Melhores Destinos
Roma
Redação

O que fazer em Roma

A quantidade de atrações em Roma e no Vaticano é enorme e para conhecer todas ou boa parte delas é preciso ter pique e se organizar para não perder tempo. São sítios históricos, como o Coliseu e o Fórum Romano, museus, como os Museus do Vaticano/Capela Sistina, praças e igrejas, a exemplo da Basílica de São Pedro, enfim, locais interessantíssimos e que guardam tesouros inestimáveis.

Acordar cedo, ter em mãos um bom mapa da cidade/gps são dicas fundamentais, usar sapatos e roupas confortáveis também, até porque Roma é uma cidade perfeita para ser explorada a pé. Para economizar alguns euros durante essas andanças, você também pode adquirir o Roma Pass, um cartão disponível nas versões 48 e 72 horas ao custo de €28 e €38,50, respectivamente.

Com ele, você tem direito a uma ou duas entradas em museus ou sítios arqueológicos, ao uso de transporte público ilimitado durante o período (com exceção do transporte para os aeroportos), além de descontos diversos em eventos, exibições e serviços turísticos. Além disso, você não precisa enfrentar filas portando o Roma Pass, basta dirigir-se à entrada onde ocorre a verificação de segurança (raio X) e apresentar o cartão, que pode ser adquirido previamente neste site.

A-coluna-de-trajano-roma

Não pretende adquirir o Roma pass, mas também não quer perder tempo em filas? Então, não deixe para comprar os ingressos de última hora. Isso porque tanto Roma quanto o Vaticano são destinos altamente turísticos; as filas para entrar em pontos como o Coliseu e o castelo de S. Angelo costumam ser enormes.

Sem contar que alguns desses lugares exigem que a reserva seja feita com antecedência, como é o caso da visita noturna ao Coliseu. No site das próprias atrações ou em páginas credenciadas, é possível comprar os tíquetes com segurança e, assim, garantir um acesso mais tranquilo.

Roteiro por regiões

A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro em Roma é organizando o seu roteiro por regiões. Você pode montar um mapa no Google Maps, por exemplo, contendo todos os pontos turísticos de interesse, restaurantes e ruas de compras, depois disso, é só fazer o download para que o mapa fique offline e poder utilizá-lo durante toda a viagem. Este aqui é o nosso mapa e você pode utilizá-lo sem problemas durante toda a sua estada na cidade!

Mapa-de-roma

Outro aplicativo que costuma ser bom para salvar todos os pontos de interesse é o Foursquare, inclusive na hora de encontrar um bom restaurante. Mas se a intenção é ter um mapa totalmente offline, para usar bastante e não comprometer o seu pacote de dados, a dica é o Maps Me, disponível para IOS e Android.

As 7 atividades preferidas dos turistas em Roma

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Roma