Nordeste

Sombra e água fresca, praias quentes e mar cristalino, e muito, muito, calor: eis o litoral nordestino do Brasil. Imperdível destino de férias entre aqueles que apreciam um bom mergulho no mar! A região composta por nove estados tem riquíssimo valor cultural e representa com maestria os fortes sabores brasileiros. 

Quem gosta de praia sempre tem no nordeste grandes opções de escolha e tantas possibilidades que é até difícil decidir para onde ir! Na Bahia, com seu enorme litoral, você poderá curtir águas mornas e praias que agradam a todo público, desfrutar tanto de grandes cidades como Salvador, como destinos menores como Morro de São PauloTrancosoItacaré e Arraial d'Ajuda. No interior do estado, você encontrará as belezas naturais da Chapada Diamantina, que tem trilhas, cachoeiras e paisagens impressionantes.

Em Alagoas, sua capital Maceió, que tem um litoral lindo e praias impressionantes, como a Praia do Gunga, vale a pena também reserva um tempo para conhecer Maragogi, uma cidade pequena, e que fica linda no período de maré baixa, com piscinas naturais. O estado vizinho, Pernambuco, guarda as belezas da capital Recife e também de Porto de Galinhas, consolidado como um dos melhores destinos do Brasil, com excelente oferta de hotéis, resort e piscinas naturais lindas para conhecer através de um curto passeio de jangada. 

Quer conhecer as praias mais lindas do Brasil? Aposte em Fernando de Noronha, que é uma ilha pernambucana com alguns dos mais belos cenários do país! Mas se o orçamento não estiver tão generoso, que tal ir à Praia da Pipa, ou Jericoacoara? Ambos são destinos pequenos, cheios de charme, ideais para quem quer relaxar.

Natal, no Rio Grande do Norte, já muito popular entre os turistas não decepciona aos amantes de praias e mescla paisagens naturais e urbanas de uma maneira incrível, com dunas no meio da cidade! A cidade oferece uma ótima estrutura e também um bom custo-benefício, que  também é o caso de João Pessoa e Aracajú, capitais menos exploradas, mas super bonitas.

No Ceará, cuja capital, Fortaleza, é das gigantes do Nordeste, chama a atenção as enormes barracas na Praia do Futuro, a boa gastronomia e a possibilidade de passeios! Ao longo do litoral cearense há vários outros destinos pequenos que são ótimos para quem busca descanso, como a já comentada Jericoacoara e também Canoa Quebrada, com muitas falésias.

No Maranhão, além da capital São Luís, com um centro histórido lindo, vale muito a pena conhecer a Chapada das Mesas e os incríveis Lençóis Maranhenses, que tem dunas e lagoas cristalinas como nenhum outro lugar do mundo é capaz de oferecer! No Piauí, um dos grandes destaques é o Parque Nacional da Serra da Capivara, um sítio arqueológico com vestígios de civilizações antigas que é considerado um museu a céu aberto e chancelado como Patrimônio da UNESCO.

A diversidade de cenários do Nordeste brasileiro é incrível! A região tem paisagens para todo gosto: dunas, falésias, rios, lagoas, mangues, ilhas e praias a perder de vista. Com a abundância de cidades maravilhosas, difícil será escolher só uma para conhecer nas férias. Curta a beleza das mais belas praias brasileiras e se encante com um povo alegre e arretado. 

 

Quando ir ao Nordeste? 

Existe uma melhor época para ir ao nordeste brasileiro, mas como são muitos destinos diferentes nessa região, em cada um deles a melhor hora para viajar poderá variar. Dentro do nordeste também há sub-regiões, locais em que chove muito pouco e outros em que chove em maior quantidade.

Muita gente esquece e pensa que há sol o ano inteiro no nordeste, mas a região também tem um período chuvoso e é importante pensar nele ao escolher um destino para viajar. Muita gente diz que o Nordeste tem duas estações: verão, com mais dicas de sol e "inverno", quando costuma chover. 

Na capital São Luís as chuvas acontecem principalmente entre fevereiro e maio e em  Fortaleza entre março a julho. Em Natal, João Pessoa, Recife, Maceió e Aracajú, as chuvas acontecem principalmente entre março e julho -— para aumentar as chances de encontrar bons dias de sol, evite esses meses. Em Salvador as chuvas são mais frequentes entre abril e junho e em direção ao sul da Bahia, como em Porto Seguro, as chuvas acontecem o ano todo, então não há uma estação seca ou chuvosa.
 
Outra dica importante para quem planeja uma viagem ao Nordeste, em especial nas cidades onde formam-se piscinas naturais no mar, é tentar viajar no periodo de maré baixa, quando as piscinas ficam em sua forma mais bonita! Isso faz toda a diferença para curtir as praias do Nordeste!

 

Leia também

Melhores Destinos do Nordeste
Melhores praias do Nordeste
Melhores praias de Pernambuco
Praias da Bahia que você precisa conhecer