Nordeste

Sombra e água fresca, praias quentes e mar cristalino, e muito, muito, calor: eis o litoral nordestino do Brasil. Imperdível destino de férias entre aqueles que apreciam um bom mergulho no mar! A região composta por nove estados tem riquíssimo valor cultural e representa com maestria os fortes sabores brasileiros. 

Quem gosta de praia, sempre tem no Nordeste grandes opções de escolha, e tantas possibilidades que é até difícil decidir para onde ir! Na Bahia, com seu enorme litoral, você poderá curtir águas mornas e praias que agradam a todo público, desfrutar tanto de grandes cidades como Salvador, como destinos menores como Morro de São PauloTrancosoItacaré e Arraial d'Ajuda. No interior do estado, você encontrará as belezas naturais da Chapada Diamantina, que tem trilhas, cachoeiras e paisagens impressionantes.

Em Alagoas, sua capital Maceió, que tem um litoral lindo e praias impressionantes, como a Praia do Gunga, vale a pena também reservar um tempo para conhecer Maragogi, uma cidade pequena, e que fica linda no período de maré baixa, com piscinas naturais. O estado vizinho, Pernambuco, guarda as belezas da capital Recife e também de Porto de Galinhas, consolidado como um dos melhores destinos do Brasil, com excelente oferta de hotéis, resort e piscinas naturais lindas para conhecer através de um curto passeio de jangada. 

Quer conhecer as praias mais lindas do Brasil? Aposte em Fernando de Noronha, que é uma ilha pernambucana com alguns dos mais belos cenários do país! Mas se o orçamento não estiver tão generoso, que tal ir à Praia da Pipa, ou Jericoacoara? Ambos são destinos pequenos e cheios de charme, ideais para quem quer relaxar.

Natal, no Rio Grande do Norte, já muito popular entre os turistas, não decepciona aos amantes de praias e mescla paisagens naturais e urbanas de uma maneira incrível, com dunas no meio da cidade! A capital oferece uma ótima estrutura e também um bom custo-benefício, que  também é o caso de João Pessoa e Aracajú, capitais menos exploradas, mas super bonitas.

No Ceará, cuja capital, Fortaleza, é das gigantes do Nordeste, chama a atenção as enormes barracas na Praia do Futuro, a boa gastronomia e a possibilidade de passeios! Ao longo do litoral cearense há vários outros destinos pequenos que são ótimos para quem busca descanso, como a já comentada Jericoacoara e também Canoa Quebrada, com muitas falésias.

No Maranhão, além da capital São Luís, com um centro histórido lindo, vale muito a pena conhecer a Chapada das Mesas e os incríveis Lençóis Maranhenses, que tem dunas e lagoas cristalinas como nenhum outro lugar do mundo é capaz de oferecer! No Piauí, um dos grandes destaques é o Parque Nacional da Serra da Capivara, um sítio arqueológico com vestígios de civilizações antigas que é considerado um museu a céu aberto e chancelado como Patrimônio da UNESCO.

A diversidade de cenários do Nordeste brasileiro é incrível! A região tem paisagens para todo gosto: dunas, falésias, rios, lagoas, mangues, ilhas e praias a perder de vista. Com a abundância de cidades maravilhosas, difícil será escolher só uma para conhecer nas férias. Curta a beleza das mais belas praias brasileiras e se encante com um povo alegre e arretado. 

 

Quando ir ao Nordeste? 

Existe uma melhor época para ir ao Nordeste brasileiro, mas como são muitos destinos diferentes nessa região, em cada um deles a melhor hora para viajar poderá variar. Dentro do Nordeste também há sub-regiões, locais em que chove muito pouco e outros em que chove em maior quantidade.

Muita gente esquece e pensa que há sol o ano inteiro no Nordeste, mas a região também tem um período chuvoso, e é importante pensar nele ao escolher um destino para viajar. Muita gente diz que o Nordeste tem duas estações: verão, com mais dias de sol, e "inverno", quando costuma chover. 

Na capital São Luís as chuvas acontecem principalmente entre fevereiro e maio, e em  Fortaleza entre março a julho. Em Natal, João Pessoa, Recife, Maceió e Aracajú, as chuvas acontecem principalmente entre março e julho -— para aumentar as chances de encontrar bons dias de sol, evite esses meses. Em Salvador as chuvas são mais frequentes entre abril e junho, e em direção ao sul da Bahia, como em Porto Seguro, as chuvas acontecem o ano todo, então não há uma estação seca ou chuvosa.
 
Outra dica importante para quem planeja uma viagem ao Nordeste, em especial nas cidades onde formam-se piscinas naturais no mar, é tentar viajar no periodo de maré baixa, quando as piscinas ficam em sua forma mais bonita! Isso faz toda a diferença para curtir as praias do Nordeste!

 

Leia também

Melhores Destinos do Nordeste
Melhores praias do Nordeste
Melhores praias de Pernambuco
Praias da Bahia que você precisa conhecer