Salar de Uyuni

Recomendo!

  • Missing Natália    há mais de 6 anos Balloon-quotation

    Meu marido e eu fizemos o tour de três dias pelo Salar (eles oferecem pacotes de 1, 2 e 3 dias - recomendo de 3). Bolívia nos surpreendeu, vimos o imenso salar, as ilhas, cactus, vulcões, montanhas nevadas, geizers, lagoas de todas as cores, lhamas, deserto, etc. Parece que você está em outro mundo... Numa manhã fazendo -10C, tomamos banho em uma piscina natural de água termal aquecida por um vulcão!!! Fala sério, onde mais você verá tudo isso em 3 dias??? Ainda pegamos uma pequena nevasca fora de época. Lindooo!!!! O povo muito solícito, nosso guia simpático e nossos companheiros de viagem na 4X4 alugada eram demais!!! A comida que eles preparam na hora é simples mas boa. Dormimos em um hotel de sal, também simples mas muito legal.
    Obs. A altitude pega a gente... não a subestime! O segundo refúgio que dormimos era muito ruim... A noite é friiiiioooooo, leve agasalho.
    Espero que com isso eu dê um ponta-pé inicial neste fórum, de um lugar magnífico!!!

  • Dsc003862 ROSE VITAL    há 6 anos Balloon-quotation

    Eu fiz esse roteiro ano passado e achei maravilhoso mesmo!!!!!! Valeu muito à pena!! Pegamos noites estreladas e frio de -20 graus!!!!! Dormimos sem banho e fizemos amizades incríveis, pois tivemos a sorte de ter bons companheiros de viagem. Foi literalmente inesquecível.

  • Jk26e Gilberto Morais    há 6 anos Balloon-quotation

    Natalia e Rose,

    Por favor, gostaria de saber qual foi a companhia que voces contraram para fazer o tour pelo Salar. Como a experiencia de voces parece ter sido boa, estou colhendo o maior numero de opinioes para decidir, qual irei escolher.

    Obrigado pela atencao.

    Gilberto

  • Dsc003862 ROSE VITAL    há 6 anos Balloon-quotation

    Gilberto, a agência foi Andes Salt Expeditions. No meu blog tem o roteiro completo com dicas do que levar, os perrengues que passamos, etc. Clique no link se tiver interesse. Abraços
    http://meamarroemviajar.blogspot.com.br/2014/08/salar-de-uyunibolivia-primeiro-dia.html

  • Missing Natália    há 6 anos Balloon-quotation

    Oi Gilberto. A agência que nós fomos se chama Expediciones Salar de Uyuni, fica bem em frente a praça da cidade... Nosso guia chama-se Jaime, o primeiro hostel que ficamos, feito de sal, era bem bonzinho e bonito, com mesa de sinuca, comida boa, camas confortáveis, mas só há um banheiro (para homens e mulheres) e quartos para 6 pessoas. Já o segundo hostel era horrível, nem tomei banho pois sem condições... mas valeu a pena! Aventura que todos deveriam fazer algum dia.

  • Missing Natália    há 6 anos Balloon-quotation

    Rose,
    entrei no seu blog: SIMPLESMENTE AMEI!!! Falei hoje com meu marido sobre ele e vamos fuçar mais, pois notei muita semelhança no tipo de viagem que vocês priorizam conosco... Não temos frescura, preferimos economizar no hotel (ficando em hostels) e comida pelo simples fato de poder estar lá... mas mesmo assim gostamos de um mínimo de limpeza, conforto, etc. Fizemos algumas viagens iguais (Bogotá, San Andrés - também ficamos no El Viajero), só na nossa aventura pela América do Sul (Argentina, Bolívia, Chile e Peru) fizemos de carro em 20 dias, pegando todos esses países e conhecendo os lugares que você também citou no seu blog.
    Pena que não conseguiu ver a Laguna Colorada em sua cor e como tinha vento!!! Nós fomos em Maio e recomendo esta época para quem vai ao Salar.
    Quanto ao que você escreveu sobre a Ilha de Uros, sabe que também desconfiamos se aquele povo realmente vive lá ou é apenas uma atração turística... Sobre aquele navio encalhado em San Andrés, você citou que disseram que o Furacão Katrina trouxe ele ali, nosso guia deu uma outra explicação bem diferente... vai saber né!
    Fiquei impressionada sobre o que você explicou sobre Cancun, que coisa injusta, se não ficar nos hotéis caríssimos tem praia limitada!!!! Que chato! Mas como acabei de voltar de San Andrés, por enquanto nem tenho vontade de ir a Cancun...
    Uma coisa que não consegui localizar no blog são as datas das viagens... por exemplo para Caracas, você disse que é muito perigoso, mas ouvi que agora as coisas estavam mais calmas... quando vc foi?
    E me diz uma coisa, desculpe a indiscrição... no que você trabalha menina???? Quanta viagem... que sonho!!! Nós só conseguimos fazer uma viagem grande por ano, to contando os dias para a próxima, estamos esperando o dólar baixar, queríamos China ou EUA, mas se continuar assim vamos para Ushuaia de carro...
    Ah, YUCA é mandioca!!!
    Um grande abraço e espero manter contato para pegar dicas!

  • Dsc003862 ROSE VITAL    há 6 anos Balloon-quotation

    Uau, Natália!!!!!!!
    Fico muito feliz que você tenha gostado do nosso blog. O nosso objetivo principal é ajudar e orientar pessoas que querem e gostam de viajar, não ganhamos nada financeiramente com isso (não sei se você percebeu, mas nem propagandas temos no blog). O que ganhamos é o feedback que as pessoas nos dão depois que voltam felizes de suas viagens.
    Vi que você leu algumas postagens, fique à vontade a juntar-se a nós para compartilhar suas experiências também.
    Tanto eu como meu marido somos professores, temos duas férias por ano e economizamos cada centavo para aproveitar bem as férias. Kkkkkkkkkk
    Agora, estamos com planos de algo maior, tipo países nórdicos e Rússia, mas pelo jeito vamos ter que esperar o preço do euro baixar. Kkkkkkkk
    Acabamos de chegar da Espanha e Grécia, estou trabalhando na postagem de Barcelona e na de Madri. As postagens das ilhas gregas e de Atenas já foram publicadas, dê uma olhada e veja se te inspira...
    Beijos carinhosos.

  • Missing Diogo    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Para fazer o passeio no salar NAO CONTRATEM a empresa Creative Tours, tive um péssimo atendimento, cobranca de taxas abusivas e para piorar sofremos um capotamento no final da Tour, por sorte saimos bem.

  • Missing David    há mais de 5 anos Balloon-quotation

    Galera,

    Eu fui com a agência Estrella Del Sur, acho que atenderam todas as expectativas - só que você não vai esperando um passeio 5 estrelas, é bem simples! Abra a mente haha

    Mas pra quem está em com medo, é super seguro e os carros que fazem o transporte são equipados e inclui comida que são preparadas pelos guias. Se quiser estender tem a opção de ir até a fronteira com o Chile e conhecer o deserto do Atacama e na volta pegar o mesmo carro pra voltar pro uyuni.

    Tem algumas indicações bacanas aqui nesse link: http://www.dubbi.com.br/perguntas/indicacao-de-agencia-de-turismo-para-fazer-travessia-do-salar-de-uyuni

    Abraços! :)

  • Missing Renata    há mais de 5 anos Balloon-quotation

    O celular funciona no salar? Eu sempre quis fazer essa viagem, mas como tenho um parente doente em casa, a falta do sinal do celular sempre foi um problema.

  • 264mw Camille Panzera    há mais de 5 anos Balloon-quotation

    Oi, Renata. Pelo menos na minha experiência não havia sinal no celular... No segundo dia de viagem passamos por um lugar que dizia ter wi-fi, mas não testei para saber se funcionava. Abs

  • Missing Caroline M    há mais de 5 anos Balloon-quotation

    Como faziam quando um dos passageiros queria ir no banheiro ? O guia para pra fazer um xixi básico?

  • 264mw Camille Panzera    há mais de 5 anos Balloon-quotation

    O motorista para o carro se você pedir, a questão é que durante passeio a gente passa um tempão na estrada, no meio do nada. Em alguns lugares têm banheiro e aí você aproveita pra ir... mas se sentir vontade de fazer xixi em um local isolado, aí só tem banheiro natural mesmo.

  • Missing Natália    há mais de 5 anos Balloon-quotation

    Caroline,
    eu tinha a mesma preocupação pois tenho problemas de cistite, mas foi bem tranquilo. Eles dão várias paradas pelo caminho, em todas elas eu ia no banheiro, mesmo sem vontade, para não ter problemas depois. Os banheiros por lá são pagos, mas são centavos apenas. Na volta estávamos há muito tempo na estrada, então pedi para o guia parar e fui atrás de uma pedra mesmo... é bem tranquilo. Ah, na Bolívia, especialmente neste trecho do Salar, as estruturas para o turista são simplérrimas, quanto à banheiros (minha especialidade, rss) em alguns lugares era apenas um buraco no chão, o nº1 fazia no buraco da frente e o nº2 no de trás e tinha que jogar serragem em cima hehehe. E nos refúgios os banheiros eram mistos e chuveiro só tinha um, precisava pegar senha. Mas acredite, valeu a pena!

  • Missing Caroline M    há mais de 5 anos em resposta a Natália Balloon-quotation

    [citacao:Natália;32199] [citacao:Camille Panzera;32161]
    Meninas
    Obrigada por responder.
    Já fico mais tranquila. Vou aproveitar e comprar esse produto aqui:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710187354-urinol-feminino-super-higinico-lavavel-p-fazer-xixi-em-pe-_JM

    Outra dúvida:
    Vocês foram com o salar seco ou tinha chovido? Tipo, é melhor ir de boots/bota ou dá pra ir de tenis mesmo? Não queria ficar com o pé encharcado e ter q levar mais um sapato extra... como vcs fizeram?

  • 264mw Camille Panzera    há mais de 5 anos Balloon-quotation

    Como eu fui com o salar seco, não sei dizer se fica muito molhado quando ele está alagado. Na viagem toda usei um daqueles sapatos de trekking.

    Ainda sobre o assunto do banheiro, eu acho MUITO útil você levar um lenço desinfectante para passar no vaso sanitário. Uso esse tipo de lenço em toda viagem que faço e me ajuda bastante. Em San Pedro mesmo eu vi vendendo esse tipo de lencinho... dá uma olhada no Google por Wet Ones (tem outras marcas também).

  • Missing Caroline M    há mais de 5 anos em resposta a Camille Panzera Balloon-quotation

    • Camille Panzera escreveu:
      Como eu fui com o salar seco, não sei dizer se fica muito molhado quando ele está alagado. Na viagem toda usei um daqueles sapatos de trekking.

      Ainda sobre o assunto do banheiro, eu acho MUITO útil você levar um lenço desinfectante para passar no vaso sanitário. Uso esse tipo de lenço em toda viagem que faço e me ajuda bastante. Em San Pedro mesmo eu vi vendendo esse tipo de lencinho... dá uma olhada no Google por Wet Ones (tem outras marcas também).

    Opa! Vou olhar! Obrigada, Camille!

  • Missing Natália    há mais de 5 anos Balloon-quotation

    Caroline, quando você pensa em ir?
    Eu fui em Junho e o salar estava seco, fui de tênis, bem tranquilo.

  • Missing Caroline M    há mais de 5 anos em resposta a Natália Balloon-quotation

    • Natália escreveu:
      Caroline, quando você pensa em ir?
      Eu fui em Junho e o salar estava seco, fui de tênis, bem tranquilo.

    Saio daqui essa quinta-feira (dia 25).
    Você sabe me dizer que tipo de tomada se usa lá? Se é o padrão americano (pino chato) ou se é o redondinho?

  • Missing Felipe Silva da Conceição    há mais de 5 anos Balloon-quotation

    Olá Camille,
    Tenho uma duvida muito grande. Você acha tranquilo deixar para fechar o hotel/hostel quando já estiver em SPA ? Porque como vou fazer o passeio ao Salar de Uyuni não sei quais serão os dias que ficarei de SPA.
    EX: Minha viagem para o Atacama para 13/06 até 20/06 e nesse período 4 dias serão reservados para o Salar de Uyuni, porém nao tenho como reservar o hotel daqui do Brasil pois não sei quais serão os dias que ficarei em SPA.
    Alguma dica ? Me ajudem ! rs rs rs

  • 264mw Camille Panzera    há mais de 5 anos Balloon-quotation

    Oi, Felipe. Tudo bem?
    Eu organizei o dia da minha saída para o Salar antes de chegar em San Pedro justamente pra conseguir reservar os hotéis antes. Não curto a ideia de deixar a reserva pra última hora porque San Pedro não é dos lugares mais baratos para se hospedar... e como eu não gosto de emoções fortes ahahaha, achei melhor reservar tudo antes.
    Fiz a reserva por uns 4 dias em San Pedro, depois fui para o Salar por 3 noites e voltei para San Pedro para mais 2 noites e no retorno escolhi ficar em um hotel que oferecesse mais conforto pra compensar as acomodações em que fiquei no salar.
    Você já pesquisou as empresas que gostaria de fazer o passeio pelo Salar? Se sim, considerou fazer a reserva pela internet? Não tem necessidade real de reservar antes, mas eu preferi fazer assim pra já deixar os hotéis e os dias do passeio organizados.
    Abs!

  • Jk26e Gilberto Morais    há mais de 5 anos Balloon-quotation

    Uma boa maneira de se garantir sem maiores riscos eh tentar reservar algum hotel em San Pedro de Atacama que tenha a política de permitir cancelamento grátis ou alterações de datas sem custos adicionais. Acredito que no Booking.com deva ter alguns hotéis listados com estas características. Aí você cancela ou modifica a reserva um pouco antes de partir de Uyuni, quando já tiver acertado o tour pelo Salar. Reservar o Salar antes Eh roubada, eles abusam do preço e também estará sujeito a taxas bancárias e impostos para transferir o montante e na hora H você tem condições de fazer um leilão reverso por lá e escolher a companhia e motorista que pareçam mais confiáveis. Isso tudo considerando que você faça a rota de uma mão, ou seja de Uyuni a San Pedro Atacama. Caso faça como a Camile, aí seria melhor já reservar o hotel aqui, independente de eventuais alterações. Salvo quando há bloqueios nas estradas bolivianas devido à greves, não Eh comum haver dias que não tenha disponibilidade de saídas para o Salar. Boa sorte!

  • Missing Felipe Silva da Conceição    há mais de 5 anos Balloon-quotation

    Olá Camille e Gilberto. Boa Tarde, tudo bem sim.
    Já pesquisei as empresas sim, porém nenhuma me respondeu aos e-mails enviados. A minha real intenção é fazer como você fez, deixando tudo reservado aqui do Brasil. Passeios, hotel e tudo mais.
    Mas o que está me deixando nervoso e o passeio ao Salar de Uyuni que não tenho resposta de e-mail e/ou whatsapp das agências para poder programar minha agenda e reservar o hotel.
    Você fez o passeio por qual agencia ? Tem contato deles ?

    Obrigado.

  • Missing Natália    há mais de 5 anos Balloon-quotation

    Oi Felipe,
    não sei se meu relato irá ajudar, pois parti da cidade de Uyuni e não de SPA. Nós não planejamos nada. Chegamos em Uyuni, encontramos um hostel e fomos ao centro a procura de uma agência. Pesquisamos e contratamos a Expediciones Salar de Uyuni. Gostamos. No retorno do Peru passamos por SPA, chegamos a noite após uma nevasca (faziam 60 anos que não nevava no deserto), as fronteiras estavam fechadas, por isso a cidade estava quase lotada, demos algumas voltas até encontrar um hostel com vaga, muito bom, tipo chalé, confortável e limpo, nós amamos! Desculpa mas não vou lembrar o nome.
    Se organizar antes evita diversos contratempos, mas acredito que se você não conseguir contato antes e decidir chegar lá na hora, não terá grandes problemas, a cidade está acostumada a receber mochileiros que fazem assim quase sempre!

  • Jk26e Gilberto Morais    há mais de 5 anos Balloon-quotation

    Felipe,

    Eu nao fiz ainda o tour pelo Salar, porem, ja pesquisei a fundo.

    Eu recebi resposta da Salt Andes Expedition e de uma outra agencia que nao me recordo. Alem dos nomes listados aqui pela Camile, li boas referencias de outras agencias que operam o tour, mas se voce ler a fundo em diversos foruns como o Trip Advisor e o Mochileiros.com vera que todas reunem tanto avaliacoes mais do que positivas, como tambem muito negativas, sem excecao. A conclusao que eu cheguei eh: depende demais do motorista e seu comprometimento, ate por isso eh melhor deixar para a ultima hora neste caso, voce pode perguntar quem guiara, as caracteristicas do mesmo e bater com alguem com boa recomendacao indicado nos foruns. Quem, como eu e voce provavelmente, que gosta de planejar e deixar tudo direito antecipadamente acaba se dando mal neste caso. Acredite, turismo na Bolivia eh levado ainda de maneira nada profissional, entao, a frustracao sera maior, ate porque voce lera depoimentos de quem comprou antecipadamente e alem de ter pago bem mais do que aqueles que decidiram fechar na ultima hora, eh pratica mais do que comum voce comprar por uma agencia e ser alocado no carro de outro para compor numero, quando nao ha numero suficiente ou encher um carro completo e cortar gastos e aumentar as receitas deles.

    Estes nomes abaixo relacionados me pareceram os menos arriscados, levando em consideracao as reviews, porem, nenhuma, como disse, esta isenta de avaliacao negativa:

    Cordillera Tours – escritorio em San Pedro
    Wara del Altiplano – na tienda Fatima
    Estrella del Sur – Escritorio em San PEdro
    Atacama mistica (Wilson)
    Blue Line – escritorio en San Pedro

    Citei estas porque acredito que as que possui escritorio proprio em San Pedro de Atacama sao teoricamente as menos sujeitas a aprontar presepadas, pois poderiam ouvir reclamacoes tanto na ida quanto na volta. Trabalho em escolher uma destas com agencias nos 2 paises. Citei nomes de algumas pessoas que trabalham nas mesmas que parecem confiaveis, segundo os relatos.

    Se voce estiver encanado e disposto a nao correr risco de comprar na hora e a fim de fazer o Atacama tambem, ate por questao logistica de voos disponiveis para chegar mais facil a Calama, va e volte por SPA. Melhor chegar la no 1o dia, utiliza-lo com o intuito de fechar o Salar e depois os passeios do Atacama no regresso da Bolivia. Ou Ainda fechar tudo isso no Brasil mesmo, mas sujeito a cobranca que eles impoe que certamente nao eh a mesma da praticada por la, alem dos 6,38% de IOF a mais que voce pagara devido alegislacao local.

  • Cmrfa Bernardo Pereira    há mais de 4 anos Balloon-quotation

    Pra quem quer ir pro Salar de Uyuni, aqui tem um guia completado com dicas, hospedagens e várias fotos:

    Guia completo Salar de Uyuni > http://instintoviajante.com/deserto-de-sal-salar-de-uyuni/

    Abraços!

Enviar Comentário