Quando ir

Mendoza é uma cidade para ser visitada durante todo o ano. Cada estação tem um charme particular e o visitante nunca ficará à toa. Basta escolher a época do ano que mais combina com você e seguir para as maravilhosas terras mendocinas.

O clima na região é árido; as chuvas, escassas; e as estações do ano são bem definidas. O verão é quente, úmido e tem maior incidência de chuvas, porém nada que afaste os turistas. As temperaturas ficam em torno de 25°C (chegando fácil a mais de 30°C). No outono, a cidade ganha cores em tons de ocre e a paisagem fica belíssima. A temperatura é amena – em torno de 18°C –  e o friozinho noturno começa a chegar. No inverno, a temperatura cai e pode ficar abaixo de zero. O clima torna-se muito seco e a neve toma conta das regiões mais altas (com sorte, você verá vinhedos cobertos de neve). A primavera chega com a volta do verde e com temperaturas extremamente agradáveis.

As bodegas são interesse da maioria dos turistas que vão à região. Para quem se imagina colhendo uvas do pé e andando de bicicleta entre vinhedos recheados de belos cachos, nada como os meses de fevereiro a abril, quando ocorre a colheita da uva (a festa da Vendimia acontece no primeiro sábado de março). Não fique triste se chegar a Mendoza e encontrar vinhedos secos; as bodegas funcionam durante todo o ano. Fora da temporada da uva, os preços das visitas e as degustações de vinho costumam ser mais camaradas e os tours, mais exclusivos.  

A melhor época para aproveitar a neve é de junho a agosto. As estações de esqui abrem as portas e o turista pode aliar os excelentes vinhos aos esportes de inverno. O verão é a alta temporada da uva e dos esportes de aventura: caiaque, rafting, parapente, trekking e asa delta são um respiro em meio aos barris de carvalho. Para quem pretende fazer trilhas pelo Parque Provincial Aconcágua, é preciso ficar atento às datas em que ele permanece aberto, normalmente de novembro a março (consulte sempre o site oficial para ver os dias exatos, que mudam todo ano - www.aconcagua.mendoza.gov.ar). O importante é ter em mente que, em qualquer época do ano, Mendoza oferece belíssimas paisagens, passeios e taças de vinho.  

Tudo que você precisa saber sobre Mendoza!

Esse texto sobre Quando ir faz parte do guia de Mendoza no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir

  • Missing Isabela há mais de 5 anos

    Final de Setembro e começo de Outubro é entre temporadas. Vale a pena?

  • Vmymj Neda Blythman De Figueirêdo há mais de 5 anos

    Isabela, final de setembro, começo de outubro, é uma boa época sim para vir a Mendoza. O clima é ameno e a cidade esta de um verde bem fresco.

  • Missing Ana Claudia Muller há mais de 4 anos

    Estou pensando em ir no início de setembro. Como é a tempo nesse período? É possível fazer a travessia de carro à Santiago/Chile ou as cordilheiras estão cobertas de neve?

  • Moniquerenne Monique Renne há mais de 4 anos

    Ana Claudia, setembro já é primavera, ou seja, a neve já se foi. Com sorte você verá um pouco de neve próximo ao Aconcágua (que tem neve eterna). O clima é bem ameno e a baixa temporada facilita a encontrar boas hospedagens com precinhos melhores.

  • 4t7dh Izabelle Lima há mais de 4 anos

    Ana, estou pretendendo ir por volta do dia 20 de outubro , qual a média da temperatura nesse época. Durante o mês de outubro tem algum evento em especial na cidade?

  • Praiadoscarneiros002 maria christina passeri baruque há 4 anos

    estou pensando em ir em meados de jun/2016.Vale a pena? eu adoro frio.

  • 103011349133549487097628484911825104423461n Rita veiga há 4 anos

    vou chegar em Mendoza dia 11 de outubro, gostaria de saber se preciso agendar visita e almoço na bodega Chandon. Será que consigo taxi para nos levar e buscar? Qual a temperatura media da cidade?
    Desde já obrigado

  • 248 tania vieira há 4 anos

    estou indo pela primeira vez em 21 de novembro. como é o clima nesta época ? Que levar na mala ?agasalhos? ou so roupas de verão? obrigada

  • 3n7xn Iracy Nascimento há mais de 3 anos

    estamos pensando eu e meu marido passar uns 05 dias Santiago e depois seguir de ônibus para Mendoza...isso no mês de agosto e inicio de setembro de 2016...por favor...Dê dicas...agradecida

  • Vtngn Arícia Martins há 3 anos

    Olá, gostaria de saber se o mês de maio (segunda quinzena, especificamente) é uma boa época para conhecer Mendoza e fazer o passeio para a Cordilheira dos Andes. Não quero esquiar, mas ainda assim queria ver os cumes das montanhas, pelo menos, com neve.

  • Moniquerenne Monique Renne há 3 anos

    Arícia, alguns trechos da Cordilheira tem neve durante todo o ano, mas você verá apenas de longe. Para ver de neve de verdade prefira ir depois de junho, quando começa a nevar na região.

  • 97vjm Alexandre Almeida há quase 3 anos

    Olá estou planejando estar em Setembro em Mendonza para fazer o Trekking Plaza Francia no Parque do Provincial Aconcágua mas parece que neste mês devido a neve as agências lá não fazem este trekking, o parque fica fechado, algo assim. Sabe me indicar uma saída pra isto, ou um melhor mês, tipo será que Julho ou Agosto eu consigo?

  • Moniquerenne Monique Renne há mais de 2 anos

    Alexandre, julho e agosto são auge do inverno, por isso o parque não está aberto para trilhas. O Parque Provincial Aconcágua permanece fechado na maior parte do ano, devido à periculosidade das trilhas. Ele costuma estar aberto entre novembro e fevereiro, mas a data exata varia todos os anos. O mirante segue as mesmas restrições. Por isso, fora de temporada, só é possível ver o Aconcágua da estrada. E ainda assim ele é grandioso!

  • Img20151228093007862 Edmilson jose mella há mais de 2 anos

    Entre natal e ano novo agora 2017
    é aconselhável
    qual agencia de turismo vc poderia me indicar
    sou de Indaiatuba-sp
    cidade vizinha de campinas ,prox a Viracopos
    estou pensando entre 25/12 a 31/12

  • M3v7z Suzane Carvalho há quase 2 anos

    Boa tarde! No início ou meado do mês de agosto eu consigo ir de carro, com segurança, ao Cajon Del Maipo e outros passeios pelas cordilheiras? Tenho receio de encontrar estradas fechadas...Gostaria e pegar o finalzinho do inverso, mas aproveitar as paisagens de carro sem riscos de encontrar estradas fechadas. Quando você sugere que eu vá?

    Muito obrigada pelas dicas!!

  • Missing Keithy Mayara Gonçalves da Silva há 1 ano

    Boa Tarde!
    Final de agosto é uma boa data ? ainda consigo pegar temporada de neve ?

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.