Quando ir à Chapada dos Veadeiros
A Chapada dos Veadeiros pode ser visitada o ano inteiro, mas é importante dizer que a região tem duas estações bem definidas e que oferecem experiências distintas aos viajantes. Entre os meses de maio e setembro, a Chapada dos Veadeiros passa por período de seca e ausência quase total de chuvas. Já nos meses de outubro a abril, o clima muda e as chuvas tomam conta do lugar. E como estamos falando de uma região onde o foco é o turismo de natureza, o tempo influenciará, e muito, a experiência de quem visita a Chapada dos Veadeiros, por isso é preciso estar ciente do que encontrar em cada período.
Oportunidade! Seguro-viagem com até 75% de desconto!
Perrengues e imprevistos podem acontecer em qualquer viagem, até mesmo com os viajantes mais experientes. Seja um acidente, um problema de saúde inesperado, uma bagagem extraviada ou uma conexão perdida… Nessas ocasiões ter um bom seguro viagem é fundamental! Ele te oferece atendimento imediato e todo o amparo necessário para enfrentar momentos de tensão e dificuldade em outro país. E o melhor: o seguro viagem custa tão pouco perto da proteção que ele oferece, que não vale a pena arriscar! Mesmo onde o seguro não é obrigatório, nós fazemos e recomendamos que você também faça. Quer um seguro de qualidade com um descontão? Aproveite essa oportunidade e faça sua cotação na Allianz Travel com até 75% de desconto usando o cupom MELHORESDESTINOS!
Melhor época para ir à Chapada dos Veadeiros
Os melhores meses para visitar a Chapada dos Veadeiros são abril, maio, junho e julho. Abril marca o final das chuvas e os meses seguintes terão clima seco, porém com vegetação abundante e cachoeiras repletas de água. Com o passar dos meses da seca, as cachoeiras perdem volume de água e já não estarão mais tão exuberantes. Apesar do período de chuvas ter cachoeiras lindíssimas, o volume de água aumenta o risco de cabeças d'água em diversas atrações, além de dificultar o trajeto em trilhas e estradas de terra. Na dúvida, melhor viajar na seca.
Período da seca — de maio a setembro
O tempo seco atinge a Chapada dos Veadeiros entre os meses de maio e setembro. No mês de abril, as chuvas começam a diminuir; em maio, elas são bem escassas e a partir de junho praticamente não há precipitação. A paisagem ganha novos tons nesse período. É no auge da seca que o pôr do sol fica mais lindo. O espetáculo é garantido todos os dias nesse período.
A seca é a época ideal para visitar a Chapada dos Veadeiros sem se preocupar em pegar chuvas nos passeios ou trombas d’água nas cachoeiras. Os dias são quentes e ensolarados e as noites costumam ser bem frescas, sendo que o auge do inverno exige até um casaco mais robusto para espantar o frio. Esse é o período de alta temporada na Chapada, que coincide especialmente com o mês de julho, quando o fluxo de turistas aumenta também devido ao período de férias escolares. Vale dizer que, no auge do inverno, a água das cachoeiras fica mais fria. Nada que um boa trilha não resolva. Tome coragem e pule de uma vez! O efeito é revigorante. O lado positivo é que, sem chuvas, a água das quedas d’água fica sempre mais transparente.
O início da estiagem, entre abril e junho, é altamente recomendado para a viagem. A Chapada não estará tão cheia de turistas, a vegetação ainda apresentará tons de verde, as cachoeiras estarão com muita água e a umidade do ar não marcará índices tão desérticos. É, sem dúvida, o melhor período para visitar a Chapada dos Veadeiros. À medida que a seca avança, a vegetação muda para tons marrons, as cachoeiras perdem força (algumas até mesmo desaparecem) e a umidade do ar extremamente baixa pode ser um grande incômodo para quem mora em regiões repletas de chuva, como o litoral. Os meses mais críticos da seca são agosto e setembro, quando é comum queimadas na região. A partir de outubro, as chuvas retomam força e a Chapada ganha novamente cores de intenso verde e muita água nas cachoeiras.
Período das chuvas — de outubro a abril
Em grande parte do ano, a Chapada dos Veadeiros recebe boa quantidade de chuvas, sendo que o auge acontece nos meses de dezembro e janeiro, exatamente o período das férias de final de ano. As chuvas começam a partir de setembro ainda em ritmo lento e ganham força a partir de novembro, quando temporais passam a ser mais comuns. O aumento das chuvas ajuda a Chapada dos Veadeiros a retomar o verde e as cachoeiras voltam a apresentar exuberância e força total.
Junto com tanta chuva, vem o risco de trombas d’água. Sim! A região da Chapada dos Veadeiros é acometida pelo fenômeno das trombas d’água, quando o nível de um rio sobe rapidamente e, em casos extremos, não há tempo hábil para encontrar um lugar seguro. Sendo assim, é aconselhável tomar cuidado ao viajar nos meses com maior índice pluviométrico. Importante também dizer que o grande volume de chuvas deixa a água de algumas cachoeiras mais barrenta, o que pode decepcionar os turistas (como acontece na Cachoeira Santa Bárbara, conhecida pelas cristalinas águas azuis).
O início da temporada de chuvas, entre setembro e outubro, é um bom período para visitar a Chapada dos Veadeiros. A seca dá uma trégua, as cachoeiras começam a retomar força e ainda não há grandes temporais. Já os meses de novembro a março exigem bem mais atenção dos visitantes. Vale dizer que esse período é o que oferece cachoeiras mais bonitas e em volume máximo. O visual é espetacular, mas o cuidado deve ser redobrado. A boa notícia é que o aumento das chuvas chega com altas temperaturas. Então, a água das cachoeiras fica mais quente e será menos doloroso dar aquele mergulho inicial.
Alta temporada e feriados
A Chapada dos Veadeiros sofre grande influência do período de férias e também dos feriados prolongados. Os preços ficam inflacionados e as atrações bem mais cheias. Pode ser bastante complicado visitar algumas cachoeiras mais disputadas, como a Cachoeira Santa Bárbara, em Cavalcante. Para fugir do grande fluxo de turistas e dos altos preços, evite viajar nos meses de férias (dezembro, janeiro e julho) e em feriados como Ano Novo, Carnaval e Semana Santa, além dos feriados emendados. Acredite! Será bem mais prazeroso percorrer as trilhas e tomar banho em cachoeiras mais tranquilas e menos concorridas.
- Melhores meses - abril, maio, junho e julho;
- Piores meses - dezembro e janeiro;
- Meses mais secos - junho, julho e agosto;
- Meses mais chuvoso - novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março.
Com dados do Climatempo.