Compras com Cartão de Débito (Não é pré-pago) no exterior

  • Nophoto Murilo    há mais de 7 anos Balloon-quotation

    Senhores,

    Acabei de ativar minha conta para uso no exterior pelo Banco do Brasil.
    As atendentes são horríveis e não consegue explicar nada além dos 6.38% do IOF.

    A minha dúvida é a seguinte:

    1- Cartão de DÉBITO que utilizo aqui no Brasil do BB que está habilitado para uso no exterior poderá ser utilizado nas máquinas de bandeira VISA na função DÉBITO? Como se fosse numa compra comum numa loja brasileira?

    2- Se for possível a compra no modo DÉBITO nas lojas na máquina VISA quais são as bases de calculo? "Apenas" a aplicação dos 6.38% e a conversão da moeda local para Real?

    Obs.: O país em questão é o Chile (peso) e o cartão não será Pré-Pago e sim o de débito rotineiro que utilizamos aqui nas lojas do Brasil. Bandeira VISA e Habilitado para uso Internacional.

    Débito e não crédito.

    Desde já agradeço a atenção de vocês.

  • 264mw Camille Panzera    há mais de 7 anos Balloon-quotation

    Murilo, além do IOF acredito que será cobrada a taxa de conversão para o real que o BB utilizar. Pelo que sei, é quase a mesma coisa que o cartão de crédito, mas sem estar sujeito a uma grande variação do câmbio, porque valerá o câmbio do dia da operação. EU não contaria com apenas essa forma de pagamento, raras vezes consegui utilizar cartão de débito no exterior e já fiz tentativas no Chile.
    Se você fizer questão de usar o débito, desabilite a função crédito do seu cartão porque muitas vezes você pensa que está passando no débito, mas acaba caindo no crédito, mesmo que conste que a operação é de "débito". Outra coisa que já me aconteceu foi não conseguir fazer saques ou usar a poupança do BB, apenas CC. Falo isso por experiência própria.
    Santiago tem uma agência do BB, qualquer coisa dê uma passada lá.

  • Xyewv Anderson Correia    há mais de 7 anos Balloon-quotation

    Como vou sempre a NY eu nem estava mais levando especie e sim sempre o cartão de debito do BB, para saques na agencia BB existe uma tarifa de 2,5 dólares por saque mais o iOF, e mais uma outra taxa que o BB cobra na conta em torno de R$ 0,98.
    Nas maquinas que tem nos hotéis e conveniência esta taxa varia de maquina pra maquina normalmente elas cobram 4,5 dólares

    Quanto ao debito e normal e so vai cobrar o iof, normalmente as maquinas oferecem a opçao ja de conversão por real na hora, mas se não estou enganado o Banco Central proibiu isso para os cartões brasileiros então a conversão e feita pelo seu próprio banco

  • Nhewa Lucia Leiro    há 4 anos Balloon-quotation

    Estive em Lisboa e não consegui sacar dinheiro lá nos caixas eletrônicos. Tive que comprar na função crédito (ainda bem que foi pouca coisa). Lamentavelmente, os bancos nos orientam de uma forma no Brasil, mas chegando lá de nada vale. Soube quando regressei que em Lisboa tinha uma agência BB. Sequer me informaram no Brasil sobre a existência dessa agência.

    Gostaria de saber em que máquinas podemos operar com a função débito (sem ser cartão pré-pago) na Europa, em especial Espanha e Portugal. Obrigada a quem puder me ajudar.

    Lúcia

  • Fvgnn Henrique Ribeiro Duran    há mais de 3 anos Balloon-quotation

    Nas minhas viagens pro exterior sempre habilito meu cartão de débito, detalhe, apenas débito, não é múltiplo, e uso normalmente para pagar onde for, sempre que possível.

    Vantagens:
    - debita direto da conta e, normalmente, usa taxa de conversão paralela e não turismo (só isso já vale a pena)
    - por internet banking controlo tudo
    - uso espécie para gastos pequenos, como táxis, comidinhas de rua, souvenirs ou barganha mesmo se valer a pena

    Detalhe: o banco eh o Santander

    Contras:
    - nenhum, só não perca o cartão

    Também levo de crédito habilitado para emergência. No caso, uso o Black da Caixa e tenho a opção de escolher SEMPRE usar a conversão diária, para evitar aquele susto no vencimento da fatura. Duro que nessa opção será sempre a conversão turismo.

    Espero ter ajudado.

    Henrique

  • Rz2jx Vivi Nakano    há 3 anos Balloon-quotation

    Olá pessoal!

    Estou no exterior e vou usar meu cartão de débito BB.
    Queria ter certeza se para usar a taxa cobrada é apenas o IOF mais a taxa de conversão da moeda.

    Até mais.

  • V9gzh Paulo F. Maranhão    há mais de 2 anos Balloon-quotation

    http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/antes-de-viajar/orientacoes-gerais-para-quem-vai-viajar-ao-exterior

    Neste site, do governo, na parte que fala sobre Dinheiro, vi que as taxas entre as funções crédito e débito são bem diferentes, veja que parte das informações:
    ...Observação: Tenha em mente que, quem faz compras com cartão internacional paga o Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros (IOF). Nos cartões de crédito, a alíquota para despesas internacionais é de 6,38%, para cada operação. No cartão de débito, o IOF cai para 0,38% e só incide no momento de carregamento do valor monetário.

    ( Eu entendi que se vc usar função crédito vc paga 6,38% e se vc paga débito paga 0.38 %... então vou entrar em contato com o meu banco para averiguar, espero que eles saibam informar adequadamente.)

  • F62n4 André Lourenço    há mais de 2 anos Balloon-quotation

    O que vc descobriu sobre o iof do cartão de débito?

  • Missing andre    há mais de 2 anos Balloon-quotation

    Cartão De Crédito Os 15 Melhores
    https://empregos-concursos.com.br/cartao-de-credito-os-15-melhores/

  • Missing Rodrigo    há 2 anos Balloon-quotation

    Quem está tendo problemas com a fatura do cartão de crédito, recomendo acessar o link: https://faturacartaodecredito.net/2-via-fatura-cartao-marisa-gera-fatura-do-cartao-online.html
    Aqui você vai poder tirar suas dúvidas e solucionar seus problemas com fatura online.

Enviar Comentário