Esportes de aventura em Mendoza

A mesma vocação que Mendoza tem para produzir vinhos de alta qualidade pode ser encontrada na oferta do turismo de aventura. A proximidade da Cordilheira dos Andes já seria motivo suficiente para que a cidade atraísse turistas de todo o mundo, porém o roteiro de aventuras não para por aí. A principal prova é a presença do monte Aconcágua; o ponto mais alto das Américas (no mundo, ele perde apenas para o Himalaia) tem 6.962 metros de altitude e oferece trilhas e escaladas para todo tipo de aventureiro. Desde quem busca apenas contemplá-lo de um mirante com acesso para carros até quem está disposto a encarar uma das mais perigosas escaladas do mundo.

A grande vantagem de Mendoza é possibilitar a aventureiros de primeira viagem a sensação de serem descobridores de paisagens deslumbrantes. Um dos esportes que mais promovem contato direto com a natureza é o rafting. Por não exigir grandes conhecimentos técnicos – apenas um bocado de coragem –, ele está na lista dos prediletos dos turistas. Vista o seu colete, entre no bote e prepare-se para beber muita água. A adrenalina é constante e quanto mais bravo o rio, melhor o passeio. Quem não lida muito bem com o elemento água pode tentar o ar. O parapente é uma das melhores atrações para quem busca se aventurar em terras mendocinas. O voo tem duração de 20 minutos e você se sentirá em posição privilegiada para apreciar a vista.

Em solo firme, o turista realizará um dos mais tradicionais passeios locais: a cavalgada. Seja de duas horas ou doze dias, a certeza é de que vale cada segundo. É uma das mais belas maneiras de apreciar – e atravessar – os Andes. Os roteiros variam muito e, para os que não abrem mão das bodegas, algumas empresas oferecem cavalgadas que incluem visita a vinhedos e almoço. Outra maneira de aliar as vinícolas ao esporte é o tour de mountain bike. Entre trilhas e uvas, é uma das experiências que mais aproximam o esporte e o vinho.

Nem todas as atividades podem ser praticadas durante o ano inteiro, especialmente as que dependem de neve. Esteja atento ao calendário se o seu foco são os esportes de inverno. Rodeada por cordilheiras, Mendoza agrada os que procuram aventurar-se no esqui e no snowboard. A qualidade da neve e das pistas transforma a região em uma das melhores da Argentina para a prática dessas atividades.

Em todas as estações do ano, Mendoza oferece excelentes opções para o turismo de aventura. Entre reservas naturais, cordilheiras, rios e até cavernas, não faltará opção para quem busca ir além dos vinhos.

Quem leva aos passeios?

Mendoza oferece dezenas de empresas que realizam tour para a prática de esportes de aventura. Busque sempre informações sobre a confiabilidade de cada uma que contratar. Nesse quesito, vale a máxima de que as mais famosas são as mais seguras. Dê preferência às empresas que outras pessoas já tenham testado e aprovado. Caso sinta-se inseguro em relação ao passeio, busque outra agência de turismo.

Procure o máximo de informações possíveis sobre o pacote que a empresa oferece. Preço, tempo de duração, roupas, refeição e atividades oferecidas são alguns quesitos fundamentais na hora de fechar um contrato. Alguns esportes só podem ser praticados em condições ideais de clima e em determinadas épocas do ano; assegure-se de que não estarão lhe vendendo um pacote que não poderá ser executado completamente.

Nunca se aventure sozinho! A província de Mendoza é uma área que oferece riscos reais aos esportistas. Equipamentos de segurança e guias bem treinados são fundamentais. Outro fator importante é um seguro de viagem específico para a prática de esportes de aventura. O seguro normal não cobre eventuais acidentes causados por esportes de alto risco. 

A seguir, uma lista preparada pelo Melhores Destinos com algumas empresas, para ajudar na busca pelo seu passeio ideal. 

Cavalgadas:

Kahuak

http://www.kahuak.com.ar

Trekking Travel

http://www.trekking-travel.com.ar

Argentina Rafting

http://www.argentinarafting.com

Parapente:

Kahuak

http://www.kahuak.com.ar

Mendoza Parapente

http://www.mendozaparapente.com.ar

Argentina Rafting

http://www.argentinarafting.com

Trekking:

Kahuak

http://www.kahuak.com.ar

Andes Vertical

http://www.andes-vertical.com

Argentina Rafting

http://www.argentinarafting.com

Rafting:

Argentina Rafting

http://www.argentinarafting.com

  • Parque-provincial-aconcagua

    Parque Provincial Aconcágua

    Nota:  de 10 (0)

    Na Cordilheira dos Andes, a 6.962 metros de altitude, está uma das maiores atrações de Mendoza. A “sentinela de pedra” - como é conhecido o monte Aconcágua - é tão imponente que parece mesmo tomar conta de toda a província. O ponto mais alto das Américas atrai montanhistas de todo o mundo. Em busca...

  • Potrerillos

    Rafting em Potrerillos

    Nota:  de 10 (0)

    Pelas águas geladas do Rio Mendoza você percorrerá corredeiras emocionantes! Entre as montanhas da pré-cordilheira, na área de Potrerillos, aventure-se no rafting; o esporte está entre os preferidos dos turistas que visitam a região. A paisagem é belíssima, mas, diante de tanta adrenalina, você talvez nem a...

Tudo que você precisa saber sobre Mendoza!

Esse texto sobre Esportes de aventura em Mendoza faz parte do guia de Mendoza no Melhores Destinos

Comentários para Esportes de aventura em Mendoza

  • Dyq3g Tiago Araújo há 5 anos

    Qual a distância para os centros de esqui? Existe a possibilidade de passar o dia ou é preciso dormir lá pra aproveitar?

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.