dia em um recanto de sossego, com águas calmas e cristalinas. O lugar é indicado...
É difícil visitar Maceió e não fazer ao menos um pit stop na Feira de Artesanato da Pajuçara. Quando se fala em artesanato alagoano, esse é o primeiro lugar que vem à cabeça de muitos turistas. No meio da praia da Pajuçara, um galpão reúne uma grande quantidade de barraquinhas que vendem os mais...
O Maikai é conhecido como um dos melhores lugares na noite em Maceió. A casa funciona como choperia e tem também apresentações, então é uma boa alternativa tanto para quem quer apenas tomar um chope como para quem quer dançar e conhecer gente nova.
Para quem quer dançar, a dica é curtir as...
Considerado um dos melhores restaurantes de Maceió, o Maria Antonieta ganhou o gosto do público em pouco tempo de abertura. Com belo salão de pé direito alto e pratos de excelente qualidade, o restaurante italiano é das melhores opções para fazer uma refeição refinada na capital alagoana.
O ambiente, com...
Ambiente tipicamente italiano e muitas combinações de pratos - esse é o Massarella. O restaurante é tradicional na cidade ideal para quem está a dois e, quer curtir um ambiente acolhedor e desfrutar da cozinha italiana.
O cardápio é recheado de boas opções que vão muito além da cozinha italiana....
Cerâmicas, lustres de palha, sapatos e bolsas em couro, chapéus, renda - esses são alguns dos produtos que você poderá encontrar no Mercado Central de Maceió. O lugar não é grande, mas reúne uma boa variedade de objetos e é uma ótima opção para quem quer fazer compras e, especialmente,...
Amantes de fotografias e de belas paisagem devem reservar um tempo para conhecer o Mirante de São Gonçalo, no centro de Maceió. O lugar é simples e está até mal cuidado, precisando ter a vegetação aparada para garantir a vista completa da cidade, mas ainda assim vale a pena visitá-lo. Desse mirante pode-se...
Localizado entre o centro e Jaraguá, o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore conta um pouco da história de Alagoas e do povo alagoano. O nome do museu deve-se ao fato de o local ter sido criado para abrigar a coleção de Théo Brandão, professor e folclorista.
Atualmente o museu está instalado no...
O pequenino bistrô aberto na Jatiúca é cheio de boas surpresas, ideal para quem quer comer em um lugar bacana e experimentar pratos diferentes. O local tem decoração refinada, pouca luz, ideal para um jantar especial. O cardápio tem combinações diferentes e surpreendentes - os pratos são bem servidos e tudo que...
O Palácio Floriano Peixoto, conhecido como Palácio do Governo, começou a ser construído em 1893; foi sede do governo e residência de governantes alagoanos durante muito tempo, quando, há alguns anos, passou a ser utilizado como museu.
Hoje em dia, fazer uma visita ao palácio é um dos passeios culturais mais...
O passeio de jangada às piscinas naturais de Pajuçara é um dos programas mais tradicionais entre as atividades dos turistas que visitam Maceió. Ele é feito no período de maré baixa e leva os visitantes a um banco de areia e a piscinas naturais de águas cristalinas.
Depois de um trajeto com cerca de 20 minutos mar...
Semelhante à Feira de Artesanato da Pajuçara, o Pavilhão é mais um dos mercados para comprar artesanato em Maceió. Com estrutura mais profissional e estacionamento, o Pavilhão é uma boa alternativa para compras por reunir um pouco de tudo no mesmo lugar. Lá você encontra roupas, calçados, comida, objetos...
Fãs de artesanato e de trabalhos benfeitos precisam dar uma passadinha no Pontal da Barra, em especial na apelidada "Rua das Rendeiras". O Pontal é um bairro que reúne boas lojas para comprar artesanato, mas é, principalmente, onde muitas mulherem vivem da renda, expõem seus trabalhos e os vendem. A especialidade no lugar...
Das três principais praias da área urbana de Maceió que os turistas mais visitam, a Jatiúca é a que tem ondas mais fortes. Com barracas de praia ao longo da orla, quiosques que proporcionam a estrutura de que o turista precisa e tapiocarias ótimas para um lanche de final de tarde, essa praia é indicada para quem quer sossego,...
A Praia da Ponta Verde destaca-se pelos inúmeros coqueiros charmosos ao longo de sua orla. Superarborizada, essa parte do litoral de Maceió tem águas calmas e boas barracas de praia, como Lopana e Kanoa, opções para curtir o mar durante o dia e também à noite. A região é ótima para fazer um passeio ao ar...
A simpática praia de Sonho Verde fica entre as praias de Paripueira e Tabuba. Essa praia tem águas claras e calmas, poucas ondas e mar cristalino, que permite ver corais na maré baixa. O mar belo vem acompanhado de muitos coqueiros na orla, que fazem boas sombras para quem não quer ficar exposto ao sol.
A praia conta com pouca estrutura e fica...
Casa de Mainha é um restaurante com comida caseira, típica do nodeste, preço justo e excelente opção para quem quer comer pratos regionais. O ambiente do lugar é simples, com decoração marcante do nordeste, ótimo atendimento por parte dos funcionários e comida saborosa.
É uma excelente...
Maceió é um ótimo destino para comer tapiocas e um dos estabelecimentos mais famosos da cidade para quem curte essa delícia é o Maria Bonita. A tapiocaria fica na Jatiúca e tem um espaço com poucas mesas disponíveis, mas o atendimento é bom e a tapioca, melhor ainda.
As tapiocas são preparadas com coco e...
O Wanchako é para aqueles que gostam de variar o cardápio ou querem se aprofundar na deliciosa cozinha peruana. Ele é tido como um dos melhores restaurantes de Maceió e tem preços um pouco salgados, se comparados a outros estabelecimentos da cidade, mas vale a pena para uma refeição especial ou um jantar mais...
Esse texto sobre O que fazer em Maceió faz parte do guia de Maceió no Melhores Destinos
Pretendo ir em março, não sei se é uma boa época, mas queria sugestões de passeio, e quando ir a Maragogi , se um dia é suficiente um bate e volta, ou ficar alguns dias? muita coisa né gente kkkkk
Bom dia. Aqui você pode ler melhor sobre o assunto: https://guia.melhoresdestinos.com.br/quando-ir-a-maragogi-145-1534-p.html
Se você quer curtir a cidade e descansar, um dia é pouco. Se quer fazer apenas o passeio para as piscinas naturais, o tempo será suficiente.