Avaliações

Avalie Cusco

  1. Screenshot20180715014158whatsapp Pablo Monteiro
    há 5 meses
    10,0
    Bom

    (Relato tendo por base as 3 semanas que passei estudando espanhol por lá, em junho de 2018, que também foi parte de um mochilão pela Bolívia, norte do Chile e Peru)

    Como o próprio guia relata "poucos lugares do mundo são tão incríveis como este". Não há como deixar de notar o quão especial é Cusco nos mais variados aspectos: nas suas ruínas milenares, na charmosa arquiquetura espanhola, na sua rica gastronomia (que é surrealmente barata nos lugares certos), nos seus simpáticos habitantes, na sua agitada vida noturna... Além de ser um imperdível ponto de partida para também conhecer lugares como o Vale Sur, o Vale Sagrado e as Salineras de Maras, a Laguna Humantay, a Montaña de Colores, Puno (e as ilhas de Uros e Taquile, no Lago Titicaca), e é claro, Machu Picchu. Na própria cidade não se pode deixar de conhecer lugares como Qorikancha e Saqsawhuaman, onde tive o privilégio de presenciar o Inti Raymi, a Festa do Sol (24/06). Ir por acaso para um festival de música eletrônica em meio ao Vale Sagrado dos Incas (Arkana Festival), em que no ano, brasileiro não pagava, foi outro presente a parte!

    - Se estiver viajando na época de Corpus Christi ou uma semana depois, não deixe de provar o Chiriuchu, o prato mais exótico de Cusco! Aliás abra sua mente e se entregue a gastronomia local!
    - Se estiver viajando no mês de junho verá desfiles e festas em todos os lugares, em todos os dias, e em todas as horas!
    - Todas as praças de Cusco tem a sua beleza, não se limite a Plaza de Armas.
    - Não se limite ao Mercado de San Pedro, conheça também outros como o de San Blas e o de Wanchaq.
    - O transporte no Peru é em todo muito mais barato que o Brasil, e sempre vale a pena negociar em tudo.
    - Fuja de "market" (escrito em inglês mesmo) e vá compre água e mantimentos em supermercados de fato, como o Orion.
    - Pode-se trocar diretamente o Reais por Soles nas casas de câmbio da Av. El Sol, porém pesquise bastante pois valores variam bastante.
    - Centro de Artesanato de Cusco é muito bom para fazer compras e afastado da zona turística. No Mercado San Pedro também se encontra valores muito bons.
    - Achava balela essa questão da energia dos lugares, mas é inegável o quanto lugares como Ollantaytambo, Pisac e Machu Picchu, possuem uma energia diferente.
    - Vá em quantos museus puder: o conhecimento adquirido sobre a cultura pré-inca e inca são impagáveis!
    - Para quem não dispensa uma boa balada, Mama Africa e Changos são lugares imperdíveis!
    - Me senti seguro até mesmo andando de madrugada.
    - Vale muito a pena ver pôr do sol e o anoitecer no Cristo Blanco observando toda a cidade.
    - Se é a sua praia, hospede-se em quantos hostels puder! Pouco lugares no mundo possuem hostels tão bons e com excelentes custo-benefícios... Mas se for para indicar apenas um, com certeza será o Pariwana Hostel! Impossível ficar só!!
    - A Laguna Humantay e a Montaña de Colores são lindíssimas!! Mas apenas vá se estiver bem aclimantado e tem algum preparo físico.
    - Macchu Picchu da forma barata inclui 8 horas de van em uma das estradas mais sinuosas do mundo, que vai de glaciares à "serra de selva", e 3 horas de caminhada até Águas Calientes. Curta a vibe!!
    - Falaram que o lado boliviano do Lago Titicaca (Copabana e Isla del Sol) é melhor mas eu discordo. Denitivamento os peruanos são mais preparados para o turismo.
    - Se estiver viajando só, pode ir sem medo: é realmente uma cidade para os viajantes de todo o planeta!

    - O assédio na Plaza de Armas chega a incomodar um pouco.
    - O trânsito não é dos melhores para os pedestres.
    - Muitos turistas desavisados cairão em certas "facadas" nos preços dos passeios. Os passeios no geral são bem em conta, e com um custo benefício melhor que fazer por conta própria, mas é um fato que em um mesmo tour (quase todos são terceirizados) todos pagarão valores diferentes. Pesquise valores e pechinche ao fechar vários em uma mesma agência!
    - Porém desconfie de agências muito baratas, elas são extremamente desorganizadas.
    - Quem optar pelo transporte público poderá ter algumas dificuldades.
    - Achei absurdo o fato de se pagar para visitar igrejas, e também do preço cobrado.
    - O tráfico de drogas na rua de acesso da casa noturna Changos assusta um pouco.
    - A altitude, o frio, e o clima seco, podem te castigar.
    - Mas no geral, para efeito de comparação, quem viajar para também para a Bolívia notará problemas muito piores.

    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  2. Ndice Jorge Seyferth
    Brusque - SC há 6 meses
    10,0
    Bom

    Amei a cidade de Cusco e sua gente. Toda a parte central (Plaza de Armas) é muito linda, sem mencionar toda a história envolvida por detrás de cada construção e sítios arqueológicos ao redor da cidade. O povo também muito acolhedor e me senti seguro andando pelas ruas mesmo durante a noite. Pretendo retornar para fazer outros passeios que não consegui por falta de tempo. Dúvidas sobre ir a Cusco? Não tenha, apenas vá!

    O assédio a turistas na Plaza de Armas é um pouco incômodo.

    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  3. Jk26e Gilberto Morais
    há 8 meses
    9,0
    Bom

    De tudo praticamente: centro historico, sitios arqueologicos, o otimo museo regional (Casa Garcilaso), o super valle sagrado e o trekking na Laguna Humantay.

    O assédio a turistas na Plaza de armas, que eh insuportável e a falta de respeito aos pedestres em todo o Peru, por isso, não leva um dez bem dado. Fora isso, eh imperdível.

    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  4. Lordshiva2 Sawl
    Rio de Janeiro - RJ há 1 ano
    7,0
    Bom

    Recomendo muito visitar o Peru !!!

    País muito bem estruturado, organizado e voltado ao turismo. Povo muito educado e muito civilizado.

    A Quantidade/Rotatividade de turistas em Cusco impressiona. Duvido nada que receba mais turista que o Rio de Janeiro.

    Enfim, não gostei muito da cidade Cusco, mas serve de base/hospedagem obrigatória para os pontos turísticos do entorno.

    Se hospedar perto do Centro pode ser bom de dia, mas bem ruim de dormir a noite. Evite quarto virado pra rua ou se hospedar nas ladeiras.

    (Se a sua intenção é apenas conhecer "Machu Picchu" recomendo muito partir direto para "Ollantaytambo" se hospedar no "Ollantaytampu Hostel Patacalle")

    Cusco possui Aeroporto Internacional com voo "Cusco-Bogota-Brasil", "Cusco-Lima-Brasil" (Avianca)

    [Taxi do Aeroporto para o Centro 10/15/20 soles no máximo]

    Em Cusco você se desloca (3 km) pra qualquer canto de TAXI por (5 soles) [ônibus possui rota complexa pelos bairros, dificulta]

    CUSCO possui vários pontos fixos de VAN branca (5-10 soles) Cada um em local específico da cidade, que permite/facilita o bate-volta dia/noite até qualquer ponto turístico.

    - "Cusco-Pisac" (Ponto na Calle Puputi) [Serve Saksaywaman - Qenko - Puka Pukara - Tambomachay - Awana Kancha - Pisac)
    - "Cusco-Ollantaytambo" [Serve para Chinchero-Maras & Moray-Urubamba-Ollantaytambo] (Ponto na Calle Pavitos/Av Grau)
    - "Cusco-Juliaca" (Ponto na Alameda Pachacuteq San Martin) [343km] [Opção barata para chegar em Puno/Lago Titicaca. Van "Juliaca-Puno" custa 3 soles]

    Acredite, tem VAN até pra Juliaca (10 soles) que fica muito longe [343km], perto de Puno (Lago Titicaca)

    Impressiona essa capacidade de locomoção fácil/rápida/barata entre as cidades. Tanto em Puno quanto em Cusco. Talvez herança dos caminhos Incas.

    Você consegue fazer o seu roteiro particular, conhece tudo com calma (altitude, pessoas de idade no grupo), no seu ritmo e ainda consegue economizar. Simples e fácil.

    Eu vi ônibus de turismo parando 18:30hs em certos locais para visitação, quase sem luz. Covardia total. Ouvi guias inventando teorias inacreditáveis para enrolar turista.

    Visita obrigatória em Cusco:

    (#1) "Saqsaywaman" (rochas gigantes)
    (#2) "Qorikancha" (rochas perfeitas)

    Locais Inesquecíveis próximos de Cusco:

    (#1) "Awana Kancha" [25km de Cusco, indo para Pisac]

    Museu, loja, aula de fauna/flora Andina e etc. Entrada Gratuita. Possui guias voluntárias. Contribua $$$ voluntariamente pois elas merecem. Agregou muito valor pra viagem.

    Fica no caminho entre 'Cusco/Pisac*', basta descer da Van e depois pegar outra na estrada, fácil;

    (#2) "Ollantaytambo"

    Fica no Vale Sagrado (caminho 'Cusco/Machu Picchu') cidade pequena e linda, acordar de frente pras incríveis ruínas foi perfeito.

    Pra finalizar comprei "Maca Peruana" em pó no Mercado Central [7 soles 100g] (Muito bom, funciona mesmo). A 'Maca Tostada' não fez muito efeito, compre "Maca normal".

    Para almoçar: "Yola Restaurant" (Avenida Pardo, 789 - Cusco) [Local agradável. Comida boa, barata, gostosa, farta, cardápio diferenciado]

    Câmbio $$$: Avenida El Sol (alguns fecham cedo, alguns caribam a nota) Eu fui de Puno (Lago Titicaca) para Cusco e as taxas eram melhores lá em Puno. Me arrependi achando que encontraria melhor câmbio em Cusco.

    Obs:

    - Maras & Moray (Apenas Ok!)

    - Chinchero + Pisac ("Primo pobre" do Machu Picchu)

    - "Pisac" é uma cidade "estranha", possui uma energia bem densa nas ruínas. Eu me surpreendi. Tem muito mistério e esoterismo por lá...

    - Existem 3 lugares onde os monólitos possuem um mesmo padrão único, perfeito e surreal de liso (Tiwanaku/Bolívia, Qorikancha/Cusco, Ollantaytambo/Peru)

    ALTITUDE: Não subestime a Altitude jamais. Recomendo mínimo de 1 dia para adaptação em Cusco.

    Leve remédio, cosméticos do Brasil, no Peru é tudo bem caro.

    (#1) "Massage, Massage, Massage" é o mantra das ruas de Cusco.

    (#2) A "Plaza de Armas" de Cusco é a 'faixa de gaza', quase impossível andar tranquilo por lá sem ser assediado e querer ir embora.

    (#3) "Cocaine, Marijuana" (Entorno da Plaza de Armas, ladeiras do bairro "San Blas" que lembram Lapa & Santa Teresa no RJ)

    (#5) Muita moeda falsa circulando (lá tem moeda de 5 e de 2 soles, então você usa muita moeda, compra muita coisa com moeda)

    Quanto deve custar falsificar uma moeda?

    (#6) O assédio ao turista é forte em Cusco, único lugar do Peru que percebi maldade no ar e no olhar. (Quem nasce no Rio de Janeiro percebe o perigo rapidamente)

    Não ande muito distraído em Cusco e boa viagem !!!

    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  5. C3p4d Cíntia Brito
    há 1 ano
    10,0
    Bom

    Cusco é uma cidade linda e super aconchegante. Repleta de história, de bons restaurantes, de baladas e de locais bons para compra. Uma cidade realmente preparada para o turismo.

    Ficamos lá 5 dias, fechamos o pacote com a Agência Viagens Machu Picchu e foi tudo perfeito!!! Amamos e super recomendamos a agência também. Todos na agência são muito simpáticos, os hotéis que ficamos foram muito bons e super bem localizados e sempre que precisamos tivemos assistência. Todos os passeios aconteceram com guias locais, que falavam diversos idiomas e que conheciam MUITO a história do local, o que enriqueceu muito o nosso passeio. Recomendo de olhos fechados a agência ;)

    1 comentário

  6. Missing Benedito Machado
    Brasilia - DF há 1 ano
    10,0
    Bom

    Viagem maravilhosa a Cusco e Machu Picchu com a assistência, orientação e acompanhamento dos profissionais da Empresa de viagens Machu Picchu. Lugar espetacular que recomendo a todos pela beleza natural e histórica.

    Avaliacao-cusco
    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  7. Missing Cecilia
    São Paulo - SP há 1 ano
    10,0
    Bom

    Cidade muito bonita, otimo para quem gosta de historia, parece que o tempo parou no sec XVI, cidade bem conservada, tudo funciona perfeitamente, bons restaurantes, hoteis , lojas, casas de cambio, mercado. Contratei uma empresa de turismo,a Viagens Machu Picchu, e eles foram muito eficientes em tudo, deixei tudo na mão deles, so informei a data de chegada e saida , eles programaram tudo, não tive que fazer nada só curtir a viagem, o preço estava dentro do meu orçamento e as duvidas foram todas prontamente esclarecidas e por conseguirem mostrar segurança contratei-os....valeu a pena....recomendo -os....obrigada !!! Jose, Lucas,Ricardo,Angela,Angelica, Vanessa, Josmar e outros, obrigada pelo chapeu( para o sol escaldante) e o lunch box.

    Demorei para me adaptar ao " mal de altitude", minha cabeça parecia que ia explodir, fiquei assim dois dias, mas depois que aclimatei, correu tudo bem, curti muito a cidade. Ahh cuidado com a bolsa ao visitar as redondezas do Mercado de São Pedro.

    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  8. Missing Gleide Gatti
    Juiz de Fora - MG há 1 ano
    8,0
    Bom

    A cidade é muito bonita e a porta de entrada para Machu Picchu! Muitos restaurantes e cafeterias bons, cultura maravilhosa de se conhecer! Templos incas lindíssimos! Recomendo a agência / Excelente!

    A adaptação a altitude não é nada fácil.. no primeiro dia a dor de cabeça complica um pouco..

    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  9. 7nh6n Nathalia Takara
    São Paulo - SP há 3 meses
    10,0
    Bom

    O centro de Cusco é pequena, mas muito agradável. Muitos restaurantes pra todos os tipos de gostos e bolsos. A cidade é muito bem estruturada, bem sinalizada. Tem agitação pra quem gosta de vida noturna com pub's e discotecas. Muitos turistas e agências de passeios espalhadas. Pessoas maravilhosas, educadas e receptivas. O melhor ceviche que já comi! O Peru tem uma gastronomia muito rica e saborosa e os valores muito em conta.

    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  10. Cgpjw Rodrigo Moro
    há 1 ano
    10,0
    Bom

    Em geral minha avaliação foi bem satisfatória. Os guias foram bem atenciosos e bem preocupados com nossos estar. Hotéis, almoços e passeios cumpriram com a expectativa.
    Virgen programada Em parceria a agencia de viagens Machu Picchu.

    Avaliacao-cusco
    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  11. 6jpvz Reinaldo Prata
    há 1 ano
    10,0
    Bom

    Se forem a Cusco, não deixem de consultar Viagens Machu Picchu. Conheci eles pela internet e percebi que se tratava de uma agência séria pela honestidade com a conversa que tive pelo WhatsApp com o Juvenal e não me arrependi.

    A viagem a Cusco foi sensacional e devo todo o conforto e prestatividade ao pessoal da agência de viagens machupicchu. Nos deram todo o suporte desde a nossa chegada ao aeroporto de Cusco, como os hotéis que nos hospedamos bem como aos guias bem treinados que nos deram verdadeiras aulas de histórias relacionados ao império inca e também a colonização pelos espanhóis.

    Foram 5 dias muito bem aproveitados, graças a pontualidade deles e toda a preocupação com nosso bem estar, já que somos de uma região sem a altitude de Cusco e também a todos os passeios que fizemos. Mas os guias sempre pacientes e nos explicamos qual o proceder correto diante da altitude durante os passeios. Enfim voltamos pra casa com a sensação de que com o apoio da agência www,viagensmachupicchu.com.br, tivemos 5 dias maravilhosos em todos os sítios arqueológicos que visitamos.

    Não tem nada de ruim..... foi tudo excelente.

    Avaliacao-cusco
    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  12. Img20160816wa0009 camila costa
    rio branco - AC há quase 2 anos
    10,0
    Bom

    fui a Cuzco ano passado com amigos, me apaixonei por cada detalhe.

    esse ano quero voltar, mais quero levar minha filha de 3 anos, mais estou com medo dela passar mal com a altitude, alguem ja fez esse destino com criança dessa faxa de idade? me ajudem

    Avaliacao-cusco
    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  13. Missing altair carlos da silva junior
    montes claros - MG há 2 anos
    10,0
    Bom

    Estivemos em Cusco e em Machu Picchu no final do mês de outubro, para ser mais exato no período de 28 a 30/10/2016, quando contratamos a Agência de Viagens Machu Picchu através de contatos com o Sr. Juvenal.

    A contratação do pacote foi realizada através da internet e do whatssap, ao chegar em Cusco todas as nossas expectativas foram superadas, pela pontualidade, veículos novos para nosso transporte, guias com conhecimento adequado e bastante educados.

    A nossa viagem foi um sucesso, certamente isso somente foi possível graças a excelente atuação da Agência de Viagens Machu Picchu.

    Não observamos pontos ruins.

    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  14. Missing Maysa Guimarães da fonseca
    Vitoria - ES há 2 anos
    9,0
    Bom

    a receptividade das pessoas é maravilhosa (os vendedores ´so são insistentes, então se não tem interesse em comprar, nem olhe ou pergunte o preço, como fazemos aqui no Brasil... kkk). O valor do taxi é sempre pouco em relação ao Brasil, tipo 5 soles.... os passeios são maravilhosos e o hotel que eu fiquei foi perfeitooooo - Hotel San Francisco. Fechei todos os passeios e transfers com a agência Viagens Machu Picchu (meu contato foi o Juvenal), que foi 100%, não me deixou na mão em nada, sempre pontual, prestativos, e eficientes na comunicação antes e durante minha estadia lá.

    A comida é bem diferente da qque temos no Brasil. O que me salvou foi as batatas "papas" para eles. A altitude realmente cansa muito, é sérioo. Mas só nos primeiros dois dias... ah, leve sorine ou soro para colocar no nariz, pois o meu ficou seco e até sangrou um pouco nos ultimos dias, mas nada que mate alguém! Leve também blusas de frio e luvas.

    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  15. Missing Nubia Bueno zanutto
    São Paulo - SP há 2 anos
    10,0
    Bom

    Conhecer Cusco representou um ganho de conhecimento, sobre a historia do pais com suas ruinas e igrejas centenarias, Machu-Pichu Também possui uma beleza surreal. No início ficamos reciosas pela contratação de uma agência a distância, mas nos surpreendemos muito positivamente com a agência Viagens Machu Pichu com os guias com grande conhecimento sobre toda a historia inca, os hotéis ótimos, os passeios. Vale muito a pena conhecer o Peru, em especial Cusco e machu pichu.

    Apenas a dificuldade de transportes quando não se vai com agencia.

    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  16. Hj2zg Roberto Schmalb
    há mais de 2 anos
    10,0
    Bom

    No nosso planejamento Cusco seria a cidade que nos permitiria visitar Macchi Picchu e o Vale Sagrado, porém nos surpreendeu em tudo!! Cidade linda, riquíssima culturalmente, excelente estrutura para o turista, artesanato lindão, povo acolhedor!!
    Tivemos o privilégio de ver a festa do Inti Raymi!! Muito Linda!! E o astral da cidade fica vibrante!
    Gastronomia rica, diferente e a preços interessantes!
    Seguimos direitinho as orientações para o mal das alturas!
    O policiamento é presente e atuante!!
    É uma região que nos pede para retornar!!
    Chegar de avião já é um espetáculo!

    Como não somos mais garotinhos, 57 E 59 anos, faríamos tudo novamente, só que mais devagar para permitir um descanso entre os maravilhoso passeios.
    Os arredores da cidade é muito simples!

    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  17. 2zgnx Alvaro Fernandes
    há 4 anos
    10,0
    Bom

    Da recepção aos passeios, é realmente incrível, a cultura, o povo, as ruas é realmente tudo fantástico.

    Devia ser um roteiro obrigatório para todos, realmente superou todas as expectativas.
    Recomendadíssimo.

    Não me lembro de nada.

    Avaliacao-cusco Avaliacao-cusco Avaliacao-cusco
    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  18. Missing Nuno Rezende
    São José dos Campos - SP há 4 anos
    10,0
    Bom

    É um lugar onde cada esquina você acaba por contemplar, sejam as paredes incas que sustentam muitas das construções, seja pela arquitetura espanhola em arcos que decoram muitas das praças e calçadas, seja pela variedade de Igrejas centenárias uma mais bonita que a outra, acho a Catedral de Cusco a igreja mais bonita das Américas por dentro e por fora. A maioria dessas igrejas possuem altares barrocos cuidadosamente trabalhados que formam uma obra de arte religiosa espetacular. O museu inca também é muito interessante. A vista da cidade a partir das ruínas incas de Sacksaywaman é deslumbrante. A cidade conta com uma boa estrutura turistica.

    O mal de altura pegou de leve na primeira noite. Há um certo assédio dos vendedores que não cansam de oferecer tudo que é coisa, de pacotes a Machu Picchu a massagens incas. Os bairros fora do Centro Histórico são muito decaídos e é possível ver que a cidade passa por um forte crescimento populacional, com muitas das encostas ao redor completamente ocupadas, como as nossas favelas.

    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  19. Dsc03984 Neusa Cardim da Silva
    Rio de Janeiro - RJ há mais de 4 anos
    9,0
    Bom

    A cidade surpreende, pela beleza, acolhida dos habitantes, pela paixão dos guias ao contar a história do seu povo, pela história etc.
    Ficamos no Hotel Los Portales, maravilhoso!!

    O mal de altura!

    Avaliacao-cusco Avaliacao-cusco Avaliacao-cusco
    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  20. Ro1 Rodrigo Iahn
    São Paulo - SP há mais de 4 anos
    10,0
    Bom

    Cuscó é um paraíso para aqueles que gostam de história e lindas paisagens. Cidade montanhosa....o mais recomendado é chegar lá seguindo caminho vindo de Arequipa, Puno e depois Cusco. De Arequipa as distâncias de ônibus são regulares.
    O que é fundamental:
    - Museu Inca (tomar contato com cultura inca).
    - Sítios incas (os fundamentais são Valle Sagrado, Sacsayhuamán, Maras, Pisac, Moray).
    - Mercado Municipal (para compras, procurar pelos melhores preços).
    - Culinária: carne de alpaca, Cusquena (cerveja), Pisco Sour.
    - O Povo cusqueño é excepcional, solícito, ama seu país e sua história!

    NADA! Tivemos um contratempo no Hostel que ficamos hospedados, tudo culpa da gerente do estabelecimento. A polícia turística agiu de modo firme e convicto.

    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  21. Alisson Alisson
    Fortaleza - CE há quase 5 anos
    10,0
    Bom

    Cusco e todo o Vale Sagrado são maravilhosos. É tanta cultura que não cabe em uma única viagem. Já fomos duas vezes e ainda falta muita coisa pra conhecer.

    Cuidado para não deixar máquinas fotográficas e carteiras de "bobeira" dentro dos táxis pois podem "sumir".

    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  22. 9,0
    Bom

    Cidade linda e colorida pelo artesanato típico!
    A atmosfera do centro histórico de Cusco é sensacional, as construções espanholas e incas... Há muito para ver e fazer!
    A proximidade de sítios arqueológicos interessantes, inclusive Machu Picchu, que não é perto mas é fácil de ir a partir de Cusco - fui por conta própria e foi tranquilo.
    Boa estrutura para o turista, muitos restaurantes...
    Não tive soroche! :)

    Pessoas adivinhando que eu era brasileira e me oferecendo drogas em alto e bom som nas ruas, fiquei meio chocada... Apesar disso, não me pareceu inseguro, andei tranquilamente pelo centro histórico.
    Chá de coca - odiei, fiquei muito enjoada com aquilo! rs

    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  23. Imagem067 Lilian Andrade
    Brasilia - DF há 5 anos
    10,0
    Bom

    A cidade é muito bonita, limpa e cheia de lugarzinhos pitorescos pra visitar. A comida é maravilhosa, o povo é muito hospitaleiro, e pra mim, o ponto alto foi a visita ao mercado San Pedro! Lá é reduto dos locais, e a comida é realmente típica, a um preço muito justo! Cusco é imperdível!! Recomendo demais!

    1 comentário

  24. 345d150951bc4190ae9b2b600828afb6jpg220x310cropupscaleq90 Rafa
    há mais de 2 anos
    10,0
    Bom
    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  25. Sam1210 Felipe
    RJ - RJ há mais de 5 anos
    10,0
    Bom

    Muito lindo a arquitetura antiga da cidade, rica em artesanatos, muito aconchegante. Muitos turistas mochilando. Cha de coca pra dentro e as noites na Mama Africa!

    Alto preço para poder visitar Machupicchu!

    Avaliacao-cusco Avaliacao-cusco
    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  26. Missing Ricardo
    São Paulo - SP há mais de 5 anos
    10,0
    Bom

    Encontrei tudo o que queria: ambiente acolhedor, lugares turísticos, souvenirs, etc. O chá de coca é melhor do que muitos dizem por aí e NÃO recuse caso não queia ficar com o bendito mal de altura (soroche)! O chá de coca também é excelente para a digestão! Depois de provar um prato típico da região (cuy, alpaca, etc) pela primeira vez, é sempre bom dar um trago de chá de coca!

    trânsito, como em todo o país, lixo nas ruas e ambulantes e pedintes "a rodo"

    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  27. Fotorevelar Janaina Quinalha de Oliveira
    curitiba - PR há mais de 5 anos
    10,0
    Bom

    Tudooo!!! Cusco é encantadora, ao contrário de alguns depoimentos a cidade é grande e por isso é essencial ficar na parte histórica. O povoado conserva a cultura Inca por toda parte.

    Nada, nem a altitude me fez mal!!

    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  28. Th9hk Diego Fernandes
    há mais de 5 anos
    8,0
    Bom
    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  29. Vgpxx Jonas Santana
    há mais de 5 anos
    9,0
    Bom

    Culinária, arquitetura, amabilidade das pessoas, souvenires, e o lugar mais bonito da cidade que é a Plaza de Armas.

    Tenha em mente que visitar Machu Picchu é bem caro, principalmente saindo de Cusco. Além disso, o "soroche" pode lhe fazer passar bem mal se não tomar os cuidados necessários.

    Avaliacao-cusco
    1 comentário

  30. Yayqg Paulo Arthur Hunold
    há mais de 5 anos
    9,0
    Bom

    A parte velha da cidade é muito interessante, o turismo local conserva parte da civilização inca intacta em alguns pontos da cidade. Os passeios no entorno da cidade como o Vale Sagrado e Maras/Moray são espetaculares!

    Nada.

    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  31. 02divitamarijn49 iannis zazelis
    Brasília - DF há mais de 5 anos
    10,0
    Bom

    Muita história principelmente na praça, onde estão as principais igrejas. Ha muitos turistas do mundo inteiro, é um ótimo lugar para mochilar e conhecer gente de todo o mundo. Beba muito cha de coca e ande bastante pela cidade

    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  32. Missing Paulo bernardes
    Sao paulo - SP há quase 6 anos
    8,0
    Bom

    o mercado é inusitado, cristo branco, salineras, os sucos, o passeio de trem, a fonte, os telhados todos de ceramica, artigos de lã de alpaca e o povo hospitaleiro e gentil.

    a falta de ar no primeiro dia, chá de coca tb é ruim

    Avaliacao-cusco Avaliacao-cusco Avaliacao-cusco Avaliacao-cusco
    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  33. Aaa Danillo Magalhães
    Goiânia - GO há quase 6 anos
    9,0
    Bom

    Eu diria que Cusco é encantadora, uma cidade muito pequena mas que guarda uma história fascinante.

    Nada

    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  34. N49nf Ane Ramaldes
    Vitória - ES há quase 6 anos
    10,0
    Bom

    Uma cidadezinha linda e mística, cercada pelo encantador Vale Sagrado, onde há dezenas de sítios arqueológicos incas, um mais impressionante que o outro. Ir a Cusco e não visitar o Vale Sagrado é como ir a Paris e não visitar a Torre Eiffel. A cidade em si é aconchegante, cheia de ruas estreitas, arquitetura charmosa e maravilhosos restaurantes de alta gastronomia.

    Os passeios pelo Vale Sagrado e para Machu Pichu são bem caros. É realmente muito frio e cansativo andar pelas ruas em função da altitude, mas nada impossível. Por isso sugiro ficar em algum hotel próximo à Praça principal e, quando necessário, pegar um táxi para trajetos mais longos.

    Avaliacao-cusco Avaliacao-cusco Avaliacao-cusco Avaliacao-cusco Avaliacao-cusco Avaliacao-cusco Avaliacao-cusco Avaliacao-cusco
    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  35. 264mw Camille Panzera
    Vila Velha - ES há quase 6 anos
    10,0
    Bom

    A cidade tem uma atmosfera legal, muitas coisas para fazer e diversos sítios arqueológicos para visitar ao seu redor. Conhecer a catedral e Saqsaywaman é essencial! Adoro o fato dos hotéis terem uma arquitetura antiga em sua estrutura, mas que os quartos sejam super confortáveis por dentro.

    É ruim ficar cansada fazendo qualquer caminhada, mas não vejo isso como ponto negativo, faz parte da cidade.

    1 comentário

  36. Camelo Diego Lopes
    Curitiba - PR há mais de 5 anos
    9,0
    Bom

    Lugar fantástico, típico andino. Tive a sorte de ir em plena semana santa (páscoa) o que me proporcionou conhecer muito da cultura local com procissões, oferendas, entre outras. Canal de entrada para Machu Picchu

    Altitude

    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  37. Missing JOAO RICARDO RAMOS COUTINHO
    Aracaju - SE há quase 6 anos
    10,0
    Bom

    Cusco é uma cidade fantástica. Atrai desde turistas adultos até adolescentes que buscam badalação. A cidade não dorme. A altitude é um problema que logo passa. Prefira um hotel que possua oxigênio, pois nos primeiros dias você sentirá falta do oxigênio e caso o hotel possua você poderá usá-lo. Foi muito bom o passeio pelas cidades próximas (fizemos um roteiro de um dia).

    Nada.

    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  38. Missing fernando ricardo de miranda
    belo horizonte - MG há quase 6 anos
    10,0
    Bom

    Tudo! Cusco é demais. Foi a cidade que mais gostei no Perú, que aliás é um país e tanto.

    Povo hospitaleiro, comida ótima, passeios sensacionais...Machu Picchu nem se fala!

    Infelizmente existem pessoas ignorantes que não sabem nada sobre a folha de coca e ficam repetindo o que ouvem.

    Falar que mastigar a folha de coca é o mesmo que usar cocaína é como dizer que quem mastiga a cevada ta bebendo cerveja.

    Mas recomendo demais. Só cuidado com a altitude e com o aeroporto...rsrsrs...é a descida é punk! (meio das montanas)

    Nada!

    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  39. Foto Arthur Phellipe Casado de Assis
    Maceio - AL há quase 6 anos
    10,0
    Bom

    Tudo. A cidade é muito limpa, o povo é atencioso, a comida maravilhosa, os passeios incríveis. Recomendo a todos. Preços de hotéis bons, alimentação e transporte com bons preços, tirando o passeio a Machu Pichu que é um pouco mais caro, mas que vale muito a pena.

    O chá de coca kkkkkkkk e a altitude.

    Avaliacao-cusco
    1 comentário