Sugestão de Pauta: Como viajar tendo dupla cidadania - Como entrar e sair c

  • Dsc02346 Bruno André    há quase 7 anos Balloon-quotation

    Na verdade a pauta é também uma curiosidade minha sobre como as pessoas que tem dupla cidadania devem lidar quando viajam para fora. No meu caso, tenho a cidadania portuguesa (recém adquirida) também e sempre fico na dúvida de como me portar na apresentação do passaporte, já que o que é apresentado é que recebe o carimbo de entrada e saída do país visitado. Um exemplo:
    Numa viagem à Europa, saio do Brasil com o passaporte brasileiro. Ao chegar em Portugal, apresento qual? O português (que não será nem estará carimbado)?? Não serei questionado por estar entrando no país com o passaporte sem o carimbo de entrada e saída (teoricamente eu estaria retornando de viagem já que "sou" português e estou entrando em Portugal vindo de um voo internacional)?? Mostro o brasileiro (que será carimbado com a entrada), me obrigando a passar pela imigração (a melhor parte de quando se tem outra nacionalidade que é evitá-la)? Mostro os 2? Qual eu peço para carimbar? E se, voltando pro Brasil depois de ir à Portugal e apresentar o passaporte portugues (que não foi carimbado, claro), não terei problema na imigração daqui (coisas do tipo: "O senhor viajou para fora e não passou pela imigração? Como o senhor viajou? Etc.)?
    Espero ver o artigo e as respostas para minhas dúvidas!
    Abraços a todos dos MD!!

  • 9hdnr Ivan Carlo Zanella    há quase 7 anos Balloon-quotation

    Olá Bruno,

    Quando vc sai e chega ao Brasil, apresenta o brasileiro. Não há carimbo mesmo nem pra sair nem pra chegar. Vc está saindo e entrando no seu país.

    Quando chega e sai da Comunidade Européia, apresenta o português. Não há carimbo nem pra entrar e nem pra sair. Vc está transitando no "seu" país.

    Em resumo, se vc fizer assim. seus dois passaportes ficarão sempre em branco, sem carimbos.

    Tenho passaporte italiano. Fiz isso e entrei na Alemanha com ele, fui a Áustria de trem e saí pela Alemanha, sempre com o italiano e não recebi nenhum carimbo.

    Também, não sei porque mas alguns países não carimbam a saída do turista estrangeiro. Por exemplo, estive nos Estados Unidos em abril e carimbaram o passaporte quando entrei no país, mas não carimbaram quando saí de lá. Já na Coréia do Sul, carimbam a entrada e a saída.

    Aproveito para relatar uma situação inusitada que passei no Brasil. Minha filha pequena tem dupla cidadania mas fiz somente o passaporte italiano. Quando fomos sair em Guarulhos, ficamos 40 minutos no guichê... o funcionário não sabia como proceder e foi perguntar... e adivinhem... tinha fila onde ele ia perguntar e demorou... pura falta de preparo.
    Penso que era só tratar como um estrangeiro saindo do país... Ele não sabia o que fazer... resultado... perdemos o tempinho que iríamos ficar na sala vip. Quando chegamos era uma moça que também ficou embaraçada com a situação da minha filha ter só passaporte italiano. Argumentei que agisse como a entrada de um estrangeiro (preencher uma ficha etc..) Aí tinha outra que estava por ali, que ia começar ou estava de saída que logo disse. Sem problemas. Ela é brasileira nem precisa preencher nada não... Essa pelo menos tinha já conhecimento da situação. Ainda bem... não perdemos tanto tempo. E foi tratada como brasileira mesmo pois não preenchemos ficha de imigração e nem carimbaram o passaporte italiano dela...
    Mas isso é Brasil, não?!? rsrs

  • Eliasimage Elias Luccas    há 6 anos Balloon-quotation

    Viajando com Passaporte estrangeiro:

    Não há segredos na apresentação do Passaporte estrangeiro. Se você é brasileiro e possui dupla cidadania, e que viajar com seu passaporte estrangeiro (europeu ou outro), ao sair ou entrar no Brasil acesse a fila para brasileiros, afinal você é um brasileiro com dupla cidadania.
    Apresente-se á Policia Federal seu Passaporte estrangeiro junto com sua identificação de Identidade (RG), tanto na ida como na volta e pronto. Você estará automaticamente identificando que você e um cidadão estrangeiro neste momento, fica registrado no sistema nacional sua dupla cidadania.

    Ao chegar no país de destino (exterior) naturalmente apresente o passaporte estrangeiro!! normalmente. Nos países europeus eles carimbam sua entrada e sua saída, mas isso não é padrão. Há países que carimbam sua saída ou não. Sua saída embora possa não constar de um carimbo em seu Passaporte, certamente constará no sistema do país visitado.

    Ao viajar aos Estados Unidos, eu mesmo faço isso frequente com meu passaporte espanhol, é necessário apenas a autorização do Governo Americano, e isto é muito fácil, é só preencher a "ESTA" - Eletronic System for Travel Authorization o seguinte link - https://esta.cbp.dhs.gov/esta/application.html?execution=e1s1 A taxa cobrada é apenas US 14.00 cobrada em seu cartão de credito e tem validade para dois anos. Muito melhor do que enfrentar agendamento e os valores cobrados para o visto Brasileiro aos USA.

    Essa que o pessoal tem comentado de haver necessidade de você sair do Brasil, e ao entrar com ter que apresentar o passaporte Brasileiro é bobagem quando você quer sair como cidadão estrangeiro. Se voce apresenta o Brasileiro e não o estrangeiro voce esta saindo como um cidadão Brasileiro e não estrangeiro. Lembre-se passaporte Estrangeiro válido e seu RG.

    abraços,

  • 4jycm Natalia Gomes    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Estou preocupada pois tenho apenas o passaporte portugues e na volta de uma viagem para Londres, após muita dúvida sobre o que fazer a atendente carimbou meu passaporte como estrangeiro. Sera que terei algum problema em minha próxima viagem?

  • Eliasimage Elias Luccas    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Apresente seu documento de identidade (RG) na entrada juntamente com o passaporte, ela entrará como Brasileira sem problemas. Não ha necessidade nenhuma de preenchimentos de documento de esttangeiro. ok... Espero ter esclarecido.

  • 1393791112698 renata campos de freitas    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Olá, viajo daqui a nove dias para Miami. Tenho dupla cidadania portuguesa. Possuo todos os documentos tanto brasileiros como portugueses em dia. Entrei no site do ESTA e paguei a taxa também. Imprimi uma folha, na minha casa mesmo, com esta confirmação. Não sei se só estes documentos são necessários para entrar nos EUA. Fora isso estou com mais algumas dúvidas. Por favor, se alguém puder me ajude com o seguinte.

    1) Quais documentos apresento no embarque (Galeão)?
    2) Em que momento apresento o ESTA e é realmente só este papel impresso que preciso levar?
    3) Estou grávida, como faço para não passar pelo raio X?
    4) Tenho uma conexão no Panamá, mostrarei na ida e na volta (em todos os momentos) os mesmo documentos apresentados na Ida (embarque no Galeão)?
    5) Como funciona a imigração e a conferência de compras trazidas dos EUA para gestantes?

  • Eliasimage Elias Luccas    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Oi Renata tudo bem? Também possuo dupla cidadania, e devido aos custos de emissão de vistos americanos, optei usar meu passaporte espanhol, o que facilitou muito pois os custos do ESTA em US 14.00 é bem inferior ao enorme custo que coram no Brasil para o visto em Passaporte brasileiro.

    Com referencia ao Passaporte e viagem como estrangeiro, leia meu Post nesta mesma página acima.

    Se você tiver o visto americano em seu passaporte Brasileiro, e quiser viajar com ele tudo bem, em Miami, ou seja no estado da Flórida devido ao fluxo de passageiros, compras, turismo etc, não costumam barrar muito, nunca receberam o consumo de tantos brasileiros como ultimamente. Se você for viajar com Passaporte Europeu, e quer sair do Brasil como uma cidadã europeia, solicito ler meu post anterior, devendo apresentar somente o passaporte Europeu para sair como Europeu, se apresentar o Passaporte Brasileiro, certamente a Policia federal certificará que você esta saindo como Brasileira.

    Com referência a autorização de entrada Americana (ESTA), leve-o impresso com voce por segurança, mas eles não irão pedir nenhum documento a não ser o Passaporte com o qual você estará entrando nos Estados Unidos.

    Sua Conexão no Panamá pelo que vejo, estará viajando pela COPA, sem problemas, e uma boa Companhia, já viaje com a mesma, Somente o Passaporte e o cartão de embarque será exigido nos aeroportos.

    Para retornar ao Brasil, viajando com Passaporte Europeu não esqueça de apresentar seu RG (documento de identidade) Brasileiro, para certificar seu retorno ao Brasil como Brasileira, juntamente com seu Passaporte Europeu...ok

    Voce irá comprar artigos e ou produtos para gestantes? Independente disso, se a Federal dos Estados Unidos selecionar sua mala, ela fara a fiscalização de saída normal, na ultima viagem que fiz em Fevereiro próximo, vasculharam toda a minha mala e deixaram um bilhete dentro dela sobre o procedimento. Mas não são todas as malas fiscalizadas. Lembre-se se for trazer algo de valor, eletrônicos, notebooks, e ou outra coisa, traga junto com você em sua mala de bordo, ou de mão. Há muitos furtos e desvios. Na ultima meu irmão viajou comigo pela American Airlines a segunda mala foi extraviada propositalmente no aeroporto de Miami, chegou no Brasil com entrega especial pela American mas como 70% dos produtos comprados foram roubados. Sorte que ele trouxe Iphone e outros eletrônicos na bolsa de mão... Por favor qualquer dúvida estarei a disposição.

    Quanto ao Raixo X, avise antes de passar no RX sobre sua situação no Brasil e no transito, lembrando que a palavra grávida para Espanhol é "embaraçada"...ok

    abraços

  • 1393791112698 renata campos de freitas    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Elias, já havia lido todos os posts da página mas fiquei insegura pois nunca viajei para os EUA somente para a Europa. Obrigada por todas as informações. Fiquei apenas com três dúvidas que surgiram agora depois do meu primeiro post. São elas:

    1) Pago alguma taxa no aeroporto por estar saindo do meu país com passaporte estrangeiro? Há algo a ser pago no embarque?(Me falaram sobre isso agora,mas nunca ouvi falar)
    2) Na volta, caso eu seja selecionada para passar pela revista, serei revistada como cidadã portuguesa(europeia) ou como brasileira? Há alguma diferença entre esses dois casos?
    3) Passo sair do país com passaporte europeu e retornar com passaporte brasileiro sem estar carimbado?

    Desde já, MUITO OBRIGADA!

  • 9hdnr Ivan Carlo Zanella    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Oi Renata,

    Vamos às respostas de suas dúvidas:

    O documento necessário é apenas o(s) passaporte(s).

    1- Apresente seu passaporte brasileiro na companhia (pois vão pedir mesmo o brasileiro quando virem que vc é brasileira) e também o português pra saberem que vc não precisa do visto. e na emigração, para evitar transtornos (por falta de conhecimento dos funcionários) como o que passei e relatei em post acima.

    2- O ESTA nem precisava imprimir... no próprio site diz isso, mas leve à mão. Nos EUA não pedem em momento algum nem na entrada ou saída. Creio que já deva constar no sistema quando vc entra nos EUA. Na verdade da última vez que fui, para embarcar aqui no Brasil, mostrei o passaporte brasileiro e o funcionário olhou e como não tinha o visto me perguntou. Então mostrei o italiano. Aí me perguntou sobre o ESTA. Eu disse que estava tudo ok, que havia acabado de pagar, que a validade era dois anos e que eu não precisava ter o papel impresso.

    3- Raio X mesmo é só nos EUA. Bem... nunca tive essa experiência....rsrsrs Mas creio que é só conversar e explicar a situação.

    4- Na conexão do Panamá, se vc não for sair do Aeroporto, vai precisar mostrar para embarcar no próximo voo. Pode mostrar qualquer passaporte. Não precisa ser o mesmo.

    5- Isso é imprevisível, vai do momento e do fiscal alfandegário. Da uma olhada nesse link com alguns depoimentos: http://www.viajenaviagem.com/2011/10/comprou-enxoval-de-bebe-no-exterior-como-foi-na-alfandega-conte-pra-gente

    Sucesso e boa viagem

  • 1393791112698 renata campos de freitas    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Muito obrigada, IVAN!

  • Eliasimage Elias Luccas    há quase 6 anos Balloon-quotation

    1) Não, nada a pagar... Você estará indo ao EUA, há alguns países que cobram taxas de acesso ao país.
    2) Sim, porque você já terá passado pelo controle de imigrantes. Com seu Passaporte Europeu e seu RG identificará sua Dupla Nacionalidade, você entra como Brasileira.
    3) No caso do Estados Unidos, o ESTA é a sua autorização, eles irão carimbar e datar no controle de acesso no seu Passaporte Europeu em sua entrada naquele país. Você não retorna com seu Passaporte Brasileiro e sim com seu Passaporte Europeu com o qual saiu... Na chegada ao Brasil apresente seu Passaporte Europeu com seu RG. Lece o seu passaporte Brasileiro.

    Devido a falta de treinamento dos agentes Brasileiros, eles perguntarão quando voce apresentar seu passaporte Europeu para apresentar seu Passaporte Brasileiro, Se você fizer isso, mesmo sem o visto Americano em seu Passaporte Brasileiro, sem problemas, ele apenas certificará que voce esta saindo como Brasileira... Compreende?

    Lembre-se se Voce quer sair como cidadã Europeia, apresente apenas o Passaporte Europeu, é o que eu tenho feito.

  • 1393791112698 renata campos de freitas    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Ok. Muito obrigada, Elias!!! Fui de extrema importância e esclarecimento as dicas dadas aqui! =)

    Boas próximas viagens! Beijos

  • 4jycm Natalia Gomes    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Mas já aconteceu, na minha volta ao Brasil meu passaporte portugues foi carimbado. Ou seja, fiquei como estrangeira no Brasil. Terei algum problema em minha próxima viagem?

  • Eliasimage Elias Luccas    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Tranquilo Natalia, sem problemas, quando você for sair novamente, apresente seu passaporte com sua identidade, eles verificarão, mas não terá problema algum, qualquer dúvida no momento ele poderão comprovar com seu documento de identidade brasileira.

  • 4jycm Natalia Gomes    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Muito obrigada. Fiquei com medo de isso me impedir de embarcar.

  • Img2345 Simone Poffo Pfeifer    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Olá, moro mais de 18 anos no exterior e tenho dupla cidadania. Viajo sempre com meu passaporte italiano tanto que nem renovei mais o brasileiro. Este ano gostaria de levar minha filha para o Brasil. O pai não viajara conosco. Somente temo que poderei ter problemas em entrar/ sair, principalmente sair. Falei com a Questura (tipo policia federal daqui) e me disseram que o Brasil não pode proibir um cidadão italiano de tornar a casa com seu filho italiano e que não precisamos entrar como brasileiros pois minha filha nasceu aqui e não e brasileira.

    Eles tem razão, certo?

  • Eliasimage Elias Luccas    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Sim a informação é correta Simone:
    - Independente do período que você reside fora, você é brasileira
    - Sua filha poderá entrar e sair do Brasil quantas vezes quiser, tem cidadania Italiana, e, seus pais cidadãos brasileiros.
    - Como eles disseram, não há impedimento em sua filha de entrar ou sair do Brasil, use normalmente o Passaporte Italiano dela.

    Fique em paz,

  • Img2345 Simone Poffo Pfeifer    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Muito obrigada pela sua rapida resposta !
    Tenha um esplendido fim de semana!

  • 7pqnt Karina Fanti    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Boa tarde!

    Li todos os posts mas estou insegura... meu marido tem dupla cidadania e passaporte português, porém nunca tirou o passaporte brasileiro. vamos no próximo mês para França, ele terá algum problema ao sair e entrar no Brasil?
    Obrigada!

  • 4jycm Natalia Gomes    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Oi Karina,

    Pelo que entendi não. É o mesmo caso que o meu, basta levar o passaporte portugues e na volta ao Brasil apresentar o RG. Também não tenho passaporte brasileiro.

  • 1358035863150 Stella    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Boa noite,

    Li os comentários, ajudaram-me muito.

    Queria então confirmar minha saída do país com o passaporte europeu. Digam-me se é assim que devo proceder ao sair do Brasil e ir aos Estados Unidos:

    1 - No check in apresento meu passaporte brasileiro (sem visto) juntamente a meu passaporte italiano + ESTA impresso?

    2 - Na polícia federal apresento o passaporte brasileiro?

    3 - Chegando nos Estados Unidos, apresento somente meu passaporte italiano

    4 - Na volta para o Brasil apresento o passaporte italiano no check in

    5 - Chegando na imigração no Brasil, vou para a fila dos brasileiros e apresento o passaporte brasileiro.

    Outras questões importantes:

    7 - Ao comprar a passagem, qual dos nomes uso? Pergunto isso porque meu nome brasileiro e meu nome italiano são completamente diferentes. Ex. no passaporte brasileiro é Stella + sobrenome da mãe + sobrenome do pai + sobrenome do marido e no passaporte italiano é Stella + dois sobrenomes do pai (isso não dá rolo?).

    8 - Eles não vão achar estranho somente eu e minha filha entrarmos com passaporte italiano e o restante da família com o passaporte brasileiro?

    9 - Se minha mãe quiser voltar antes ao Brasil trazendo minha filha (talvez eu fique mais uma semana), a autorização que faço é aquela normal da polícia federal? Tenho que traduzir ao inglês por tradutor juramentado?

    Pessoal, obrigada pelas informações :)

  • 9hdnr Ivan Carlo Zanella    há quase 6 anos em resposta a Stella Balloon-quotation

    Olá Stella,

    Com relação aos itens 1-5 está perfeito, pode ser assim mesmo.

    Quanto às outras questões:

    7- Considerando viagem aos EUA (ou qualquer país que o cidadão europeu não precise visto e o cidadão brasileiro precise) aconselho comprar com o nome do passaporte europeu, pois na volta, vc terá que apresentar o passaporte europeu, e na ida vc pode também só apresentar o europeu.

    8- Não estranharão não... fique tranquila. Eu e minha filha temos passaporte europeu e minha esposa não. E entramos nos EUA e nem há questionamento.

    9- No caso para o menor viajar só com a mãe, é preciso autorização do pai. E para viajar desacompanhado é preciso da autorização de ambos. Então somente numa autorização é possível os pais autorizarem a viagem com a avó e o pai autorizar a viagem com a mãe. Como a validade, se não indicada é por dois anos, não precisa especificar destino e nem especificar que vai sair com a mãe e voltar com a vó. Não esqueça que deve ser em duas vias (ou mais se pretende viajar outras vezes dentro do período de validade) pois uma via fica retida a cada saída do país. Em nenhum lugar se menciona a necessidade de tradução.

    • Stella escreveu:
      Boa noite,

      Li os comentários, ajudaram-me muito.

      Queria então confirmar minha saída do país com o passaporte europeu. Digam-me se é assim que devo proceder ao sair do Brasil e ir aos Estados Unidos:

      1 - No check in apresento meu passaporte brasileiro (sem visto) juntamente a meu passaporte italiano + ESTA impresso?

      2 - Na polícia federal apresento o passaporte brasileiro?

      3 - Chegando nos Estados Unidos, apresento somente meu passaporte italiano

      4 - Na volta para o Brasil apresento o passaporte italiano no check in

      5 - Chegando na imigração no Brasil, vou para a fila dos brasileiros e apresento o passaporte brasileiro.

      Outras questões importantes:

      7 - Ao comprar a passagem, qual dos nomes uso? Pergunto isso porque meu nome brasileiro e meu nome italiano são completamente diferentes. Ex. no passaporte brasileiro é Stella + sobrenome da mãe + sobrenome do pai + sobrenome do marido e no passaporte italiano é Stella + dois sobrenomes do pai (isso não dá rolo?).

      8 - Eles não vão achar estranho somente eu e minha filha entrarmos com passaporte italiano e o restante da família com o passaporte brasileiro?

      9 - Se minha mãe quiser voltar antes ao Brasil trazendo minha filha (talvez eu fique mais uma semana), a autorização que faço é aquela normal da polícia federal? Tenho que traduzir ao inglês por tradutor juramentado?

      Pessoal, obrigada pelas informações :)

  • X2mdg Tassiana Rovai    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Olá, gostaria de saber se tendo o passaporte Italiano eu preciso fazer o seguro de saúde pra entrar em qualquer pais da Europa.
    Tenho outra duvida, se os paises da UE pedem alguma validade mínima do passaporte. Por exemplo, meu passaporte vence em dezembro de 2015, e gostaria de viajar pra Europa agora em julho, é possível?
    Obrigada!!

  • Eliasimage Elias Luccas    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Ola Tassiana, de 03 meses à 1 ano de validade, dependendo do país. Dá tempo de solicitar um novo, melhor do que arriscar.

  • 9hdnr Ivan Carlo Zanella    há quase 6 anos em resposta a Tassiana Rovai Balloon-quotation

    Olá Tassiana,

    Não é obrigatório o seguro saúde, pois vc está entrando como cidadã da comunidade europeia.
    Mesmo raciocínio para o passaporte: vc está chegando "no seu país"... pra que precisaria ter validade mínima?

    • Tassiana Rovai escreveu:
      Olá, gostaria de saber se tendo o passaporte Italiano eu preciso fazer o seguro de saúde pra entrar em qualquer pais da Europa.
      Tenho outra duvida, se os paises da UE pedem alguma validade mínima do passaporte. Por exemplo, meu passaporte vence em dezembro de 2015, e gostaria de viajar pra Europa agora em julho, é possível?
      Obrigada!!

  • 4tga4 Minelli Alves de Souza    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Ola¡ espero que posa me ajudar que estoy un sem vivir ! Meu filho tem doble nacionalidade , brasileiira e espanhola Ágora quiero saber se ele pode sair do Brasil con Seu passaporte espanhol e que o brasileiira venceu e nao da tempo para renovar que viajamos para España en 5 días ¡ será que ele pode sair do Brasil con o passaporte espanhol e con o brasileiira vencido ? Ele tem todos os documentos brasileiiro e espanhol, será que PF vai encrecar para sair e. También tenho o permiso de. Salida do paí dele! Me ajudem por favor!!,

  • Missing Anônimo    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Olá,
    Tenho duas filhas que nasceram em New York, porém fazem anos que não vão aos Estados Unidos, seus passaportes estão vencidos (uma é menor de idade tem 16 anos ). Estamos organizando uma viagem para julho, há necessidade de se fazer passaporte americano ou podem entrar e sair somente com o passaporte brasileiro?

  • Vz2fg Vivian Sartori Eschiletti    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Stella, estou na mesma situação que vc: meu passaporte italiano é diferente do brasileiro, pois no italiano não consta o sobrenome do marido (só uma observação em outra página). Minha passagem comprei com sobrenome de casada, conforme passaporte brasileiro. Como você fez o seu ESTA? Estou em dúvidas de qual nome colocar....

  • 4tga4 Minelli Alves de Souza    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Vivían Eu so viajo con o pasaporte espanhol e con o sobrenombre espanhol !! Nunca me deu problema mas este año eles nao me deixaram viajar con meu filho pelo permiso de saida que atorizacao do Pai dele !! Eles me falaran nao interesa se ele tem dubla nacionalidade ele ten que sair con as leis do Brasil !!

  • Missing Rosi Jegliewski    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Bom Dia a todos,

    Li e compreendi todos os comentarios, so ficou faltando uma coisa e espero que alguem tenha a resposta!!! Tenho dupla cidadania, vou viajar para o Brasil de ferias com meus dois filhos menores de 12 anos que so teem passaporte Alemao. Para retirada do Passaporte Brasileiro custa tempo e dinheiro que infelizmente no momento nao disponho. A pergunta e: entrarei e sairei do Brasil com Passaporte Alemao + RG e meus filhos entrarao e sairao junto comigo pela entrada de Brasileiros? Ou os tres podem entrar e sair como estrangeiros?
    Socorro!! Ja agradeco antecipadamente!

    (Desculpem a falta de ascentos!)

  • 9hdnr Ivan Carlo Zanella    há quase 6 anos em resposta a Minelli Souza Balloon-quotation

    Olá Minelli,

    Ano passado quando fomos aos EUA o passaporte brasileiro de minha filha estava vencido. Mas o passaporte italiano era válido. Então achei desnecessário fazer um novo passaporte brasileiro. Houve perda de tempo na emigração por falta de informação dos funcionários ali. Mas acabou dando certo.
    Com documentos de brasileiro e passaporte espanhol válido e com a autorização do pai, não há razão de impedimento de embarque.

    • Minelli Souza escreveu:
      Ola¡ espero que posa me ajudar que estoy un sem vivir ! Meu filho tem doble nacionalidade , brasileiira e espanhola Ágora quiero saber se ele pode sair do Brasil con Seu passaporte espanhol e que o brasileiira venceu e nao da tempo para renovar que viajamos para España en 5 días ¡ será que ele pode sair do Brasil con o passaporte espanhol e con o brasileiira vencido ? Ele tem todos os documentos brasileiiro e espanhol, será que PF vai encrecar para sair e. También tenho o permiso de. Salida do paí dele! Me ajudem por favor!!,

  • 9hdnr Ivan Carlo Zanella    há quase 6 anos em resposta a Vivian Eschiletti Balloon-quotation

    Olá Vivian,

    Nos EUA vc usará o passaporte italiano. Então faça o ESTA conforme o passaporte italiano.

    • Vivian Eschiletti escreveu:
      Stella, estou na mesma situação que vc: meu passaporte italiano é diferente do brasileiro, pois no italiano não consta o sobrenome do marido (só uma observação em outra página). Minha passagem comprei com sobrenome de casada, conforme passaporte brasileiro. Como você fez o seu ESTA? Estou em dúvidas de qual nome colocar....

  • 9hdnr Ivan Carlo Zanella    há quase 6 anos em resposta a Rosi Jegliewski Balloon-quotation

    Entendendo que não são residentes no Brasil, podem entrar todos como estrangeiros. Única diferença é que terão que preencher o formulário de imigração.

    • Rosi Jegliewski escreveu:
      Bom Dia a todos,

      Li e compreendi todos os comentarios, so ficou faltando uma coisa e espero que alguem tenha a resposta!!! Tenho dupla cidadania, vou viajar para o Brasil de ferias com meus dois filhos menores de 12 anos que so teem passaporte Alemao. Para retirada do Passaporte Brasileiro custa tempo e dinheiro que infelizmente no momento nao disponho. A pergunta e: entrarei e sairei do Brasil com Passaporte Alemao + RG e meus filhos entrarao e sairao junto comigo pela entrada de Brasileiros? Ou os tres podem entrar e sair como estrangeiros?
      Socorro!! Ja agradeco antecipadamente!

      (Desculpem a falta de ascentos!)

  • 4tga4 Minelli Alves de Souza    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Iván obrigado por la información ¡ más en sua cidade a compania aérea te deu problema en viajar? Com o passaporte italiano? Te pedirán o brasileiro para viajar para sao Paulo? Que en sao Paulo o ano pasado nao tuve nennhum problema con o passaporte espanhol , mas so que este año fui e pedida de viajar con meu filho pela autorizao do paí que eles me faltaran que estaba vencida e meu marido mando otra para min¡ más claro cuanto tudo isto venceu o passaporte Ágora me da miedo ser empedia de viajar otra vez por culpa do passaporte ¡

  • 9hdnr Ivan Carlo Zanella    há quase 6 anos em resposta a Minelli Souza Balloon-quotation

    Ficaram confusos quando fui sair do Brasil com minha filha e ela só tinha o passaporte italiano. Perdemos 40 minutos ali em pé na imigração até que conseguiram entender a situação.
    Na volta ao Brasil, entrou como brasileira mesmo, embora só com o passaporte italiano. É claro que eu tinha documento dela de brasileira.

    • Minelli Souza escreveu:
      Iván obrigado por la información ¡ más en sua cidade a compania aérea te deu problema en viajar? Com o passaporte italiano? Te pedirán o brasileiro para viajar para sao Paulo? Que en sao Paulo o ano pasado nao tuve nennhum problema con o passaporte espanhol , mas so que este año fui e pedida de viajar con meu filho pela autorizao do paí que eles me faltaran que estaba vencida e meu marido mando otra para min¡ más claro cuanto tudo isto venceu o passaporte Ágora me da miedo ser empedia de viajar otra vez por culpa do passaporte ¡

  • Qwj7p Bremen Menelli    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Olá, ótimas informações passadas, realmente muito esclarecedoras. Aproveitando, queria apenas confirmar a cerca de minhas dúvidas, assim como todos.
    Minha maior dúvida nesse momento é a respeito do meu passaporte brasileiro que encontra-se VENCIDO.
    Possuo passaporte Italiano e pretendo usa-lo para saída e entrada do Brasil com destino aos EUA.
    1.O que quero confirmar é se realmente não terei problemas ao fazer isso? Já que meu passaporte brasileiro encontra-se vencido como citei acima.
    2.Se a única coisa que precisarei além do passaporte italiano é a ESTA?
    4. Ao preencher a ESTA tem a opção de colocar se é cidadão de algum outro país e pedem o numero do passaporte. Posso relatar que sou brasileiro mesmo tendo o passaporte vencido?
    3. Preciso relatar a quantidade de dinheiro que estarei levando para os EUA?
    Desde já agradeço, as informações aqui me ajudaram muito.

  • Y62gr Cássia Porcides-Merlos    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Ola, gostaria de fazer uma perguntinha. Meus filhos sao americanos mais possuem cidadania brasileira, temos os passaportes deles americanos, demos entrada nos possaportes brasileiros deles, mais infelizmente nao ficarao pronto para a nossa viagem. Minha pergunta seria se eu posso sair com eles como americanos e na chegada ao Brasil apresentar a certidao de nascimento consular.

    Muito obrigada e desculpe nao ter acentuacao.

  • Vyth4 Estéfany Sousa Jardim    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Olá! Antecipadamente quero agradecer essa boa vontade em ajudar o próximo! É de grande valia! Muito bonita sua atitude!

    Então aí vai minha pergunta: Iremos de passeio ao Brasil no próximo mês. Tenho dupla nacionalidade assim como minha filha de 13 anos. Meu passaporte brasileiro está vencido, e pelo que vi nos comentários não tenho problemas nem ao sair nem ao entrar, já que tenho o passaporte espanhol e o RG brasileiro verdade? Preciso ter autorização do pai pra ela sair do Brasil mesmo tendo nacionalidade espanhola? É melhor ela entrar com o passaporte espanhol ou com o brasileiro, já que no mesmo(brasileiro) expressa que a menor pode viajar desacompanhada? Minha bebe de 1 ano nasceu na Espanha e ainda não fiz nenhum documento brasileiro dela. Ela entra comigo na fila de brasileiros ou entra com o pai espanhol na fila de estrangeiros?

    E outra vez, obrigada!

  • 4tga4 Minelli Alves de Souza    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Ola estefany !! Mira que me diseran a policía federal de gyn es que o que importa es que un pasaporte este en vigor e ja esta ! Se o pasaporte da sus filha ya tem a autorización nao precisa do papel do consulado para sair do Brasil! A sua bebe ella e española ella entra como estranjeiro aquí no Brasil !! Yo te falando o que a policía federal me falou aquí que tuve problemas aquí e me enfermei Tudo !! Aquí eles falam se a crianza tem dubla nacionalidade aquí no Brasil ella sai con as leis brasileiras !! Espero que pude te ajudar !! Boa viajen

  • Missing jana morais    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Boa tarde.
    Cá em casa todos somos portugueses (marido e 3 filhos). Eu, particularmente tenho dupla nacionalidade, brasileira e portuguesa.
    Todos temos passaporte português. Registrei meus filhos no consulado brasileiro, mas não fiz passaporte deles (passaporte brasileiro, digo).
    Vamos viajar para o Brasil.
    Pergunto eu: Posso apresentar na fila de estrangeiros os 5 passaportes + cartão cidadão de todos nós??
    Uma vez que registrei meus filhos no consulado brasileiro terei que ter passaporte deles?
    A verdade é que por uma questão pratica e por estar acompanhada de filhos menores, posso entrar e sair do meu país de origem (Brasil) como imigrante?
    Obrigada pela atenção.

  • 9hdnr Ivan Carlo Zanella    há quase 6 anos em resposta a Jana Morais Balloon-quotation

    Olá Jana,

    Vc e seus filhos como cidadãos brasileiros, podem entrar na fila de estrangeiros para acompanhar seu esposo, mas se quiserem não precisam preencher o formulário de imigração, mesmo não tendo o passaporte brasileiro. Basta um documento de identificação de cidadania brasileira e o passaporte português. Não é necessário o passaporte brasileiro.

    • Jana Morais escreveu:
      Boa tarde.
      Cá em casa todos somos portugueses (marido e 3 filhos). Eu, particularmente tenho dupla nacionalidade, brasileira e portuguesa.
      Todos temos passaporte português. Registrei meus filhos no consulado brasileiro, mas não fiz passaporte deles (passaporte brasileiro, digo).
      Vamos viajar para o Brasil.
      Pergunto eu: Posso apresentar na fila de estrangeiros os 5 passaportes + cartão cidadão de todos nós??
      Uma vez que registrei meus filhos no consulado brasileiro terei que ter passaporte deles?
      A verdade é que por uma questão pratica e por estar acompanhada de filhos menores, posso entrar e sair do meu país de origem (Brasil) como imigrante?
      Obrigada pela atenção.

  • Missing Anônimo    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Olá. Vou para o Canadá usando meu passaporte europeu pois não necessito de visto com ele para entrar naquele país. Mas faço uma escala em Miami. Vcs acham que eu devo tirar o ESTA ou usar o passaporte brasileiro (q tem visto americano) em Miami? Obrigada a todos.

  • Ymyz6 Priscila Eduardo    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Boa noite,

    Tenho dupla cidadania italiana e quero ir morar na irlanda, tem algum benefício lá na Europa pra quem tem duplacidadania?

    Tenho um filho com minha mulher e um enteado como devo procedermesse caso? Não sou casado apena amazeado.o

  • 2tetd Luis Felipe Saccini    há quase 6 anos em resposta a Elias Luccas Balloon-quotation

    Elias, Li seus post aqui, muito obrigado por eles.

    Tenho uma duvida:
    Vou viajar para Chicago em Dezembro com minha namorada com escala em Toronto, eu ja tenho o visto americano e ja entrei com o pedido de visto de trânsito canadense, porem minha namorada está no fim do processo de obtenção do passaporte português e ate setembro ela ja esta com o passaporte em mãos.

    Como voce aconselharia ela proceder? Assim que tiver o passaporte português ela entra com o pedido do "ESTA" e ela poderá viajar normalmente?

    Esse ESTA é facil conseguir?(digo se ha a possibilidade dele ser negado para ela)

    Muito obrigado

  • 9hdnr Ivan Carlo Zanella    há quase 6 anos em resposta a Anônimo Balloon-quotation

    Se o passaporte brasileiro e o visto americano estão válidos ainda, utilize-o em Miami e pela lógica não precisa do ESTA.

    • Adriana Elena escreveu:
      Olá. Vou para o Canadá usando meu passaporte europeu pois não necessito de visto com ele para entrar naquele país. Mas faço uma escala em Miami. Vcs acham que eu devo tirar o ESTA ou usar o passaporte brasileiro (q tem visto americano) em Miami? Obrigada a todos.

  • 9hdnr Ivan Carlo Zanella    há quase 6 anos em resposta a Luis Saccini Balloon-quotation

    Olá Luis,

    O ESTA é feito pela net. Preenche os dados pedidos, paga online os U$14 e pronto... já visualiza o certificado. Inclusive no próprio site diz que nem é necessário imprimir.
    Nunca ouvi falar de uma negação do ESTA.

    • Luis Saccini escreveu:
      Elias, Li seus post aqui, muito obrigado por eles.

      Tenho uma duvida:
      Vou viajar para Chicago em Dezembro com minha namorada com escala em Toronto, eu ja tenho o visto americano e ja entrei com o pedido de visto de trânsito canadense, porem minha namorada está no fim do processo de obtenção do passaporte português e ate setembro ela ja esta com o passaporte em mãos.

      Como voce aconselharia ela proceder? Assim que tiver o passaporte português ela entra com o pedido do "ESTA" e ela poderá viajar normalmente?

      Esse ESTA é facil conseguir?(digo se ha a possibilidade dele ser negado para ela)

      Muito obrigado

  • 1358035863150 Stella    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Ivan, li tuas respostas às minha dúvidas. Obrigada!

    Fiz o ESTA (é bem fácil mesmo) e já comprei passagem com os dados do passaporte italiano.

    Daí (recapitulando):

    1) passaporte italiano para sair do BR e entrar nos USA (na PF apresento o que? pass brasileiro ou pode ser só o RG?)

    2) passaporte brasileiro ou RG quando volta ao Brasil na imigração. (não fica estranho meu passaporte brasileiro ficar com uma volta registrada, sem ida?)

    Grazie ancora,

    Stella

  • Missing Mariana    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Olá, Boa noite. Vou viajar para França e meu passaporte brasileiro está vencido. Não dá tempo de renová-lo. Possuo dupla cidadania portuguesa e tenho o passaporte português. Posso sair do Brasil utilizando meu passaporte português?

  • Missing Mariana    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Olá, Boa noite. Vou viajar para França e meu passaporte brasileiro está vencido. Não dá tempo de renová-lo. Possuo dupla cidadania portuguesa e tenho o passaporte português. Posso sair do Brasil utilizando meu passaporte português?
    Muito obrigada pela atenção.

  • 9hdnr Ivan Carlo Zanella    há quase 6 anos em resposta a Stella Balloon-quotation

    Olá Stella, non c’è di che

    Mas vc tem os dois passaportes. Então saia e entre no Brasil (na PF) com o brasileiro. Na verdade as companhias é que têm a obrigação de só deixar embarcar se estiver tudo certo. Então na verdade na companhia mostre o italiano... pra saberem que não precisa de visto (embora vão ver que vc é brasileira e podem pedir o brasileiro também mas não é obrigatório... )

    • Stella escreveu:
      Ivan, li tuas respostas às minha dúvidas. Obrigada!

      Fiz o ESTA (é bem fácil mesmo) e já comprei passagem com os dados do passaporte italiano.

      Daí (recapitulando):

      1) passaporte italiano para sair do BR e entrar nos USA (na PF apresento o que? pass brasileiro ou pode ser só o RG?)

      2) passaporte brasileiro ou RG quando volta ao Brasil na imigração. (não fica estranho meu passaporte brasileiro ficar com uma volta registrada, sem ida?)

      Grazie ancora,

      Stella

  • 9hdnr Ivan Carlo Zanella    há quase 6 anos em resposta a Mariana Balloon-quotation

    Olá Mariana,

    Pode sim. Como já escrevi em algum lugar acima, esse foi o caso de minha filha pequena que por ter passaporte italiano válido, achei desnecessário gastar tempo e dinheiro pra fazer o brasileiro que estava vencido.

    • Mariana escreveu:
      Olá, Boa noite. Vou viajar para França e meu passaporte brasileiro está vencido. Não dá tempo de renová-lo. Possuo dupla cidadania portuguesa e tenho o passaporte português. Posso sair do Brasil utilizando meu passaporte português?
      Muito obrigada pela atenção.

Enviar Comentário