Contrariando as opiniões sobre Split

  • Image Paula    há quase 5 anos Balloon-quotation

    Desde que chegamos na Europa sonhávamos em conhecer a Croácia.
    O objetivo era descansar curtindo a praia e a natureza.
    Na minha primeira pesquisa descobri várias cidades encantadoras que eu gostaria de conhecer, como Drubrovnik, Zadar e a capital Zagreb. Mas como a Croácia é um país comprido e como eu disse que o objetivo era descansar optamos por ficar em somente uma cidade …. Nada de ficar camelando: fecha mala, check-in, check-out, procura hotel, etc.

    Split é a principal cidade da Costa da Dalmácia, considerada pela Lonely Planet a costa mais bonita da Europa. Fica no centro do país, na parte do litoral e é da onde saem a maioria dos barcos para visitar as principais ilhas. A circulação de pessoas é grande, os turistas são na maioria europeus, não vimos muitos brasileiros. É geralmente escolhida como ponto de passagem, mas nós escolhemos como ponto fixo e estratégico.

    Alugamos um pequeno apartamento para uma curta temporada de 10 dias. Muito aconchegante e bem localizado. O preço era bem bom também, afinal, nunca gastamos muito com hospedagem.

    Engraçado como na minha pesquisa em outros blogs não encontrei ninguém falando bem da cidade… Cá estou eu discordando e contrariando….. O lugar é uma graça!!!! Fique em torno do Palácio Diocleciano e você estará bem localizado. A Riva (beira mar) é arborizada, florida e belíssima com bancos e espreguiçadeiras para os visitantes curtirem o visual.

    A gente fica na dúvida de que lado olhar: ou pro mar para admirar a água clara e azul com grandiosos navios enfeitando ou pras iluminadas muralhas do antigo Palácio considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

    Diocleciano foi o imperador romano que mandou construir o palácio na região onde nasceu para passar os últimos anos da sua vida. Ele não economizou na obra, trouxe até esfinges e colunas de granito do Egito para enfeitá-lo.
    Menos de 300 anos depois da sua morte o palácio abandonado foi invadido por habitantes que fugiam das cidades vizinhas saqueadas pelos etruscos. O palácio então foi transformado em uma autêntica vila que mais tarde daria origem a cidade de Split.

    É uma delicia andar pelas ruelas que preservam até hoje muitos elementos originais.
    São vários restaurantes e konobas charmosas, cantinhos com música ao vivo, lojas, comidas locais, bancos, mercados, etc…. É incrível imaginar como um Palácio de antigamente hoje é uma mini cidade…. Viva e vibrante.

    Mas o melhor de Split são as praias….. Você deve estar querendo saber qual…. Isso é o que menos importa, todas magnificas!! Como encontrá-las? Não se preocupe, todos os caminhos de Split são praias…. Alugue uma motinho, saia explorando e pare na que mais te impressionar!!

    Abraços & boas vibrações a todos
    Paula & Teco
    Blog: De Repente Mudou - derepentemudou.wordpress.com
    Face: facebook/derepentemudou
    Insta: @derepentemudou

Enviar Comentário