Chapada dos Veadeiros

Quando ir à Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros pode ser visitada o ano inteiro, mas é importante dizer que a região oferece duas estações bem definidas e que oferecem experiências distintas aos viajantes. Entre os meses de maio e setembro, a Chapada dos Veadeiros sofre com a seca e ausência quase total de chuvas. Já nos meses de outubro a abril o clima muda e as chuvas tomam conta do lugar. E como estamos falando de uma região onde o foco é o turismo de natureza, o tempo influenciará, e muito, a experiência de quem visita a Chapada dos Veadeiros, por isso é preciso estar ciente do que encontrar em cada período.

Período da seca — de maio a setembro

O tempo seco atinge a Chapada dos Veadeiros entre os meses de maio e setembro. No mês de abril, as chuvas começam a diminuir; em maio, elas são bem escassas e a partir de junho praticamente não há precipitação. A paisagem ganha novos tons nesse período. É no auge da seca que o pôr do sol fica mais lindo. O espetáculo é garantido todos os dias nesse período.

A seca é a época ideal para visitar a Chapada dos Veadeiros sem se preocupar em pegar chuvas nos passeios ou trombas d’água nas cachoeiras. Os dias são quentes e ensolarados e as noites costumam ser bem frescas, sendo que o auge do inverno exige até um casaco mais robusto para espantar o frio. Esse é o período de alta temporada na Chapada, que coincide especialmente com o mês de julho, quando o fluxo de turistas aumenta também devido ao período de férias escolares. Vale dizer que, no auge do inverno, a água das cachoeiras fica mais fria. Nada que um boa trilha não resolva. Tome coragem e pule de uma vez! O efeito é revigorante. O lado positivo é que, sem chuvas, a água das quedas d’água fica sempre mais transparente.

O início da estiagem, entre abril e junho, é altamente recomendado para a viagem. A Chapada não estará tão cheia de turistas, a vegetação ainda apresentará tons de verde, as cachoeiras estarão com muita água e a umidade do ar não marcará índices tão desérticos. É, sem dúvida, o melhor período para visitar a Chapada dos Veadeiros. À medida que a seca avança, a vegetação muda para tons marrons, as cachoeiras perdem força (algumas até mesmo desaparecem) e a umidade do ar extremamente baixa pode ser um grande incômodo para quem mora em regiões repletas de chuva, como o litoral. Os meses mais críticos da seca são agosto e setembro, quando é comum queimadas na região. A partir de outubro, as chuvas retomam força e a Chapada ganha novamente cores de intenso verde e muita água nas cachoeiras.

Período das chuvas — de outubro a abril

Em grande parte do ano, a Chapada dos Veadeiros recebe boa quantidade de chuvas, sendo que o auge acontece nos meses de dezembro e janeiro, exatamente o período das férias de final de ano. As chuvas começam a partir de setembro ainda em ritmo lento e ganham força a partir de novembro, quando temporais passam a ser mais comuns. O aumento das chuvas ajuda a Chapada dos Veadeiros a retomar o verde e as cachoeiras voltam a apresentar exuberância e força total. 

Junto com tanta chuva, vem o risco de trombas d’água. Sim! A região da Chapada dos Veadeiros é acometida pelo fenômeno das trombas d’água, quando o nível de um rio sobe rapidamente e, em casos extremos, não há tempo hábil para encontrar um lugar seguro. Sendo assim, é aconselhável tomar cuidado ao viajar nos meses com maior índice pluviométrico. Importante também dizer que o grande volume de chuvas deixa a água de algumas cachoeiras mais barrenta, o que pode decepcionar os turistas (como acontece na Cachoeira Santa Bárbara, conhecida pelas cristalinas águas azuis). 

O início da temporada de chuvas, entre setembro e outubro, é um bom período para visitar a Chapada dos Veadeiros. A seca dá uma trégua, as cachoeiras começam a retomar força e ainda não há grandes temporais. Já os meses de novembro a março exigem bem mais atenção dos visitantes. Vale dizer que esse período é o que oferece cachoeiras mais bonitas e em volume máximo. O visual é espetacular, mas o cuidado deve ser redobrado. A boa notícia é que o aumento das chuvas chega com altas temperaturas. Então, a água das cachoeiras fica mais quente e será menos doloroso dar aquele mergulho inicial.

Alta temporada de férias e feriados

A Chapada dos Veadeiros sofre grande influência do período de férias e também dos feriados prolongados. Os preços ficam inflacionados e as atrações bem mais cheias. Pode ser bastante complicado visitar algumas cachoeiras mais disputadas, como a Cachoeira Santa Bárbara, em Cavalcante. Para fugir do grande fluxo de turistas e dos altos preços, evite viajar nos meses de férias (dezembro, janeiro e julho) e em feriados como Ano Novo, Carnaval e Semana Santa, além dos feriados emendados. Acredite! Será bem mais prazeroso percorrer as trilhas e tomar banho em cachoeiras mais tranquilas e menos concorridas. 

  • Melhores meses - abril, maio, junho e julho;
  • Piores meses - dezembro e janeiro;
  • Meses mais secos - junho, julho e agosto;
  • Meses mais chuvoso - novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março.

Tudo que você precisa saber sobre Chapada dos Veadeiros!

Esse texto sobre Quando ir à Chapada dos Veadeiros faz parte do guia de Chapada dos Veadeiros no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir à Chapada dos Veadeiros

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.